Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: doisarquitectosÉ fácil de perceber,

    A propriedade é sua, mas a paisagem urbana pertence-nos a todos, por exemplo imagine que o seu vizinho decide pintar a casa dele com cores extravagantes, às ricas e bolinhas, enfim um circo. concerteza não ia gostar de ter essa paisagem na sua janela, agora imagine toda a gente o fazer dessa forma....teriamos aqui uma bela paisagem urbana.

    Diga-me, já lhe aconteceu viajar para outro país, sobretudo se for nórdico e pensar "que pais bonito, que paisagem agradável etc, porque é que no nosso Portugal não é assim?" a verdade é que para ter essa harmonia que o conjunto de espaços muitas vezes privados criam tem de haver controlo, e esse controlo só se consegue com o licenciamento e regulamentos.

    É verdade que as coisas nem sempre funcionam e o TYYMEN pode até ser uma pessoa conscenciosa e com bom gosto e assim sendo o que vier a edificar com ou sem licença até ficar "bem feito", mas nem toda a gente possui essas qualidades.

    Poderiamos entrar agora no campo da importância do Arquiteto, e tenha em ocnsciencia que até poucos anos uma percentagem muito pequena das obras era projetada e coordenada por um Arquiteto, recorrendo-se sempre a outros profissionais não Arquitetos e o mesmo não acontece em paises mais desenvolvidos "chamemos-lhes mais bonitos pronto.", fruto disso é a paisagem urbana que temos desastrosa, vamos tentar emendar isso pelo menos daqui para a frente. A revogação definitiva do Dec-Lei 73/73 é fundamental nesse campo.

    É apenas uma opinião, embora baseada em factos, respeito qualquer outra concordando ou não.

    Cumprimentos
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com


    compreendo....

    mas por um lado continuo a achar que cada pessoa é livre, certo ?
    ora como pessoa livre seja ela quem for, se compra um terreno e faz uma casa.... depois de ter pago tudo e mais alguma coisa para puder fazer a casa... depois de todos os anos pagar o ''imposto'' para puder morar no que é seu.... acho que o minimo é ter liberdade para fazer lá o que lhe apetece... claro dentro de certos limites, mas há coisas e coisas.

    eu se gosta-se da casa pintada de preto ou branco as bolinhos ou o que fosse .... pah podia ser atrasadao e estragar um pouco mais a paisagem, mas é minha devia puder fazer o que quiser e isso nao interfere na vida de ninguem no fundo.

    ate porque aqui perto de mim tenho casas com cores ridiculas... e so penso que parolice... ia agora tomar medidas para alguem vir ali ai sujeito dizer para pintar a casa doutra cor porque eu nao gosto daquela.

    ate acho que se há um lei para isso é uma lei ridicula.... ate porque em parte muita da paisagem degradada que temos é criada por quem nos governa.

    Aqui perto por exemplo num terreno com muitos sobreiros em crescimento e uns quantos grandes.... tipo ha um parque ornitologico que é visitado por muita gente... de ambos os lados era mato... foram a um dos lados (o tal onde havia sobreiros) e mesmo sendo proibido deitar sobreiros abaixo ou corta-los... a camera ou a junta de freguesia mandou deitar tudo abaixo... ficaram 5 ou 6 sobreiros ''adultos'' em pe.... mandou arranjar o terreno... tudo em terra... de maneira que fosse possivel tanto autocarros como carros la estacionarem para irem ao parque.... conclusao. Uns milhares foram gastos, os sobreiros foram-se... indo contra a lei.... e hoje é o dia que so vi la carros parados a noite para coisa e tal porque é meio escondido. tanto é que agora meteram um arame a servir de portao para os carros nao irem para la.

    quem la passa estraga a paisagem.... vou a junta queixar-me... é logico que nao.

    mas entendo o que diz.

    pessoalmente eu gostava de ver as nossas cidades, vilas, etc... como os paises nordicos ou como em inglaterra... estradas direitas, paralelas... sem lixo nas ruas ou muito pouco, etc.

    abraço
 
0.0095 seg. NEW