Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,
    Vou construir casa própria e gostaria de saber se compensa se formar empresa unipessoal ou ser empresário individual
    pois o facto de ter de construir casa própria vou ter sempre de pagar 23% de IVA, ou seja o equivalente a 1/4 do preço final!

    Para além disso o preço de compras de casas são isentas de IVA, o que faz que um particular que queira construir acaba por ser prejudicado fiscalmente.
    Agradecia respostas se conselhos, obrigado
  2.  # 2

    Os empresários do forum vão já dizer que não compensa...
  3.  # 3

    Não percebi nada das suas contas com o iva, pode explicar melhor?
    Concordam com este comentário: EMS Inox
  4.  # 4

    Colocado por: PicaretaNão percebi nada das suas contas com o iva, pode explicar melhor?
    Concordam com este comentário:EMS Inox


    Na construção própria, o cliente final paga sempre o IVA a 23% seja ora de pedreiro, trolha, compra de materiais, etc...
    Por seu lado as empresas podem sempre deduzir o IVA no IRC, por outro lado, na compra as casas são isentas de IVA, sendo que o imposto é o IMT, valor muito inferior ao do IVA.

    Ou seja aparentemente as leis estão feitas para o desincentivar a construção própria, em detrimento das construtoras, promotoras e imobiliárias.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maria rodrigues
  5.  # 5

    Colocado por: franciscoclementBom dia,
    Vou construir casa própria e gostaria de saber se compensa se formar empresa unipessoal ou ser empresário individual
    pois o facto de ter de construir casa própria vou ter sempre de pagar 23% de IVA, ou seja o equivalente a 1/4 do preço final!

    Para além disso o preço de compras de casas são isentas de IVA, o que faz que um particular que queira construir acaba por ser prejudicado fiscalmente.
    Agradecia respostas se conselhos, obrigado

    Bom dia,
    Assalta-me uma dúvida: quando pergunta "se compensa formar empresa unipessoal ou ser empresário individual", significa o quê?!
    Que um particular tem vantagens (e pode?), constituindo-se empresa (unip.), ou empresário (indiv.) com o único objectivo de obter benefícios na construção de habitação própria? Ou seja: se o meu raciocínio estiver correcto, amanhã poderei optar por construir uma casa, como empresa e, logo que termine a construção, cesso a actividade?
    Desculpe a minha falta de conhecimentos, mas não será "gastar na farinha e poupar no farelo"?!

    mr
    Concordam com este comentário: CIVILPRIME
  6.  # 6

    Colocado por: franciscoclementNa construção própria, o cliente final paga sempre o IVA a 23% seja ora de pedreiro, trolha, compra de materiais, etc...
    Por seu lado as empresas podem sempre deduzir o IVA no IRC, por outro lado, na compra as casas são isentas de IVA, sendo que o imposto é o IMT, valor muito inferior ao do IVA.

    isso não é bem assim,

    mas tem uma parte mais "chata", a "empresa" fica detentora de um imóvel e quando a empresa for liquidada, esse imóvel ao passar para a posse do empresário vai pagar impostos e vai ser contabilizado como rendimento no IRS do empresário,

    como sabemos as finanças são eximias e ricas a avaliar imóveis, por isso nem sei exactamente as taxas desta "transferência" mas sendo uma venda de património paga logo o IMT,


    e tem mais alguns detalhes burocráticos relacionados com a extinção da empresa ao envolver património imobiliário.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maria rodrigues
  7.  # 7

    jorgealves

    isso não é bem assim,

    mas tem uma parte mais "chata", a "empresa" fica detentora de um imóvel e quando a empresa for liquidada, esse imóvel ao passar para a posse do empresário vai pagar impostos e vai ser contabilizado como rendimento no IRS do empresário,

    Obrigada, jorgealves.
    A sua avaliação vem ao encontro do meu raciocínio. Portanto: vai-te ganho que me dás perca! (perda)
  8.  # 8

    Sei de uma empresa que nada tem a ver com casas \ construção , que abriu uma imobiliária de fachada para assumir as despesas das casas do patrão e dos filhos, tudo que era despesa passava por ali, claro que aquela empresa sempre deu prejuízos, mas que por outro lado é dinheiro que não sai do bolso a quem lá mora.
    Neste caso compensava, mas não foi abrir para fechar a seguir.
  9.  # 9

    Se uma empresa construir uma casa para vender não deduz o iva.
    Se uma empresa construir uma casa para o gerente, tem que passar facturas ao gerente e cobrar o respectivo iva.
    Se uma empresa construir uma casa para o seu imobilizado (justificando ser o seu escritório !!!!), pode deduzir o iva, mas para o deduzir tem que fazer outras vendas, para depois fazer o acerto do iva que pagou com o iva que recebeu. Falta saber o que é que vai vender para poder deduzir o iva.

    Nem vou perder tempo a enumerar os custos com a criação de uma empresa, que acho que nem vale a pena (registos, seguros, técnicos, alvarás, pagamentos por conta)

    Colocado por: vz1984Os empresários do forum vão já dizer que não compensa...

    Eu quero é ver alguém a justificar que compensa.
  10.  # 10

    Colocado por: PicaretaSe uma empresa construir uma casa para o seu imobilizado (justificando ser o seu escritório !!!!), pode deduzir o iva, mas para o deduzir tem que fazer outras vendas, para depois fazer o acerto do iva que pagou com o iva que recebeu. Falta saber o que é que vai vender para poder deduzir o iva.


