Iniciar sessão ou registar-se
    • mog
    • 29 janeiro 2014

# 41

Caro killerwake,

A ver se nos entendemos: fazer um choradinho, pedir pelas alminhas, como quiser... é humilhante, sim, quando temos a razão do nosso lado. Quando temos a razão do nosso lado podemos/devemos conversar, negociar, etc., mas não precisamos de fazer um choradinho. Pessoalmente, só faço um choradinho quando dependo exclusivamente da boa vontade da outra parte.
    Eu não disse que tinha absoluta certeza que o seu ponto de vista está errado: apenas chamei a atenção para o caso (óbvio) de poder ter acontecido que o banco acedeu a não subir o spread (ou melhor, deixar de aplicar o desconto) porque quis.
    Outra questão: pessoalmente, se estivesse em posição de mudar de seguro, não confiaria inteiramente na opinião do mediador de seguros. Pode ser uma pessoa competente, bem intencionada, mas pode errar (como qualquer pessoa). Neste caso, nada como falar com outras pessoas, ouvir opiniões.
    Finalmente, tenho crédito à habitação. A que tipo de detalhes se refere?
    •  
      FD
    • 29 janeiro 2014 editado

# 42

Colocado por: killerwakeO banco não têm que autorizar nada! Só tem que confirmar se as coberturas estão em conformidade com as iniciais! e pela forma como a jurisprudência decide nalgumas questões de direito que já li é a conclusão que tiro!

Então por esse raciocínio, em qualquer crédito à habitação cuja negociação do spread obrigou à contratação de produtos/serviços diversos, basta cancelar esses produtos/serviços e o banco não tem que autorizar nada nem subir o spread, é isso?
    Que não tenha que autorizar, de perfeito acordo.
    Mas, que não possa subir o spread, discordo veementemente. É uma simples relação causa-efeito...
    Concordam com este comentário: JPN761
  1.  # 43

<

Colocado por: FD
    Então venha daí a jurisprudência para eu poder corrigir o que disse.

Como o mog já disse, isso não invalida que o banco não pudesse subir o spread! Se calhar tomou a decisão de não o fazer... ou simplesmente passou-lhes ao lado, os bancos são máquinas grandes e pesadas e não são raras as vezes que cometem erros, que lhes passam coisas debaixo do nariz que precisam de acção e tal não acontece.
    Concordam com este comentário:JPN761

por curiosidade á quanto tempo foi feita esta mudança ? o banco têm seis meses apos a "quebra" neste caso do seguro, para fazer mudanças.

Isto depois têm muito a ver com o tipo de cliente, se tem conta ordenado, se gasta cheques, se é empresa ou têm conta de empresa no mesmo banco, se têm emprestimos, se têm um bom saldo, se compra moeda estrangeira regularmente, acções, etc.... eles avaliam o risco todo e se ficam a perder ou não. cada caso é um caso.
    O killerwake pode ter tido sorte e u já nao ter, como o contrário se poderia passar.

Aqui podemos arranjar argumentos, tomar como base vitórias de outros foristas, ter bases e arranjar poder de negociação, hoje me dia por mais pequeno que seja o cliente os bancos não gostam de perder, mas cabe-nos a nós argumentar e por vezes é isso que nos falta esse poder de argumentar suustentado.

a maioria de nós tem contratos mais antigos de credito habitação onde as penalizações eram diferentes.

Irei tentar arranjar uma simulaçao e tentar negociar com o banco daqui a uns dias tentarei escrever como foi a novela :)
  2.  # 44

Colocado por: killerwakee pela forma como a jurisprudência decide nalgumas questões de direito que já li é a conclusão que tiro!

onde posso ver essa jurisprudencia?
    •  
      FD
    • 29 janeiro 2014

# 45

Eu só não quero é que ninguém faça as coisas à revelia do banco, de maneira a que depois seja impossível voltar atrás e ter que levar com um agravamento no spread (e como é lógico na prestação).
  3.  # 46

JPN761 o não já tu tens! Se te conformares ou não tentares!
    Se tentares como eu tentei, podes ter o sim! :)
    Concordam com este comentário: JPN761
  4.  # 47

Caro mog, um dia a vida irá ensinar que infelizmente mesmo tendo a razão do nosso lado, precisamos de fazer o "choradinho" para obter o que pretendemos.
    "O que interessa é levar a água ao meu moinho"

Colocado por: JPN761

onde posso ver essa jurisprudencia?

Google!

