Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Fica no distrito do Porto mas está fora da cidade ou em centro urbano? É apartamento ou Moradia?

No meu caso é apartamento e estava a pensar em propor uma comissão de 3% com IVA (idêntica aos 2,5% + IVA).

Acho que as comissões de 5% + IVA muito elevadas para o trabalho que as imobiliárias tem e transaccionado um imóvel em que não investiram o dinheiro como o proprietário.
    No último apartamento conseguiram lucrar mais que eu (eu tive menos valia, vendi a abaixo do preço de compra 10 anos antes) e neste que tenho em venda também estou na mesma situação.
    Concordam com este comentário: UP21
    • UP21
    • 17 janeiro 2014

# 22

Colocado por: fenicio31Fica no distrito do Porto mas está fora da cidade ou em centro urbano? É apartamento ou Moradia?

No meu caso é apartamento e estava a pensar em propor uma comissão de 3% com IVA (idêntica aos 2,5% + IVA).

Acho que as comissões de 5% + IVA muito elevadas para o trabalho que as imobiliárias tem e transaccionado um imóvel em que não investiram o dinheiro como o proprietário.
    No último apartamento conseguiram lucrar mais que eu (eu tive menos valia, vendi a abaixo do preço de compra 10 anos antes) e neste que tenho em venda também estou na mesma situação.

Apartamento,centro.
    Concordo consigo, 5% parece-me demasiado também.
    • UP21
    • 18 janeiro 2014

# 23

A título de curiosidade e partilha com todos os interessados neste assunto, esta semana tive oportunidade de lidar com várias empresas do ramo da mediação imobiliária.
    Devo dizer que de todas a experiência mais negativa foi com uma dita líder de mercado - "R". Agressivos na angariação, prepotentes, do tipo fala barato. O vendedor chegou, no meio do seu discurso incontrolável e imparável, a partilhar informação, a meu ver do foro privado, de outros clientes (que só por acaso eu conhecia!!). InaCARditável :) !!
  2.  # 24

Também estive um contacto telefónico negativo com uma comercial da imobiliária "R", muita agressiva, prepotente e como se fossem os melhores da praça. Eu também deixei a conversa desenvolver muito e depois tive que a despachar à pressa quanto começou com um comportamento mais agressivo!

Agora quando ligam de imobiliárias digo logo que não estou interessado que já tenho o imóvel em outras imobiliárias. Por vezes ainda vem com a conversa que tem uma potencial cliente para o meu imóvel ainda ficamos um bocado balançados, mas na maioria das vezes é tudo treta.
    •  
      FD
    • 20 janeiro 2014

# 25

Colocado por: fenicio31Por vezes ainda vem com a conversa que tem uma potencial cliente para o meu imóvel ainda ficamos um bocado balançados, mas na maioria das vezes é tudo treta.

Não é na maioria das vezes, é em 99% das vezes.

Na R já tive três experiências - duas boas como "comprador" e uma má como vendedor.

Leiam a minha experiência, pode-vos ser útil: https://forumdacasa.com/discussion/24625/vender-casa-procuramse-conselhos/?Focus=432737#Comment_432737
    • lopfer
    • 20 janeiro 2014 editado

# 26

Boa tarde!

Gostava que me ajudassem ou aconselhassem caso saibam.

Conhecemos o apartamento por meio de uma imobiliária, fizemos proposta ao vendedor ele acabou por não aceitar o valor e não quis vender, mandando retirar o imóvel de venda por parte da imobiliária.

Posteriormente houve um encontro casual com o mesmo, no qual se perguntou se aquela era a sua decisão final e ele disse que sim, no entanto conseguimos que ele fizesse uma proposta para aquisição do mesmo.

O valor era mais elevado ao que havíamos proposto inicialmente mas aceitamos, fizemos negocio.

Agora a imobiliária vem pedir a respectiva comissão. Ela tem algum direito? E se tem quem o tem de pagar?

Outro pormenor o valor de compra foi superior ao da oferta aquando do envolvimento da imobiliária.

Com isto penso que a imobiliária não tem qualquer direito ficando todas as partes ilibadas.
    •  
      FD
    • 20 janeiro 2014

# 27

Colocado por: lopferAgora a imobiliária vem pedir a respectiva comissão. Ela tem algum direito? E se tem quem o tem de pagar?

Tem todo o direito.
    O vendedor é que paga a comissão.

Colocado por: lopferOutro pormenor o valor de compra foi superior ao da oferta aquando do envolvimento da imobiliária.

