Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Caros,

Visto que a construção do tanque vai ser feita com betão armando (pilares, laje da base da piscina e respetivas paredes) e como já foi dito e bem aqui no fórum. De que forma é que deve ser feita a betonagem (ou seja, por que ordem ou método de enchimento / vibração) deve ser utilizado de forma à piscina ser toda "carregada" toda de uma vez, de forma a ficar toda ligada sem emendas.
    Alguém têm alguma sugestão sobre a melhor forma de fazer isto?

Obrigado,
    psilva
  2.  # 22

Caros,

Ninguém tem nenhuma sugestão sobre este assunto? Sobre qual é a melhor técnica/forma de fazer a cofragem e a piscina ser "carregada" toda de uma vez?

Cmps,
    psilva
    • DM
    • 31 julho 2014

# 23

A piscina não tem projecto?

A laje será betonada numa fase e os muros noutra...a armadura vertical das paredes fica logo em espera uma vez que será amarrada na laje.
    Para garantir a boa estanquidade há que ter em conta a retracção e a variação de temperatura, que leva a uma armadura horizontal, nas duas faces, de certeza superior à vertical.
    A junta de betonagem não me preocupa muito, a quando da betonagem deve-se garantir que está limpa e com alguma rugosidade e a armadura vertical da parede servirá tambem para garantir a ligação entre betões diferentes. Problema maior e que poderá levar ao aparecimento de fendas verticais é a retracção, quando as paredes retrairem (ao perderem água) vão encolher mas a laje que já está betonada há algum tempo, e que já terá sofrido parte da retracção, não vai permitir que as paredes encolham o que leva ao aparecimento de tracções significativas na base da parede que deverá ser resistida pleos varões horizontais. O problema da temperatura ocorre mais no caso do tanque estar vazio e ocorrerem variações de temperatura significativas,....

O betão a usar será betão pronto ou fabricado no local? Qual a classe de resistência?
  3.  # 24

Colocado por: DMO betão a usar será betão pronto ou fabricado no local? Qual a classe de resistência?

O betão a ser utilizado vai ser o B25 hidrófugo (pronto) vem da central de betonagem, a estrutura em betão armado vai ser feita com malha de 20cm e com ferro de 12mm.

Então a sugestão do DM é fazer as cofragens todas nas paredes verticais da piscina e: em primeiro lugar carregar a laje deixando esta "solidificar" e logo em seguida carregar todas as paredes certo?
    Mas deste modo, como referiu e bem vou ficar com uma junta de betonagem entre a laje e as paredes que era algo que pretendia evitar.
    Concordam com este comentário: Jorge Santos - Faro
  4.  # 25

sem juntas, dira por exemplo uma solução do tipo (betão projetado):

http://www.arcopool.com/pt/piscinas.htm

no caso de haver juntas, ou mesmo para evitar a rutura da piscina devido a fendas que poderão surgir, diria que teria de recorrer a um sistema de impermeabilização, como por exemplo:

http://www.mapei.com/public/PT/pdf/QT_PISCINE_Portoghese_2008.pdf
  5.  # 26

Em relação à betonagem normal, sem juntas, diria que teria de ter tudo cofrado e aplicaria o betão de uma só vez (fundo e paredes). Similar ao anunciado abaixo:

A piscina é feita em betão armado, com betão pronto classe C20/25, procedendo-se à betonagem das paredes e fundo em simultâneo, não havendo a possibilidade de surgirem fendas na junta entre o chão e as paredes da piscina.

http://www.acma.com.pt/piscinas/coberturas/1/piscinas-classic.html
  6.  # 27

Colocado por: electraosem juntas, dira por exemplo uma solução do tipo (betão projetado):

Sim essa seria sempre uma possibilidade, é a técnica mais utilizada pelo pessoal que se dedica apenas à construção de piscinas.
  7.  # 28

Colocado por: electraoEm relação à betonagem normal, sem juntas, diria que teria de ter tudo cofrado e aplicaria o betão de uma só vez (fundo e paredes). Similar ao anunciado abaixo:

Certo essa é a teoria, agora na prática colocam-se algumas questões técnicas, tais como:
    1º - Ao fazer-se a cofragem das paredes e de forma a esta ficar ligada com a laje é necessário deixar a cofragem das paredes, elevada até ao nível do betão da laje. O que faz com que à medida que se for betonando e vibrando as paredes o betão vai estar sempre a cair para a laje podendo até ultrapassar a altura pretendida certo?
    2º - Ao fazer a betonagem da laje em primeiro lugar é necessário deixar que esta solidifique de forma a poder-se betonar depois as paredes, fazendo com que exista a tal junta entre as paredes e a laje.

Ora a minha grande duvida é de que forma fazer isso sem esta junta.

