Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,

Estou a pensar adquirir uma moradia já antiga remodelada ha cerca de 4 anos. Quando foi feita a remodelação da casa, no res-do-chao foi feito um aumento da área da cozinha, local que era uma varanda. Este aumento não tem placa em cima, ficou com telhado tipo sanduiche e tecto falso, e tem cerca de 25m2 ficando ainda um bocado de varanda.Pelo que percebi, e como sou leigo no assunto, a moradia está inserida num loteamento e segundo li em algumas discussoes no forum, nao se podem fazer alteraçoes sem licença. No entanto quase todas as casas do loteamento fizeram uma situaçao identica (pelo que já me disseram isso é bom para mim pois a probabilidade de haver uma queixa é menor.... e tambem se nao foi feita queixa ate agora nao é agora que vao fazer, penso eu!!....).

A questão é....

Que tipo de problemas posso ter? Se houver inspeçao ha alguma multa a pagar ou que tipo de problemas posso ter? Se quiser licenciar isso quanto me custará?

Obrigado pela atenção,

Cumprimentos,

Filipe Alves
  2.  # 2

Bom dia, Filipe
    Penso que os problemas que poderão surgir estão mais relacionados com o crédito bancário do que com a câmara. Ao avaliar o seu pedido de crédito, o banco irá avaliar a casa pelas áreas que possui em caderneta predial, sendo que o acrescento ilegal de 25m2 pouco ou nada conta.
    Em 2013 foi feita a reavaliação geral de imóveis, pelo que muitas construções ilegais foram reportadas às finanças com o objectivo de actualizar o IMI. Isto não significa que a Câmara dê inicio a um processo de contraordenação.