Iniciar sessão ou registar-se
    • prince
    • 12 janeiro 2014 editado

# 1

Boa noite,

Tenho um soldador Inverter, em casa, com o qual soldo ferro normal.

Precisava agora de fazer uma peça em inox, precisando de fazer vários cortes e soldaduras até ter a peça pronta.

Existem "eletro arcos" para soldar aço Inox?

Como costumam soldar aço inox?

Pretendo soldar, peças de aço inox, com 2 ou 3 mm de espessura

Obrigado desde já.
    • SACS
    • 12 janeiro 2014

# 2

Nao percebo mt dessas maquinas pk a minha area nao é solda, embora trabalhe diariamente com aço inox mas posso dizer-lhe k para soldar com essas espessuras convem ser uma boa maquina!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: prince
  1.  # 3

sim existe eletrodos de inox , soldas como se fosse ferro mas cuidado que a soldadura quente estala e fica limpa sozinha ... se der para usar um inverter só fica mais barato .
  2.  # 4

Colocado por: rafaelisidorocuidado que a soldadura quente estala e fica limpa sozinha

Não percebi o que quis dizer..

Colocado por: rafaelisidorose der para usar um inverter só fica mais barato

É um inverter que tenho
    • Nss
    • 12 janeiro 2014

# 5

Pode soldar com eletrodos de 1mm 316l, o material de adição convém ser da mesma qualidade ou superior ao inox base.
    Se vai fazer soldas continuas esqueça os eletrodos, porque a peça vai ficar toda deformada, ou seja empenada. Deverá usar o processo tig.
    Caso seja só para dar uns pontos de solda espaçados ainda pode ensaiar a soldar, se tiver bastante prática.
    Na minha opinião e como a espessura do material base é reduzida, aconselho a mandar soldar a tig por quem sabe, para não correr o risco de danificar o inox base.
    Concordam com este comentário: PatSil, EMS Inox
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mac, prince
  3.  # 6

Colocado por: NssPode soldar com eletrodos de 1mm 316l

Sabe +/- o preço dos eletrodos?
    • Nss
    • 13 janeiro 2014

# 7

Se for à unidade deve de andar na casa dos 30 cêntimos cada. Antes de fazer o trabalho faça um ensaio em desperdiço de material da mesma espessura para ter uma ideia da dificuldade, assim evita de estragar a peça a soldar.
  4.  # 8

O inox ao soldar, como já foi dito empena que se farta. Tem que pingar pouco a pouco.

Não sei que peça vai fazer, mas em certos casos pode colocar a peça em agua deixando a zona a soldar fora, assim a peça não aqueçe e empena muito menos.

Pode soldar tb a prata com um maçarico, tudo depende do que vai fazer !

Se não tem pratica treine num bocado que não seja a peça.

Soldar a inox é mais façil do que a ferro, pois o inox tem outra pinta a derreter.

A soldadura a Tig é indicada para espessuras finas e não para chapa de 2 e 3 mm como refere ! Chapa fina só mesmo com Tig

Chapa de 3 mm eu soldo com semi-automatica, mas quando estou numa obra lá tem que ser com a Inverter .
  5.  # 9

Colocado por: Jorge Santos - FaroA soldadura a Tig é indicada para espessuras finas e não para chapa de 2 e 3 mm como refere ! Chapa fina só mesmo com Tig

Não??

TIG é para tudo!!

Neste você não tem a mínima hipotese,quem sugeriu a Soldadura TIG é um soldador profissional,não faz mais nada!!

Patrícia Silva
  6.  # 10

Colocado por: Dynamic444Neste você não tem a mínima hipotese,quem sugeriu a Soldadura TIG é um soldador profissional,não faz mais nada!!

E ele sugeriu muito bem ! Deu para ver que sabe do assunto, ou voçê pensa que eu não topo logo quem sabe !

Mais uma vez voçê não entendeu ! Olhe que eu em soldadura não sou amador ! Soldo desde os 12 anos e aprendi sozinho !

Colocado por: Jorge Santos - FaroA soldadura a Tig é indicada para espessuras finas e não para chapa de 2 e 3 mm como refere ! Chapa fina só mesmo com Tig

O que eu quero dizer é que o Autor do topic disse que queria soldar chapa de 2 a 3 mm ...

Ele não tem TIG, tem um aparelho inverter ...

Se fosse soldar chapa de 0,8 mm só mesmo com TIG mas de 2 ou 3 tem hipotese ... Quer ver um filme meu a soldar inox de 1,5 ! Eu faço um ! Mas não é com cordão continuo !

Concordo com tudo o que NSS disse...

Mas o Prince quer ser ele a soldar e tem esse direito, não lhe custa tentar... O NSS até lhe deu as dicas, eu dei mais algumas e depois diga lá onde é que eu não tenho hipotese ?

Pensa que eu não sei a dificuldade que é soldar em inox ? Eu sei e o NSS sabe por isso ele disse que se vai fazer um cordão continuo não tem hipótese e tem toda a razão !

Quanto a soldar dentro de agua... ainda vai aparecer alguém a dizer que não se faz só por nunca ter feito!
  7.  # 11

A TIG é melhor em acabamento, é mais localizada mas tem de se ter o gas próprio e pistola, q ainda fica caro... a solda a electrodo para garantir uma soldadura firme é das melhores... não é a mais perfeita, mas consegue uma boa rigidez na solda...
    Concordam com este comentário: Jorge Santos - Faro
  8.  # 12

Colocado por: Jorge Santos - FaroQuanto a soldar dentro de agua... ainda vai aparecer alguem a dizer que não se faz só por nunca ter feito!