Como diz, isso é apenas um pormenor, não tem qualquer influência no resultado global - a venda foi "conseguida" por eles.
    A comissão a pagar é que será baseada nesse valor.
  3.  # 28

Mas de todos os contactos com a imobiliária de intermediaria ficaram sem efeito, pois ele não quis vender.

Posteriormente conhece-mo-lo e ele acabou por vender, não vejo nisto qualquer direito da imobiliária. Nos como compradores não temos qualquer culpa logo não nos podem impor custos.

Qualquer custo será sempre para o vendedor?
    •  
      FD
    • 20 janeiro 2014

# 29

Colocado por: lopferMas de todos os contactos com a imobiliária de intermediaria ficaram sem efeito, pois ele não quis vender.

Isso é o que vocês dizem. Até pode ser verdade mas, como é que um juíz distingue essa situação daquela em que o vendedor cancela a venda e faz o negócio às escondidas da imobiliária só para não pagar a comissão?
    E mesmo que o juíz acredite, a comissão não deixa de ser devida pelo que digo a seguir.

Colocado por: lopferPosteriormente conhece-mo-lo e ele acabou por vender, não vejo nisto qualquer direito da imobiliária.

Quem é que o pôs em contacto com o vendedor? Como é que conheceu esse imóvel?

Colocado por: lopferQualquer custo será sempre para o vendedor?

O custo terá que ser imputado a quem fez o contrato com a imobiliária.
    Se foi o lopfer que contratou a imobiliária para encontrar uma casa, é o lopfer que paga a comissão.
    Se foi o vendedor que contratou a imobiliária para vender a casa, é o vendedor que paga a comissão.

Decisões dos tribunais, por exemplo:

I – Nos termos do art. 18.º do DL 211/2004, de 20-08, só é devida remuneração quando a actividade de mediação imobiliária tiver êxito.
    II – Porém, a retribuição é igualmente devida sempre que a actividade do mediador se apresente como causa adequada do fecho do contrato definitivo; quando o fecho do contrato for alcançado como efeito de intervenção do mediador, se a actuação do mediador tiver contribuído para o êxito final; e no caso do contrato definitivo só não ser concluído por causa imputável ao comitente.

III - É ao mediador que cabe fazer a prova de que a conclusão do negócio definitivo resultou da sua intervenção.

http://www.dgsi.pt/jtrc.nsf/c3fb530030ea1c61802568d9005cd5bb/facadf90ffb40672802579ac003efffc?OpenDocument
  4.  # 30

"O custo terá que ser imputado a quem fez o contrato com a imobiliária.
    Se foi o lopfer que contratou a imobiliária para encontrar uma casa, é o lopfer que paga a comissão.
    Se foi o vendedor que contratou a imobiliária para vender a casa, é o vendedor que paga a comissão."

Eu não contratei ninguém, quer dizer não me vinculei com eles ( a imobiliária), como procurava com eles procurava com outros.
    No entanto o vendedor a que tinha lá o imóvel a venda. Com isto me ilibo de tudo não é verdade?

Quem foi legalmente incorrecto foi o vendedor, não é verdade?
    •  
      FD
    • 20 janeiro 2014

# 31

Colocado por: lopferCom isto me ilibo de tudo não é verdade?

Quem foi legalmente incorrecto foi o vendedor, não é verdade?

Pelo que diz, sim, quem tem que pagar é o vendedor.
  5.  # 32

Eu apenas assinei uma proposta escrita na imobiliária em que oferecia ao vendedor X valor esse que foi inferior ao da compra.

Não assinei qualquer outro documento onde me comprometia a comprar com eles um imóvel, logo estamos deliberados de culpas. Quem lá meteu o imóvel à venda e assinou contratos com eles a que deverá ser responsabilizado.
    • UP21
    • 21 janeiro 2014

# 33

Colocado por: fenicio31Também estive um contacto telefónico negativo com uma comercial da imobiliária "R", muita agressiva, prepotente e como se fossem os melhores da praça. Eu também deixei a conversa desenvolver muito e depois tive que a despachar à pressa quanto começou com um comportamento mais agressivo!

Agora quando ligam de imobiliárias digo logo que não estou interessado que já tenho o imóvel em outras imobiliárias. Por vezes ainda vem com a conversa que tem uma potencial cliente para o meu imóvel ainda ficamos um bocado balançados, mas na maioria das vezes é tudo treta.

Se for em regime de não-exclusividade e negociar as condições de comissão, não tem nada a perder Fenicio31. Digo eu! Mas sim, essa do "potencial cliente" é um clássico!

