Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde

    Vou começar a construir casa dentro de alguns meses, gostava que me dessem a vossa opinião acerca da planta...

    Depois se quizerem mostro os alçados...

    Cumprimentos
      Planta.JPG
  2.  # 2

    Não gosto mesmo nada daquela entrada do lado (14) em forma de corredor a contornar a sala (12).
    Para que lado é o Norte e de que lado fica a entrada principal?
  3.  # 3

    A entrada é pelo alpendre 14 e o norte é do lado direito a esse alçado.

    Mas porque nao gosta?
  4.  # 4

    Esta é a parte da frente da casa.
      Alçado principal.JPG
  5.  # 5

    Tem os quartos virados a norte onde nunca vai apanhar sol e a nascente mas cobertos por um alpendre certo?
  6.  # 6

    Exacto. Mas isso foi nos tudo explicado pelo arquitecto mas para construir uma casa deste genero no terreno foi a melhor solução que encontramos.
  7.  # 7

    Desculpe não partilhar dessa opinião assim a frio pareçe-me que seria possivel ter a zona de quartos a nacente sul poente e a cozinha e sala a nacente poente, sem mexer mto com o sapecto exeterior da casa.
    Mas se o projecto foi elaborado por um arquitecto ele decerteza que lhe apresentou esa solução, pelo que poderei estar a fazer suposições não viaveis.
    Só mais uma dúvida.
    Se vai começar a construir daqui a uns meses deve ter já todos os projectos de especialidade eleborados. Não será um pouco tarde para ter dúvidas sobre o projecto de arquitectura?
  8.  # 8

    ...Cara helena,

    Considero a planta mal resolvida, com espaços desaproveitados ( por exemplo nas circulaçãoes extensas...) espaços interiores amplos, enormes, mas ao mesmo tempo desinteressantes.
    Orientação e solução propostas para os compartimentos também deficientemente resolvidas.

    Poder-se ia fazer muito melhor... Se ainda é um estudo prévio de arquitectura, é altura para reflectir.. com o Arquitecto?!? e fazer alterações, bem fundamentadas e reflectidas...

    apenas posso lhe desejar boa sorte, e que no final fique, realmente com a habitação em que imaginava viver.

    PS: não conheço as condicionantes do terreno, dos parâmetros urbanisticos, das vistas para e da envolvente, da topografia,... Parametros que conddicionam as soluções... e os desejos e aspirações do dono de obra.
  9.  # 9

    >Eu tambem concordo que a entrada como corredor comprido fica muito estranho. Assim de repente é mesmo a única coisa que nao gosto.
    Grandes áreas, hein?? ;)
    • Jonh
    • 15 fevereiro 2009

     # 10

    A primeira vista alguns pontos que não concordo:

    Quartos a darem para a entrada principal
    I.Sanitarias que nao cumprerm a nova legislação
    Corredores muito compridos

    :)
  10.  # 11

    Agradeço os vossos comentarios.

    A planta teve que ser adequada ao terreno pois tivemos que dar muitas voltas para conseguir chegar a uma situação ideial de forma a conseguirmos ter as dimensoes que pretendiamos.

    Nao entendo o porque de nao se poder entrar para a casa pelo corredor? Pela sala é que eu acho estranho, nunca achei grande piada, mas gostos sao gostos.

    Quanto as I.S. so uma necessita de cumprir com a nova legislação e neste caso cumprem duas.

    Nao ha nada que encontrem de possitivo portanto :(

    Estou um pouco desanimada mas com tempo vai ao sitio, ja nem sei se fiz bem ter ido por o projecto a camara.......
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jonh
  11.  # 12

    Helena,

    Não fique assim! ;)
    O pessoal está apenas e tentar idenfificar "falhas". Certamente que tem muitos aspectos positivos!
    Em primeiro lugar tem de se imaginar a viver na casa. Se lhe parece que resulta, que vai funcionar. Depois daí parte para tentar resolver aspectos menos bons. Todos os projectos os têm, não é só o seu...
    No seu caso, eu também não gosto muito do(s) corredor(es) a servirem de área de distribuição. Ficava melhor uma área mais "desafogada" que servisse de distribuição para toda a casa, tentando evitar esses longos corredores.

    Cump.
    • Jonh
    • 12 março 2009

     # 13

    Colocado por: helena henriquesAgradeço os vossos comentarios.

    A planta teve que ser adequada ao terreno pois tivemos que dar muitas voltas para conseguir chegar a uma situação ideial de forma a conseguirmos ter as dimensoes que pretendiamos.

    Nao entendo o porque de nao se poder entrar para a casa pelo corredor? Pela sala é que eu acho estranho, nunca achei grande piada, mas gostos sao gostos.

    Quanto as I.S. so uma necessita de cumprir com a nova legislação e neste caso cumprem duas.