Colocado por: FD
    Então por esse raciocínio, em qualquer crédito à habitaçãocuja negociação do spread obrigou à contratação de produtos/serviços diversos, basta cancelar esses produtos/serviços e o banco não tem que autorizar nada nem subir o spread, é isso?
    Que não tenha que autorizar, de perfeito acordo.
    Mas, que não possa subir o spread, discordo veementemente. É uma simples relação causa-efeito

Se podem penalizar subindo o spread e a penalização inibe de mudar qual a utilidade do dec. lei de liberalizar os seguros associados?
    • mog
    • 29 janeiro 2014

# 48

•  
      FD
    • 29 janeiro 2014

# 49

Colocado por: moghttp://clientebancario.bportugal.pt/pt-PT/ProdutosBancarios/CreditoaHabitacao/Paginas/Perguntasfrequentes.aspx

Ver a FAQ n.º 12

Na eventualidade da informação desaparecer, aqui fica para a posteridade:

12 - O banco pode aumentar o meu spread se eu deixar de subscrever os produtos ou serviços previstos no meu contrato para beneficiar de um spread mais reduzido?

Embora exista a proibição de fazer depender a renegociação do crédito da aquisição de outros produtos ou serviços financeiros, esta não abrange aqueles casos em que o contrato já prevê, desde início, as condições para a efetivação de redução do spread em função do cumprimento de determinados requisitos, em particular, da subscrição de outros produtos ou serviços bancários, razão pela qual a instituição pode aplicar o spread sem bonificação no caso de o cliente deixar de subscrever os produtos ou serviços financeiros contratualmente previstos. Todavia, se a instituição não o fizer durante um ano, esse direito prescreve.

Ora aí está.
  5.  # 50

os bancos sao uns malandros....
  6.  # 51

Colocado por: FD 12 - O banco pode aumentar o meu spread se eu deixar de subscrever os produtos ou serviços previstos no meu contrato para beneficiar de um spread mais reduzido?

Embora exista a proibição de fazer depender a renegociação do crédito da aquisição de outros produtos ou serviços financeiros, esta não abrange aqueles casos em que o contrato já prevê, desde início, as condições para a efetivação de redução do spread em função do cumprimento de determinados requisitos, em particular, da subscrição de outros produtos ou serviços bancários, razão pela qual a instituição pode aplicar o spread sem bonificação no caso de o cliente deixar de subscrever os produtos ou serviços financeiros contratualmente previstos. Todavia, se a instituição não o fizer durante um ano, esse direito prescreve.
    Ora aí está.

O problema está só pelo facto da proibição da renegociação não englobar a negociação (condição inicial)!
    De qualquer maneira, já verifiquei as condições iniciais da hipoteca, e faço a correção que referia apenas que a mudança de seguro não podia ser feito sem o aviso prévio ao banco! 0,33% (Euribor a 3 meses) sem estar agarrado a nenhum produto do banco, não me posso queixar! :)
  7.  # 52

contactei o meu banco ( CGD ) sobre as possibilidades que tinha de reduzir esta despesa e tenho portanto novidades para contar

actualmente passei a pagar desde janeiro 70 euros mensais, por um seguro conjunto de mim e da minha mulher, eu com 44 anos e ela 43

na CGD estiveram a ver o meu contrato, o que não deve diferir muito dos outros contratos feitos com este banco, e então é assim :

- está numa clausula a assinatura de um Pack Ligação ( seguro de vida e não sei o quê ) para redução do spread
    - este pack ligação só dá a modalidade de cobertura 100% por cada pessoa
    - está numa clausula que a parte devedora ( eu e a minha mulher ) deve constituir um seguro de vida numa seguradora do grupo CGD

ora não havia nada a fazer, mas a mulher no banco deu-me uma sujestão :

fazer uma simulação na Império Bonança porque tinham seguros mais em conta e porque pertence ao grupo CGD, o que não violava em nada o meu contrato do empréstimo

assim fiz

para minha infeliz surpresa, a Império Bonança juntou-se à Fidelidade, todavia não desisti e pedi simulações e perguntei se não podia ter os preços da antiga Bonança visto serem empresas diferentes

recebi um telefonema, reencaminharam-me para um mediador

este fez-me uma simulação e ficaria a pagar 60 euros mensais, ou seja uma poupança de 10 euros....é bom, é dinheiro

achei estranho esta diferença porque eu já tinha um seguro na fidelidade e estava a pagar 70 euros, e ela respondeu-me :

A Companhia é a mesma mas o produto é outro. O que tem é exclusivo à CGD e eu nem tenho acesso às tarifas praticadas.

