Iniciar sessão ou registar-se
    • Ni82
    • 10 janeiro 2014

# 1

Bom dia,

Não sei exatamente se deveria estar a abrir um novo tópico sobre isto, mas depois de andar pelo fórum e perceber que ajudam tanta gente com dúvidas resolvi tentar, especialmente porque preciso de alguém na área legal para eu poder perceber até onde posso ir.

Vivo num apartamento de 6 andares + 2 de garagem. O meu lugar de garagem é de canto, no piso -2 e fica diretamente debaixo de um jardim (os dois pisos de garagem não sao compeltamente sobrepostos, o piso -1 e mais pequeno). Desde a Primavera que me apaercebo que sempre que chove o meu lugar de garagem fica inundado. Após um primeiro contato com a administração de condomínio fui informada que o prédio teria sido construido por cima de uma mina de água e que as "poças" seriam de água que subia (talvez por capilaridade :s). Na altura e como sou completamente leiga, aceitei a explicação e prontos. Mas depois vieram as chuvadas no Verão e ái a situação mudou de figura :S Nessa altura comecei a aperceber-me que a água não vinha do chão, mas sim de cima. A parede está a ficar "podre" (não sei se posso usar este termo dado que é cimento), tem uma fenda de cima abaixo e cada vez tá pior. Neste momento já não consigo ter nada na garagem (a não ser o carro), pois qualquer chuvinha, transforma o meu lugar numa piscina :(

Depois de muitos contatos com a administração do condomínio fui informada que seria a placa de impermeabilixação do jardim que estaria partida e que teriam de levantar o jardim para efetuar uma correção. A partir daí ignoraram completamente as minhas tentativas de contato.

Sempre paguei o meu condomínio mas neste momente estou numa situação em que a falta de pagamento (ou ameaça deste) será a única solução, dado que mesmo com os pagamentos em dia sou tratada como se não merecesse qualquer consideração. Já me disseram para entrar em contato com um "julgado de paz" para tentar resolver, mas se conseguisse resolver sem ser "judicialmente" acho que seria melhor para todos.

Em anexo envio uma das primeiras fotos que tirei do estado da parede do lugar de garagem, considerando que de dia para dia vai ficando pior :S

A quem me possa indicar o proximo passo a dar agradeço desde já toda a ajuda.
    • Ni82
    • 10 janeiro 2014 editado

# 2

Foto
      fotografia 3.JPG
  1.  # 3

Se deixar de pagar, perde a razão. Comunique por carta registada com aviso de recepção, informando todos os contactos efectuados até à data e os vários problemas existentes, bem como a respectivas fotografias. Dê um prazo para avaliarem a questão, recolha de arçamentos e reparação do espaço.

Mediante a resposta (ou falta dela) decida depois o próximo passo a tomar. Mas nunca, mesmo nunca, deixe de pagar o condomínio!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ni82
    • Ni82
    • 10 janeiro 2014

# 4

Obrigada pela sua resposta treker666.

Já tinha pensado em enviar carta registada, mas a morada que tenho é de 2010 e, aparentemente, eles mudaram os escritorios e agora não tem morada, ou pelo menos nenhum dos condóminos com quem tenho falado tem conhecimento. Os contatos que eles fornecem sao o email e os numeros de telemóvel, contatos esses que tem sido os utilizados por mim.

De qualquer forma vou tentar para a morada a ver se há receção da carta ou se volta para trás.
  2.  # 5

Não tem morada? E as reuniões anuais?

Cá para mim o dinheiro destes últimos anos foi-se...

Como tem efectuado o pagamento? E os recibos o que dizem?

Envie-lhes a carta para a morada que tem disponível. Se eles mudaram, deveriam ter informado. Caso a carta venha devolvida, aí já fica de alguma forma salvaguardada. Imprima os emails que enviou também. Envie-lhes um email, informando novamente do teor do assunto, e que pretende a morada oficial da empresa (calculo que seja uma empresa) bem como os horários de atendimento.

Quando lhes telefona, alguém atende?
    • Ni82
    • 10 janeiro 2014

# 6

Eles fazem reuniao anual aqui no predio (na garagem). Os pagamentos, sao feitos por transferencia bancaria trimestralmente e eles colocam um recibo na caixa do correio. Esse recibo vem carimbado com o nome da empresa, mas a morada que vem no carimbo é do próprio predio (não sei como explicar isto, ou se é mesmo assim, dado que nunca tinha morado em situação de condomínio).