Claro que se consegue,isso não é novidade nenhuma!

Patrícia Silva
    Concordam com este comentário: Jorge Santos - Faro
  9.  # 13

Colocado por: Jorge Santos - FaroMais uma vez voçê não entendeu ! Olhe que eu em soldadura não sou amador ! Soldo desde os 12 anos e aprendi sozinho !

Mas não TIG,e não me venha contar historias!..e soldar TIG não é para qualquer um!

Patrícia Silva
    Concordam com este comentário: Jorge Santos - Faro, EMS Inox
  10.  # 14

Boa noite,
    Sinceramente aconselho a contratar um profissional para lhe fazer a peca.
    Porque ao estar a experimentar e correr mal ou ficar mal feito e ter de fazer nova peca para ficar correcta, logo tem mais gastos.
    Mais vale ir directamente a fonte e fazer a peca correctamente de uma só vez.
    Uma dica: se for para soldar chapa/chapa, n aconselho a soldar a eléctrodo.
    Se for quinada e soldar no topo, td bem pode soldar a eléctrodo sem problema nenhum.
    Se for tubo, pode soldar a vontade a eléctrodo, sem deformação nenhuma.
    Isto uma simples opinião e dica.
    ;)
    EMS Inox
    Concordam com este comentário: PatSil
  11.  # 15

Colocado por: Dynamic444Mas não TIG,e não me venha contar historias!..e soldar TIG não é para qualquer um!

E quem lhe disse que eu sou qualquer um ?

Soldar com TIG é façil, o que é dificel é soldar perfeito

Colocado por: EMS InoxPorque ao estar a experimentar e correr mal ou ficar mal feito e ter de fazer nova peca para ficar correcta, logo tem mais gastos.

Tem toda a razão, mas e se o homem lhe der gozo fazer a peça ? se tem uma inverter é porque gosta de soldar e se gosta que o faça com as vossas dicas.

Isto faz-me lembrar quando me chamaram maluco porque eu quis pintar o meu carro a uns 30 anos...

levei muito tempo mas fiz e ficou perfeito, agora é lógico que não foi rentável , mas aprendi e depois disso até pintei um camião e apenas por gozo !

Se ninguém se arrisca a vida não tem piada ! E nada se aprende !

Ainda a uns dias aqui à minha porta um pedreiro tirou o motor do seu carro fora sozinho, e usou uma corda amarrada a uma árvore, mudou uma serie de peças ...

Não era português ! mas de um pais onde têm que saber fazer tudo !
    Concordam com este comentário: rafaelisidoro, ultrahipermega, prince
  12.  # 16

Colocado por: Jorge Santos - FaroSoldar com TIG é façil, o que é dificel é soldar perfeito

Mostre uma solda das suas.

Patrícia Silva
    Concordam com este comentário: EMS Inox
  13.  # 17

Chapa de 3 mm eu soldo com semi-automatica, mas quando estou numa obra lá tem que ser com a Inverter .

Não disse que soldava a TIG, mais uma vez voçê não entendeu ...

Eu disse que soldar a TIG era façil o que é dificel é soldar perfeito ! Não disse que eu saldava Tig perfeito pois nem tenho Tig porque não me serve para nada ! só serviria se soldasse chapa muito fina

Mas posso mostrar como faço sem tig é só um minuto.
  14.  # 18

Colocado por: Dynamic444Mostre uma solda das suas.

O que mais custa é marcar e cortar:

marcar

É sempre bom polir antes de soldar:

polir

Depois conferir se está tudo bem !
    preparar

Não se chama a isto soldar mas sim pingar pois como disse o Nss sem TIG não se pode soldar com cordão !

pingar

inox

Se é isto que o Sr. Prince Quer fazer não precisa TIG

Mas digo que isto dá muito trabalho e que detesto o trabalho de acabamento do inox, e que se ás vezes o faço é porque me dá gozo mesmo detestando !

Estarei a contradizer-me ? Não !

Depois de fazer uma peça destas fico farto, mas ao fim de uns tempos já tenho saudades

Ps.

Também tenho uns filmes mas teria que os montar !

Patrícia Silva Voçê pensa que eu não sei fazer nada ? que falo do que não sei ! Esta enganada , voçê não me conhece nadinha mesmo ...

Em soldadura sou um amador ao pé dos bons ! mas não tenho medo de me jogar à frente ...

Quer ver um quadro eléctrico que eu fiz aos 25 anos , um karting aos 15 (soldado) Um barco em fibra aos 18 ? Diga lá o que quer ver mais... Pinturas de carros ?

Peças maiores que eu em ferro ...

Tudo o que aprendi foi porque me atirei para a frente por isso eu dou todo o valor e apoio a jovens que se atiram ao trabalho , pois tudo é fácil desde que se goste e queira fazer .

O que me custou mais a mim neste últimos tempos fazer, foi aturar um ignorante DO LNEC a dar uma pseudoformação em solar ... Burro que nem uma porta que se julga esperto e que nem sabe soldar a prate nem cobre nem nada !

Em breve tenho que posar umas fotos do meu WEDI em esferovite :-)

O problema é que não se pode ensinar tudo ... Ficam a saber demais ! :-)
  15.  # 19

Fogo tem aí uma bancada para corte impecável, se tivesse essas condições, ainda que amadoras, dão um jeitão... até me aventurava em inventar uns candeeiros prá sala e poupar uns 500€ em cada um :D
  16.  # 20

Pois,mas TIG nem vê-la!!

E ninguém o subestimou,mas você subestima os outros!

Patricia Silva
    Concordam com este comentário: Freitas Costa, EMS Inox

0.0231 seg. NEW