Iniciar sessão ou registar-se
    • nulo
    • 12 janeiro 2014

# 21

Boas,
    Já agora por quanto??
    Obrigado
    • SACS
    • 12 janeiro 2014

# 22

Colocado por: nuloBoas,
    Já agora por quanto??
    Obrigado

isso ja nao lhe posso dizer!
  1.  # 23

Boas !!!fiquei admirado de saber que pouca gente conhece esta maravilha,os meus pais ja tem a 15 anos tal como os meus avos a mais de 20 anos!!o funcionamento è super simples basta na porta em baixo por todo tipo de lenha desde ramos,pinhas cavacas pequenas para aquecer a bailarina! a dos meus pais aquecida da para 4 banhos a vontade,o incoveniente e ter de ligar sempre mas tem a avantagem de aqueles ramos que estao caidos na mata funcionarem bem para este tipo de caldeira!
    Concordam com este comentário: treker666, SACS
    Estas pessoas agradeceram este comentário: prince
  2.  # 24

3.  # 25

Colocado por: ramos1999os meus pais ja tem a 15 anos tal como os meus avos a mais de 20 anos!!

Em que zona da casa têm a bailarina?
  4.  # 26

Colocado por: ramos1999da para 4 banhos a vontade

Como faz para ligar à conduta de água quente? A bailarina tem saídas próprias para saída e entrada de água?
  5.  # 27

a bailarina tem uma entrada de água fria em baixo, e uma saída de água quente em cima.
    tem ainda uma válvula de segurança e um manómetro.
    preços acho que ronda os 400 euros. depende do material que é feita, do isolamento, etc
  6.  # 28

Fica em Aveiro e o funcionamento è super simples não tem gastos nenhuns em eletricidade como se diz basta ligar a uma entrada de agua quente e aplicar uma saida com uma valvula de pressão
    Concordam com este comentário: jer9bzezwbcacrzzclsd
  7.  # 29

entre as vantagens que já referiram, acho que só se esqueceram de mencionar que também servia para aquecer a casa, ou pelo menos a divisão onde estava.
    a minha avó teve uma na cozinha, que fornecia água quente ao wc em anexo. depois instalaram um esquentador a gás e ela pôs a bailarina na sala. aí servia pra aquecer só. nao me lembro de se usar aquela água pra alimentação ou se tinha alguma torneira ou isso (a minha avó ainda usa e tem a maior parte dos fogoes a lenha, estes sim, ela costumava usar a água aquecida naqueles repositórios).
  8.  # 30

Excelente forma de aquecer agua por um preço simpatico.

Tenho bailarina à muitos anos e é uma forma alternativa para ter AQS.
    Demora cerca de 30 minutos a aquecer agua aos 60º. A base é quase sempre em ferro fundido.
  9.  # 31

Muito obrigado pelos vossos esclarecimentos e testemunhos!

"Tendo uma bailarina em casa, esta não há de ser a única fonte de aquecimento em casa." (Esta frase ficou qq coisa)
    Que outros sistemas têm? Recuperador de calor e bailarina? Lareira aberta e bailarina? E estes sistemas, estão na mesma divisão ou em divisões diferentes?
    • PatSil
    • 13 janeiro 2014 editado

# 32

Temos uma "nina" dessas montada numa fábrica de transformação de pedras para o aquecimento das águas recicladas dos cortes das máquinas,nesta altura os dedos ficam muito frios e assim facilita o trabalho.

Amorna a água o suficiente.

Patricia silva
  10.  # 33

Colocado por: princeMuito obrigado pelos vossos esclarecimentos e testemunhos!

"Tendo uma bailarina em casa, esta não há de ser a única fonte de aquecimento em casa." (Esta frase ficou qq coisa)
    Que outros sistemas têm? Recuperador de calor e bailarina? Lareira aberta e bailarina? E estes sistemas, estão na mesma divisão ou em divisões diferentes?

Caldeira de aquecimento central com deposito de 300L para fazer AQS no inverno.

Bailarina a trabalhar em dias de primavera/verão em que o sol não se mostre para aquecer o painel solar.
  11.  # 34

Olhe eu aconselhava por uma bailarna a toda a gente que mora perto de pinhais!mas sempre com um esquentador caso não tenha vontade ou tempo de ligar a bailarina que è verdade que com uns ramos aquece rapido e super barato a agua! e tambem tem que olhar para o tamanho delas que tem grandes como pequenas!
    Concordam com este comentário: Vespita
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vespita, prince
  12.  # 35

Colocado por: princeComo faz para ligar à conduta de água quente? A bailarina tem saídas próprias para saída e entrada de água?

Existe também em cobre já montei em tempos algumas, tem uma entrada de água fria e saida de água quente circulando no permutador, agora atenção ao excesso de lenha, deve-se sempre montar com um vaso aberto senão acontece desgraças!... Embora com válvula de segurança é sempre insuficiente porque não se consegue por vezes controlar a lenha.
  13.  # 36

E fotos de bailarinas instaladas, alguém tem/arranja? Estou curioso, quanto ao enquadramento dela na casa.

E uma segunda coisa, a bailarina deixa passar calor para a divisão, ou está isolada internamente para apenas aquecer a água?
  14.  # 37

Colocado por: princeE fotos de bailarinas instaladas, alguém tem/arranja? Estou curioso, quanto ao enquadramento dela na casa.

Ha uns anos, na zona antiga de Belgrado, tirei umas fotos a um modelo de bailarinas usadas naquele local. Muito mais trabalhadas, pelo que esteticamente nao ficava mal no local. Estava instalada na sala, permitindo o aquecimento de AQS bem como dos radiadores das varias divisoes.

Estava apenas como decoracao agora, pois era bastante antiga, e ali, nao ficava assim tao mal.

Como tudo, depende sempre do aspect e da forma como e integrado no local.

So em Fevereiro estarei de visita a Portugal e ai procurarei as fotos.

Colocado por: princeE uma segunda coisa, a bailarina deixa passar calor para a divisão, ou está isolada internamente para apenas aquecer a água?

Sim, deixa. Funciona como uma salamandra.

(Teclado sem acentuacao)
    • SACS
    • 2 agosto 2014

# 38

Vamos lá desenterrar o tópico, qualquer coisa é só pesquisar e pg!

https://m.facebook.com/home.php?refsrc=https%3A%2F%2Fpt-pt.facebook.com%2F&refid=9&_rdr
  15.  # 39

Boa noite!

Tenho uma bailarina térmica e estou bastante satisfeita. Aquece a água relativamente rápido e com necessidade de pouca lenha!
    Mas como é térmica não deixa passar o calor para fora, portanto não é uma boa solução para aquecer a divisão!
    Mas existem bailarinas que não são isoladas e estas dissipam bastante calor para o ambiente, no entanto, devido a este facto não mantêm a água quente por muito tempo...
  16.  # 40

Colocado por: gerniBoa noite!

Tenho uma bailarina térmica e estou bastante satisfeita. Aquece a água relativamente rápido e com necessidade de pouca lenha!
    Mas como é térmica não deixa passar o calor para fora, portanto não é uma boa solução para aquecer a divisão!
    Mas existem bailarinas que não são isoladas e estas dissipam bastante calor para o ambiente, no entanto, devido a este facto não mantêm a água quente por muito tempo...
    se fosse a si não a tinha dentro da mesma peça onde costuma estar que o risco de explosão não è nulo!è como ter a botija de gas dentro de casa quando arrebentar mesmo com poucas possibilidades sera sempre dentro fazendo mais estragos!

0.0281 seg. NEW