Vivo cá ha 3 anos e foram feitas 2 reunioes desde que cá estou. São reunioes anuais e só consegui ir a uma, mas eles apresentam orçamentos e, aparentemente, está tudo direitinho.

Ao telefone, depende. Às vezes atendem e dizem que estão a resolver o problema, outras vezes não atendem e nem se dignam a retornar a chamada.

Uma das coisas que me preocupa, é que a constituição dessa "empresa" de administração de conndominio são apenas 2 pessoas, nomeadamente marido e mulher e, a esposa é advogada. Ou seja, talvez eu seja ingénua, mas mais do que ninguem ela devia saber ou tentar cumprir com a regulamentação de condomínio e etc, incluindo as obras que tem de ser feitas ou não.

Sinceramente e perdoe-me o desabafo, já tou numa fase de frustração. Sinto-me enganada e sem grande "ponta por onde pegar" como se costuma dizer.
  3.  # 7

Ponha o nome da empresa no google para ver a morada actual.
    • size
    • 10 janeiro 2014 editado

# 8

Colocado por: Ni82

Vivo cá ha 3 anos e foram feitas 2 reunioes desde que cá estou. São reunioes anuais e só consegui ir a uma, mas eles apresentam orçamentos e, aparentemente, está tudo direitinho.

Ao telefone, depende. Às vezes atendem e dizem que estão a resolver o problema, outras vezes não atendem e nem se dignam a retornar a chamada.

Uma das coisas que me preocupa, é que a constituição dessa "empresa" de administração de conndominio são apenas 2 pessoas, nomeadamente marido e mulher e, a esposa é advogada. Ou seja, talvez eu seja ingénua, mas mais do que ninguem ela devia saber ou tentar cumprir com a regulamentação de condomínio e etc, incluindo as obras que tem de ser feitas ou não.

Sinceramente e perdoe-me o desabafo, já tou numa fase de frustração. Sinto-me enganada e sem grande "ponta por onde pegar" como se costuma dizer.

Levantar o jardim e impermeabilizar a placa, obedecerá a uma obra com elevados custos, que a tal administração não pode executar sem prévia aprovação da assembleia e existência dos fundos necessários.

A administração, tem sim, a obrigação de atender a ocorrência e agendar na Ordem de Trabalhos da próxima assembleia a resolução de tal problema.

Por isso, por todos meios, procure comunicar-lhes tal necessidade, sob pena de ter que ser obrigada a recorrer ao disposto no artigo 1438º , ou, se necessário, à via judicial. (Julgados de Paz)

É lamentável, mas perante tal passividade terá que agir...

CODIGO CIVIL

Artigo 1438.° - Recurso dos actos do administrador

Dos actos do administrador cabe recurso para a assembleia, a qual pode neste caso ser convocada pelo condómino recorrente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ni82
    • Ni82
    • 10 janeiro 2014

# 9

Bem, aparentemente os Srs. responsáveis pela administração do condomínio do Edf devem ser utilizadores deste fórum ;)

Ligaram-me entretanto a dizer que amanhã, vêm cá ao prédio para analisar a situação. Que provavelmente, terão de levantar o jardim para conseguir perceber de onde vem a água, porque segundo eles o muro, externamente, não apresenta razão aparente para as "inundações" que tenho sofrido, apesar de ter algumas fendas.

De qualquer forma obrigada a todos os que tentaram ajudar e vamos ver o que me dizem amanha.

Logo que saiba algo informo acerca dos desenvolvimentos.
    • Ni82
    • 13 janeiro 2014

# 10

E passou o fim de semana e eu, sem notícias do condomínio.

No sábado tive de ir trabalhar e não podia estar em casa quando os senhores do condomínio viessem cá ver, mas eu avisei e disse que podiam cá vir na mesma e que, assim até seria mais facil para ver a garagem, que não tinha lá o carro e tavam a vontade.

Resumindo, dado que ninguém me contatou com o fim de me informarem que observações/conclusões obtiveram da visita, assumo que afinal de contas não terão vindo :(

Hoje vou tentar entrar em contato com eles novamente para ter certezas. Se nao tiverem vindo entao vou realmente passar a ação e enviar a carta registada conforme me indicaram acima.

0.0145 seg. NEW