ou seja, estou a fazer um seguro novo, já assinei os papéis e depois vou ao banco para cancelar o outro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: becas
  8.  # 53

Boa tarde! Estou numa situação idêntica!
    Tenho seguro de vida associado a empréstimo para habitação com valores muito altos pelo que vejo de outros casos similares. Resolvi pedir uma simulação num mediador da Fidelidade (Seguradora onde tenho o seguro vida) nas mesmas condições do que tenho e, surpresa (ou não), os valores das prestações propostos são muito inferiores (33% inferiores)! Liguei para a seguradora, para saber se era possível contratar uma nova apólice e anular a anterior. Responderam-me que terei de pedir uma autorização ao banco CGD para fazer essa transferência de apólices e que tinham conhecimento de clientes que o tinham feito sem dificulldade! O meu gestor de cliente disse-me que não é assim tão fácil! Mesmo não tendo nada na escritura que me vincule à obrigatoriedade de ter seguro vida na fidelidade, nem é isso que está em causa. Queria apenas que eles me deixassem fazer uma nova apólice na mesma seguradora! Alguém que tenha uma situação semelhante? O que acham sobre isto?
    Grato
  9.  # 54

Boa tarde, chamo-me Vítor Moreira, e sou novato aqui no fórum, mas tenho conhecimento de como funcionam os seguros de vida e trabalho na área.

Estive a ler por alto as questões e dúvidas sugeridas por alguns membros do fórum.

Eu como trabalho com seguros de vida posso-vos dizer que por vezes conseguimos que o cliente consiga pagar metade do valor pago pelo seguro de vida.

Actualmente os bancos nas escrituras com empréstimos para a compra de habitação obrigam aos clientes a subscrever três produtos:

Cartão de crédito, domiciliação do ordenado, seguro de vida e multiriscos habitação, entre outros produtos financeiros, esta situação vem a acontecer desde 2007 2008.

O pior é que fica registado em escritura e que caso o cliente retire o seguro de vida do banco tem um agravamento no spread, por vezes com o agravamento ainda conseguem tal diferença no valor pago de seguro o que compensa o aumento no spread.

Em créditos com alguns anos, e que não fique registado em escritura o cliente pode alterar o seguro as vezes que quiser sem interferência do banco, apenas tem de garantir que o valor da hipoteca fique salvaguardado.

Aí garanto-vos que o banco não pode aumentar o spread.

Depois é claro, cada caso é um caso, é uma questão de análise.

Se quiserem mais informações contactem-me [email protected]
  10.  # 55

Boas,

Voltando a este tópico, não sei se existe algum mais abrangente para seguros de vida para crédito habitação, gostaria de saber as vossas opiniões , para quem contratou seguros fora do banco, quais as seguradoras atualmente mais vantajosas neste tipo de ramo, pelo que percebi,

Prevoir
    Real vida
    April

E mais...?

Costumam fazer através de mediador ou directamente pelo saite?
    • emad
    • 10 julho 2016

# 56

Eu fiz uma analise e fiz na generali. Cuidado com seguradoras novas e muito baratas. Com seguradoras o melhor e nao precisar delas.
    • Iko
    • 29 março 2021

# 57

Boas!

Estou tb a pensar mudar o seguro de Vida porque acho que estou a pagar muito.

Tenho credito de habitação na CGD, em meu nome e da minha companheira com 41 e 40 anos respectivamente, e apenas falta pagar 59000€ do crédito habitação. Alguém sabe qual o agravamento do spread em % pela mudança do seguro de vida? Sei que têm pois está no contrato, mas em lado nenhum indica qual o aumento pelo cancelamento desse produto apenas, será o que eles quiserem, á bom modo da CGD?
  11.  # 58

não deve dizer o valor do agravamento, mas deve dizer qual é o spread base (sem bonificação)
    se não encontrar mesmo a informação se calhar o ideal é entrar em contacto com o seu gestor/balcão
    • Iko
    • 29 março 2021

# 59

Colocado por: manelvcnão deve dizer o valor do agravamento, mas deve dizer qual é o spread base (sem bonificação)
    se não encontrar mesmo a informação se calhar o ideal é entrar em contacto com o seu gestor/balcão

O que diz é se cancelar todos produtos, cartões, contas, seguros, débitos directos, etc... podem aumentar o spread até um máximo de 5 pontos percentuais, qq coisa assim.

Em minutas de credito da CGD que não o meu, tenho visto valores de 0,25%. Se for esse o aumento, até pode compensar.

0.0208 seg. NEW