Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    boa tarde

    tenho uma pequena duvida relativamente a um assunto que tenho em casa.

    tenho uma fogão a lenha que foi a minha mãe que colocou quando contruiu a casa.
    esse mesmo fogão a lenha tem um sistema de serpentinas no interior que fazem o aquecimento da agua que por lá passa, sendo assim possivel ter agua quente para banhos, lavagem de louça, etc.
    junto a esse fogão, numa divisão ao lado, existe um cilindro.
    ora este mesmo cilindro já está um pouco velho, tendo uma pequena fuga de agua no inferior, e, claro, como é bastante antigo, gasta bastante energia.

    qual a minha duvida?

    eu queria retirar esse mesmo cilindro antigo, passando assim a ter só o fogão a lenha a fazer de esquentador.
    mas disseram-me que não poderia retirar o cilindro, este mesmo estando desligado da tomada, porque faz de deposito de agua quente, e que se retirar o cilindro corro o risco de estourar com todos os tubos de agua quente dentro e fora do fogão.
    sendo também obrigatório ter um cilindro junto com o fogão a lenha.

    é verdade???

    obrigada

    fico a espera da vossa ajuda.

    Manuela Maia

    EMS Inox
    • size
    • 13 janeiro 2014

     # 2

    Claro que pode desmobilizar o cilindro.

    Apenas necessita que um canalizador lhe execute a alteração na canalização, com a instalação de uma válvula de segurança no circuito do fogão.
  2.  # 3

    Colocado por: EMS Inoxeu queria retirar esse mesmo cilindro antigo, passando assim a ter só o fogão a lenha a fazer de esquentador.
    não me parece que va funcionar bem isso assim!
  3.  # 4

    Colocado por: Sergio Rodriguesnão me parece que va funcionar bem isso assim!


    entao a explicação que me deram, de poder rebentar com os tubos esta correcta?
  4.  # 5

    depende d como esta a instalacao, s é circuito aberto, fechado
  5.  # 6

    o seu fogao é de serpentina? voce custumava ter a agua a escaldar???

    o que vai acontecer é que voce vai ter a agua a sair a 90graus da torneira!!! parece-lhe bem???
  6.  # 7

    relativamente ao circuito aberto ou fechado, n sei. terei de ver.

    relativamente a ter agua a escaldar sim, tenho.

    a quantos graus está, isso ja n sei.. :S
  7.  # 8

    voce tem uma ligação muito usada há uns anos, que era, ligar o fogão há agua da rede, a agua da rede entrava na serpentina do fogão e entrava no cilindro por baixo e saia de cima para as agua do banho, ora o cilindro não tem valvula termostatica, o que fazia baixar a temperatura da agua quente do fogão era o cilindro, e mesmo assim sai a queimar, agora imagine sem o cilindro !!!! vai ter agua a escaldar, sujeito a levar queimaduras, e estourar com as tubagens.........
  8.  # 9

    se o cilindro é em cobre, chame um canalizador que ele remenda isso.......
  9.  # 10

    :S
    é melhor n tirar msm.
    o problema é que o cilindro que tenho já é mt antigo e não está ligado a corrente por nao funcionar correctamente e por gastar demasiada luz.....
    estava a pensar em substituilo por um novo ou entao por um deposito semelhante. já que n esta ligado a corrente.
    que acha?
  10.  # 11

    troque a resistencia, ou compre outro, mas chame alguem na area, para lhe ver o problema na sua casa, os orçamentos custumam ser gratuitos............
  11.  # 12

    ja agora de onde é?
  12.  # 13

    Colocado por: ins.Brunoja agora de onde é?


    ok

    vila do conde

    obrigada
    • ZP
    • 8 outubro 2014

     # 14

    Parece-me que estará a falar de um esquema semelhante ao da imagem do qual pretende remover o cilindro. Penso que nesse caso iria perder todo o rendimento do sistema e "eventualmente" danificar a serpentina do fogão por excesso de oscilações de temperatura. Não sei se os tubos "rebentam" tipo explodir. Talvez suceda se tiverem ar que não consiga escapar.
    Uma alternativa bastante económica será a de substituir o cilindro de serpentina simples (em termossifão fechado) por um cilindro sem serpentina, ou até por um simples reservatório metálico (em termossifão aberto). Nestes casos, faria a junção da saída de água quente do fogão na saída de água quente do cilindro e juntaria as duas tubagens de água fria. No caso do reservatório metálico (tipo bidon) faria um orifício para a água quente no topo do depósito e um para a água fria em baixo.
    Eu estou a pensar usar o cilindro sem serpentina em "termossifão aberto" ligado a um fogão CIF9 e peço conselhos a quem souber se este sistema funciona bem.
    Antecipadamente grato pela ajuda.
    José Paulo
      cif9.jpg
  13.  # 15

    Eu tb tenho o mesmo fogão, com fornalha e caldeira, mas não tem instalação de serpentina.

    Pretendia transformá-lo em caldeira para aquecimento de AQS e se possível para aquecimento de habitação.

    Alguém me pode ajudar na potência deste modelo (CIF9) e explicar se o podemos usar para aquecimento de uma habitação de cerca de 100 m2 ?

    Se retirar a caldeira, terei já a furacão para colocar a serpentina dentro da fornalha ou terei de furar o ferro fundido?

    Agradeço as vossas respostas.

    Obrigado.

    meira78
  14.  # 16

    Estou curioso... não conhecia este sistema

    Pode ser qualquer cilindro?
    O cilindro pode funcionar quer com electricidade quer com o fogão a lenha ao mesmo tempo?
    Esses fogões podem estar encostados ao lava-loiças ou emitem demasiado calor? costumam ter quanto de largura?

    E acabam por aquecer a cozinha certo?
    Muito obrigado
  15.  # 17

    Ninguêm ?????
  16.  # 18

    Colocado por: Mighty SparrowEstou curioso... não conhecia este sistema

    Pode ser qualquer cilindro?
    O cilindro pode funcionar quer com electricidade quer com o fogão a lenha ao mesmo tempo?
    Esses fogões podem estar encostados ao lava-loiças ou emitem demasiado calor? costumam ter quanto de largura?

    E acabam por aquecer a cozinha certo?
    Muito obrigado


    Só vou responder do que sei.

    Podem ser encostados mas vai depender um pouco do fogão e se o lado a encostar é o lado de "queima"
    A largura vai depender obviamente do tipo de fogão, mas uma pesquisa no google...

    Sim aquece tb a cozinha ou o local a volta, pelo menos os de ferro em outros materiais não sei pois com os novos materiais tem tendência a manter o calor no interior e assim terem mais rendimento
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mighty Sparrow
  17.  # 19

    Colocado por: Mighty SparrowPode ser qualquer cilindro?


    não pode ser qualquer cilindro. tem de ser um cilindro com serpentina interna. se além da serpentina também tiver uma resistencia electrica, pode funcionar também a electricidade.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mighty Sparrow
  18.  # 20

    Pela experiência o que dizem? Acaba por ser chato ter de acender lume todos os dias?
    Depois de acender o fogão a água mantêm-se quente durante quantas horas? (num de 100L)

    Alguém me pode dizer boas marcas desses cilindros e fogões.
    Quem é que costuma fazer a instalação, as próprias casas que os vendem?
    Esse CIF9 anda à volta dos 1 350,00 € certo?
 
0.0240 seg. NEW