    Corto o vínculo que tenho com a minha empresa e passo a vender serviços (faz-se as contas para ficar tudo igual), e cobro IVA. O escritório da "minha empresa que vende serviços" é parte da minha habitação. Como eu gosto de ter o meu escritório arrumadinho e quentinho, passa tudo a ser despesa do escritório. Até a empregada, se houver. O carro é uma despesa, assim como as viagens diárias para "o cliente". Afinal não consigo vender serviços sem me deslocar ao cliente.

    Adicionalmente passo a receber da minha empresa o salário mínimo, pago menos IRS e muito menos SS. Passo a pagar IRC do resto.

    Isto sou eu a sonhar, mas parece-me que dá para fazer alguma coisa parecida com esta. Deve ser preciso é ser advogado, lol.
    Concordam com este comentário: Erdnaxela
  11.  # 11

    Colocado por: jorgealves mas tem uma parte mais "chata", a "empresa" fica detentora de um imóvel e quando a empresa for liquidada, esse imóvel ao passar para a posse do empresário vai pagar impostos e vai ser contabilizado como rendimento no IRS do empresário,
    E um acréscimo patrimonial deste calibre vai ser taxado á taxa máxima do IRS (ainda está nos 45% ou já aumentou?).

    Colocado por: franciscoclement Por seu lado as empresas podem sempre deduzir o IVA no IRC, ...
    Hã?! "Deduzir o IVA no IRC"?
    Só SE o IVA for um custo (depende da actividade da empresa, mas, geralmente, NÃO É um custo)... E para "deduzir no IRC" é preciso que haja LUCRO (i.e., um valor de VENDAS superior ao valor de compras).

    Colocado por: franciscoclementVou construir casa própria e gostaria de saber se compensa se formar empresa unipessoal ou ser empresário individual ...
    Não é qualquer empresa que pode construir casa.
    Tem de ter alvará. E para ter alvará tem de preencher uma série de requisitos.

    Colocado por: PicaretaSe uma empresa construir uma casa para vender não deduz o iva.
    Certo!
    Colocado por: PicaretaSe uma empresa construir uma casa para o gerente, tem que passar facturas ao gerente e cobrar o respectivo iva.
    Certo!
    Colocado por: PicaretaSe uma empresa construir uma casa para o seu imobilizado (justificando ser o seu escritório !!!!), pode deduzir o iva, mas para o deduzir tem que fazer outras vendas, para depois fazer o acerto do iva que pagou com o iva que recebeu. Falta saber o que é que vai vender para poder deduzir o iva.
    +/- certo!
    Colocado por: PicaretaNem vou perder tempo a enumerar os custos com a criação de uma empresa, que acho que nem vale a pena (registos, seguros, técnicos, alvarás, pagamentos por conta)
    Certíssimo.
  12.  # 12

    Colocado por: Luis K. W.E um acréscimo patrimonial deste calibre vai ser taxado á taxa máxima do IRS (ainda está nos 45% ou já aumentou?).


    Penso que não é verdade. Já li algures que um empresário em nome individual pode colocar até 25% das despesas associadas com a habitação própria nas contas.
  13.  # 13

    Colocado por: Luis K. W.E um acréscimo patrimonial deste calibre vai ser taxado á taxa máxima do IRS (ainda está nos 45% ou já aumentou?).

    Colocado por: danobrega Penso que não é verdade. Já li algures que um empresário em nome individual pode colocar até 25% das despesas associadas com a habitação própria nas contas.

    Estamos a falar de coisas diferentes.
    Suponha que você tem uma quota de 5.000,00 euros de uma empresa. Se após a construção da casa, você dissolver a empresa e passar a ser dono de um imóvel de 200.000,00 euros, garanto-lhe que as Finanças vão considerar que Você teve um "acréscimo patrimonial", o qual estará in-te-gral-men-te sujeito a IRS.

    (NOTA: a não ser que você perceba muito de Fiscalidade e de "Engenharia" Financeira...)
  14.  # 14

    Ah, mas para que é que se iria dissolver a empresa? A empresa passaria a ser o património até ao infinito e mais além. Há algum inconveniente?
  15.  # 15

    Além disso a empresa teria uma dívida para com quem injectou os 200.000€ para ser construída a casa. O resultado final não seria zero?

    Enfim, whatever! Trabalha, paga e cala. :)
  16.  # 16

    Colocado por: danobregaAh, mas para que é que se iria dissolver a empresa? A empresa passaria a ser o património até ao infinito e mais além. Há algum inconveniente?
    Uma empresa, mesmo com reduzida actividade, é um sorvedouro, uma verdadeira fábrica de CUSTOS.

    Colocado por: danobregaAlém disso a empresa teria uma dívida para com quem injectou os 200.000€ para ser construída a casa. O resultado final não seria zero?
    Sim, mas...
    se a casa for construída, como muitas, com recurso à mão de obra do próprio e da família, e num terreno que era da avó, o custo DOCUMENTADO será diminuto.
    Depois vêm as Finanças, atribuem-lhe um valor patrimonial de acordo com a descomunal área, e catrapum!
 
0.0209 seg. NEW