Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Presumo que esteja a falar do valor da fatura, pelo que para além do que já se falou, outro aspeto importante é saber qual a potência instalada, e se é monofásico ou trifásico. Desconfio que a potência instalada seja bastante elevada, o que pode ou não ser necessário.

Para se saber se a potência é em excesso, para além de saber os consumos normais dos eletrodomésticos, é importante saber a potência do elevador e se é um equipamento mono ou trifásico.
  2.  # 22

por cá são 2 casa numa :D

somos 4 pessoas... lavamos roupa normalmente.... maquina de secar é uma vez de longe a longe para nao avariar.... mais só depois das 18h30 ... luz tambem é o normal... fogao é a gaz... forno é coisa de 2/3 vezes por semana se tanto. no entanto pagamos normalmente 100,105,110 euros mensalmente.

a conta de dezembro deve rondar os 150 euros... uma enorme diferença... apesar que tivemos luzes de natal ligadas entre as 19h e a 01 da manha... mas mesmo assim acho uma enorme diferença.

abraço
  3.  # 23

dfserra
    Para se saber se a potência é em excesso, para além de saber os consumos normais dos eletrodomésticos, é importante saber a potência do elevador e se é um equipamento mono ou trifásico.

Assumo a minha santa ignorância, a bem dizer! E depois, perguntar não ofende: qual é a diferença entre monofásico e trifásico, quando é que se deve instalar um e outro; quais são (se é que as há...) as vantagens e desvantagens nos consumos? Estou a ser muito "analfabeta" com esta pergunta?!
  4.  # 24

Colocado por: andre3992a agua é com termoacumulador

...e placa e forno...o consumo está justificado e até não está alto
  5.  # 25

Cara Maria Rodrigues,
    Quanto a consumos, o trifásico e o monofásico são iguais. A questão tem a ver com a potência disponível.

Normalmente em monofásico apenas é possível ter potência de 10,35Kva, enquanto que em trifásico pode-se ir nem habitações até 20,7 Kva.

Em trifásico a potência contratada é dividida por 3 para cada fase, que normalmente vai abastecer áreas diferentes da habitação. Ex: se tivermos uma potência de 13,8, significa que temos por fase 4,6. No total podemos consumir 13,8 em simultâneo, contudo não podemos ultrapassar os 4,6 por fase. Ou seja, se tivermos numa fase a consumir 6, o quadro dispara apesar de temos de potência total 13,8. Mas se tivesse-mos neste exemplo 10,35 ou mesmo 6,9 em monofásico, o quadro não disparava.

Em suma,, se for necessário mais de 10,35 Kva ou se existir algum equipamento trifásico, é necessário ter trifásico.
    Contudo, se possível deve-se ter monofásico, já que normalmente a potência contratada necessária é menor, pelo que acaba por ficar mais económico.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maria rodrigues
  6.  # 26

Para quem tem bomba de calor com as funções de aquecimento e arrefecimento e ventiloconvectores mais todos os electrodomésticos habituais numa habitação é necessário ter uma instalação trifásica? Obrigada!
  7.  # 27

dfserra
    Contudo, se possível deve-se ter monofásico, já que normalmente a potência contratada necessária é menor, pelo que acaba por ficar mais económico

Fico agradecida pela resposta.
    Vamos a mais uma dúvida: numa habitação qual é o equipamento(s) que pode ser considerado trifásico? Se a potência contratada é de 3,45 podemos ter até quantos disjuntores?
    Ou não podemos? Como eu disse, sou "analfabeta" no tema.

Cumprimentos,
    mr
  8.  # 28

O número de disjuntores nada tem a ver com a potência, pelo que por aí poderia ter os que quisesse. Numa habitação que me lembre, equipamentos trifásicos podem ser algumas bombas de calor, algumas bombas de pescina/poço, alguns elevador que o autor referiu, alguns esquentadores elétricos. As placas vitrocerâmicas normalmente podem ser ligadas a duas fases, o que ajuda a distribuir a carga caso a instalação seja trifásica.

Com 3,45, apesar de que acho que poderia ser trifásico, se o fosse ficava apenas com 1,15 para cada fase, o que fazia com que muitos equipamentos não funcionassem como máquinas de lavar, forno, placas, aquecedores , ferro, etc.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maria rodrigues

0.0118 seg. NEW