Obg.
    Cmps,
    psilva
  8.  # 29

Colocado por: pedrosilva251º - Ao fazer-se a cofragem das paredes e de forma a esta ficar ligada com a laje é necessário deixar a cofragem das paredes, elevada até ao nível do betão da laje. O que faz com que à medida que se for betonando e vibrando as paredes o betão vai estar sempre a cair para a laje podendo até ultrapassar a altura pretendida certo?

Não sou nenhum perito na área, mas diria que se cofrar por cima a laje, por mais vibrado que esteja o betão nas paredes, o betão nunca passará por cima da cofragem superior da laje (futuro chão da piscina).

Por outro lado, fica sem acesso para vibrar corretamente a laje...

cumps
  9.  # 30

Colocado por: electraoNão sou nenhum perito na área, mas diria que se cofrar por cima a laje, por mais vibrado que esteja o betão nas paredes, o betão nunca passará por cima da cofragem superior da laje (futuro chão da piscina).

Não sei se me expliquei bem electrao.
    Tomando como exemplo esta imagem retirada da net:
    cofragem

É possível verificar a cofragem das paredes da piscina. Ora segundo o meu ponto de vista (não sendo nenhum perito, nem de longe nem de perto e dai as minhas dúvidas), nessa imagem aconteceu precisamente o segundo ponto que mencionei anteriormente, primeiro foi betonada a laje e só depois as paredes, não ficando assim a piscina toda ligada e havendo a dita junta. Ora do meu ponto de vista para isso não acontecer a cofragem das paredes não poderá ir na totalidade até ao ferro da laje, mas ao fazer isso, ao deitar-se o betão e a vibrar nas paredes vai fazer com que este desça para a laje, ficando a laje com excesso de betão (isto digo eu, leigo na matéria).

Cumps,
    psilva
    • LVM
    • 1 agosto 2014

# 31

Colocado por: pedrosilva25Caros, apenas para informar que sempre vou avançar com a construção da dita.
    Segue alguma informação fornecida pelozhitov.ru.

Dimensões da bacia - vista superior
    Dimensões da bacia - vista superior

Dimensões da bacia - Vista lateral
    Dimensões da bacia - Vista lateral

Dimensões da bacia - Vista frontal
    Dimensões da bacia - Vista frontal

A área de superfície da bacia de água:32 m2
    O volume de água da piscina:43.2 m3
    Área da laje:6.25 m2
    Área de superfície interna:69.2 m2
    O volume de escavação:57.68 m3
    Volume de concreto:21.01 m3

O betão a ser utilizado vai ser B25 hidrófugo, estrutura em betão armada malha de 0.20m com ferro de 12mm. Vai ficar retirada 4m do referido muro e de forma a dar uma maior segurança a piscina vão ser feitos pilares (um em cada canto e três a meio, com 1.5m a 2m de profundidade) de 0.25cmX0.50cm (como "travamento") na laje onde a piscina vai assentar. Vou colocar tubos (de 110mm) de drenagem a toda a volta da piscina de forma a prevenir qualquer problema que aconteça com a estanquecidade da mesma.

Tem alguma sugestão extra? de forma a garantir uma maior segurança?

Obrigado.
    Cumps,
    psilva

Boa noite
    Estou também a construir uma piscina, no meu caso 6x12, e toda a gente com quem tenho falado (construtores, fornecedores de equipamentos e donos de piscinas privadas) são unânimes em considerar que não vale a pena profundidades superiores a 1,50m, 1,60m no máximo.
    São profundidades "cómodas" e permitem poupar nas características dos equipamentos e reduzir gastos na manutenção futura.
    São também unânimes em considerar que a zona menos profunda deverá ter um comprimento plano de uns 2 metros, dependendo do comprimento total, e só depois rampear até a profundidade máxima.
  10.  # 32

Colocado por: LVMSão também unânimes em considerar que a zona menos profunda deverá ter um comprimento plano de uns 2 metros, dependendo do comprimento total, e só depois rampear até a profundidade máxima.

Sim também sou da mesma opinião. Essa era a minha primeira abordagem, no entanto também estou a ponderar esta.

Pool v2

Onde no primeiro patamar faria ainda 2/3 degraus com a 0.5cm/1m de comprimento de forma a ficar com uma zona, que os entendidos denominam de zona tipo praia.
  11.  # 33

Colocado por: pedrosilva25Ora do meu ponto de vista para isso não acontecer a cofragem das paredes não poderá ir na totalidade até ao ferro da laje, mas ao fazer isso, ao deitar-se o betão e a vibrar nas paredes vai fazer com que este desça para a laje, ficando a laje com excesso de betão (isto digo eu, leigo na matéria).

Eu compreendi a questão da junta. Mas se impermeabilizar porque pensa que irá ter problemas?
    E porque não adopta o betão projetado?

0.0175 seg. NEW