Colocado por: doisarquitectosAcho que o conceito é bom, poderá no entanto estar mal materializado.
Colocado por: danobregaOra, se é assim tão bom, é de estranhar que não sejam as pessoas a tomar a iniciativa de pedir a classificação energética quando procuram um imóvel para comprar/arrendar.
Colocado por: doisarquitectosDanobrega, acha mesmo que os portugueses teriam as casas certificadas por iniciativa própria?
Colocado por: rjmsilvaagora para todos os imóveis transacionados é um disparate.
Colocado por: Anita NCNa minha opinião a Certificação Energética é uma excelente iniciativa. Tenho algumas questões sobre o excessivo peso que os equipamentos têm na classificação, mas isso são pormenores.
O problema não é no custo da Certificação mas sim no peso que qualquer custo tem hoje para os Portugueses. Temos Legislações demasiadamente exigentes para o nosso poder de compra. Na certificação ainda por cima quem vende é que tem de pagar, quando quem compra é que tem o benefício de saber o que está a comprar. Fica sempre para o vendedor a sensação de estar a pagar uma coisa que não lhe serve para nada... Esta Legislação foi desenhada no tempo das vacas gordas...
Acredito que também não estamos muito habituados a dar importância à classe da casa, especialmente nas casas usadas, mas isso não tenho dúvidas que irá mudar em breve.
Em relação aos preços praticados tenho a certeza que como em tudo, haverá quem cobre mais ou quem cobre menos, e o mercado vai-se regulando pela concorrência.
Colocado por: tutiDepois da aprovada lei dos certificados energéticos os profissionais devem estar a esfregar as mãos com a quantidade de pessoas a pedir este certificado, que na minha opinião não serve para nada, só para cravar mais uns € para o estado e para os engenheiros. Vamos assim em Portugal
Colocado por: Anita NCTemos Legislações demasiadamente exigentes para o nosso poder de compra. Na certificação ainda por cima quem vende é que tem de pagar, quando quem compra é que tem o benefício de saber o que está a comprar. Fica sempre para o vendedor a sensação de estar a pagar uma coisa que não lhe serve para nada... Esta Legislação foi desenhada no tempo das vacas gordas...
Colocado por: Keepperbasta um termo de responsabilidade para estar aprovado...