    Nao ha nada que encontrem de possitivo portanto :(

    Estou um pouco desanimada mas com tempo vai ao sitio, ja nem sei se fiz bem ter ido por o projecto a camara.......
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Jonh


    Calma :)

    O projecto está a seu gosto e é a sua futura casa presumo...portanto estes são 2 motivos mais que suficientes para não se arrepender de ter metido o projecto na Câmara.

    A questão do corredor, eu tambem não gosto de entrar em casa pela sala...mas pelo corredor tambem não...prefiro um hall...mas isto são gostos pessoais, e quando lhos transmitem a melhor coisa será extrair ideias em vez de pensar que os outros é que estão cheios de razão entende...

    A questão das acessibilidades, so falei que não cumpria porque não estão ilustradas as devidas zonas para esse fim.

    Gostei imenso do alçado principal.

    ps- prefere lareira na cozinha do que na sala?
  12.  # 14

    Obrigada pelo vosso comentário, nos numa primeira planta tivemos tipo um hall a entrada da casa mas era demasiado espaço desperdiçado e tinhamos que fazer um corte a sala ou entao prolongar mais a casa para a parte mais "funda" do terreno.

    Quanto a às lareiras, pensamos por uma na cozinha e outra na sala, a da sala nao ficou muito visivel na palnta é um rectangulo que esta no meio da sala pois é para ter duas faces, vamos la ver se é uma solução viável.
    Quanto à lareira da cozinha ja nos pusemos a pensar se terá sido a melhor solução pois não sei se será muito utilizada.

    Ja agora gostava de saber se de acordo com a disposição das divisoes acham viavel o aproveitamento da lareira da sala para aquecer as restantes divisoes.

    Fico a aguardar comentários.
  13.  # 15

    Olá

    Ja agora gostava de saber se de acordo com a disposição das divisoes acham viavel o aproveitamento da lareira da sala para aquecer as restantes divisoes


    Acho que não... Ou tem um recuperador de calor muito potente (mais cara) para isso, ou com um recuperador de gama média/alta não tem hipótese. É muita distância, provavelmente, o ar arrefece antes de chegar aos quartos...

    Nao ha nada que encontrem de possitivo portanto :(


    Acho positivo ter separado completamente a zona privada da zona publica! :) Acho que deve tentar colocar os quartos a sul, aproveitando ao máximo o sol para um aquecimento mais natural. Porque tal como disseram, é possível alterar a organização das áreas sem mexer nos alçados significativamente.

    De resto, imagine-se a viver nessa casa. Se você gosta, é de seguir em frente. :)


    Coisas da Casa
  14.  # 16

    Cara Helena:

    Vou tecer algumas considerações sobre a planta que apresenta e peço que as encare com "desportivismo". Afinal de contas traduzem apenas a minha opinião e os meus gostos e, como dizem na minha zona, os gostos "vareiam".

    No que diz respeito à questão hall ou corredor, confesso que nem hesito: um hall de distribuição cumpre melhor as funções e, em termos de área, não é superior à do corredor, pelo menos em termos significativos. Claro que a zona dos quartos terá de ser servido por um corredor com ligação ao hall.

    Mesmo sem conhecer as medidas exactas, a cozinha parece-me de dimensões algo desproporcionadas em relação à sala. No entanto isso depende dos hábitos de cada um. Já estive envolvido em obras de pessoas que preferiam assim, pois gostavam de passar o serão ou as tardes de inverno com a família ou com amigos em petiscadas informais. Se é esse o seu caso, muito bem. Se não é assim, e apenas encara a cozinha como local de preparação de refeições e para pequenas refeições, então devia pensar em reduzir as dimensões. Já agora, sabia que as cozinhas devem ser projectadas de acordo com certas regras que têm a ver com as tarefas ali levadas a cabo? Ou seja, deve haver uma certa ordem na disposição das várias zonas que constituem a cozinha (armazenagem, lavagem e preparação dos alimentos, confecção, distribuição e lavagem de louças). Acredite que uma cozinha assim dimensionada é muito mais cómoda e, em geral, até ocupa menos espaço.

    O que disse anteriormente têm apenas a ver com o gosto pessoal, mas há uma característica da sua planta que me parece profundamente errada (e digo profundamente porque este factor deveria ter sido o primeiro a ter em conta na elaboração do projecto): falo da exposição solar das dependências, ou seja, a orientação da construção. Os quartos virados a norte? a cozinha ( que pode perfeitamente ser virada a norte) virada a sul/oeste? Estes factos vão implicar uma de duas coisas: ou prescinde de um conforto térmico razoável ou vai ter de investir em equipamento. E o abastecimento e manutenção deste são para toda a vida.

    Quanto a arrepender-se de ter metido o projecto à câmara, não é caso para desanimar; se quiser introduzir alterações é só meter um aditamento ao projecto. Se souber fazer as coisas, há formas de o fazer sem que a burocracia atrase o início das obras (cumprindo os preceitos legais, evidentemente).

    Cumps

    José Cardoso
 
0.0179 seg. NEW