Colocado por: lopferBoa tarde!

Gostava que me ajudassem ou aconselhassem caso saibam.

Conhecemos o apartamento por meio de uma imobiliária, fizemos proposta ao vendedor ele acabou por não aceitar o valor e não quis vender, mandando retirar o imóvel de venda por parte da imobiliária.

Posteriormente houve um encontro casual com o mesmo, no qual se perguntou se aquela era a sua decisão final e ele disse que sim, no entanto conseguimos que ele fizesse uma proposta para aquisição do mesmo.

O valor era mais elevado ao que havíamos proposto inicialmente mas aceitamos, fizemos negocio.

Agora a imobiliária vem pedir a respectiva comissão. Ela tem algum direito? E se tem quem o tem de pagar?

Outro pormenor o valor de compra foi superior ao da oferta aquando do envolvimento da imobiliária.

Com isto penso que a imobiliária não tem qualquer direito ficando todas as partes ilibadas.

Considerando o que expôs Lopfer, parece-me legítimo a imobiliária pedir a comissão, contudo, a mesma é devida pelo antigo proprietário e não por si. A não ser que tenha sido você a celebrar algum contrato com eles para lhe encontrar um imóvel....não me parece!! Eles vieram exigir-lhe a si alguma coisa?!!
    Julgo que este tipo de situações é comum, grande parte das vezes resultantes da má fé por parte dos intervenientes que procuram sem olhar a meios o melhor negócio possível.
  6.  # 34

"Considerando o que expôs Lopfer, parece-me legítimo a imobiliária pedir a comissão, contudo, a mesma é devida pelo antigo proprietário e não por si. A não ser que tenha sido você a celebrar algum contrato com eles para lhe encontrar um imóvel....não me parece!! Eles vieram exigir-lhe a si alguma coisa?!!
    Julgo que este tipo de situações é comum, grande parte das vezes resultantes da má fé por parte dos intervenientes que procuram sem olhar a meios o melhor negócio possível."

Não assinamos nenhum contrato com a imobiliária para nos encontrar um imóvel. Eles enviaram nos uma carta a dizer que se o vendedor não lhe pagasse seriamos também chamados a pagar. Neste caso nós não agimos de má fé, alias pagamos mais ao vendedor do que pagaríamos se ele tivesse aceitado a nossa proposta quando envolvia a imobiliária.

E somente mais tarde de ter dito que não vendia a que o conhecemos, encontrando-o ocasionalmente, tendo testemunhas desse dia, sendo que depois chegamos a um acordo dando-lhe o valor quer ele pretendia. Acho que nada foi feito nas costas da imobiliária, mas se à alguém faltoso esse alguém será o vendedor, pois deveria se ter esclarecido de todos os factos antes de vender e resolvido tudo antes com a imobiliária.
    •  
      FD
    • 21 janeiro 2014

# 35

Colocado por: lopfera dizer que se o vendedor não lhe pagasse seriamos também chamados a pagar

Não vá nessa... recuse liminarmente essa hipótese. Não faz QUALQUER sentido.
  7.  # 36

Por não irmos nessa a que vamos já responder à imobiliária com uma carta assinada por um advogado, recusando desde já essa hipótese.

Se alguém tem alguma coisa com eles será o vendedor, simplesmente.
    • UP21
    • 21 janeiro 2014

# 37

Colocado por: lopfer"Considerando o que expôs Lopfer, parece-me legítimo a imobiliária pedir a comissão, contudo, a mesma é devida pelo antigo proprietário e não por si. A não ser que tenha sido você a celebrar algum contrato com eles para lhe encontrar um imóvel....não me parece!! Eles vieram exigir-lhe a si alguma coisa?!!
    Julgo que este tipo de situações é comum, grande parte das vezes resultantes da má fé por parte dos intervenientes que procuram sem olhar a meios o melhor negócio possível."

Não assinamos nenhum contrato com a imobiliária para nos encontrar um imóvel. Eles enviaram nos uma carta a dizer que se o vendedor não lhe pagasse seriamos também chamados a pagar. Neste caso nós não agimos de má fé, alias pagamos mais ao vendedor do que pagaríamos se ele tivesse aceitado a nossa proposta quando envolvia a imobiliária.

E somente mais tarde de ter dito que não vendia a que o conhecemos, encontrando-o ocasionalmente, tendo testemunhas desse dia, sendo que depois chegamos a um acordo dando-lhe o valor quer ele pretendia. Acho que nada foi feito nas costas da imobiliária, mas se à alguém faltoso esse alguém será o vendedor, pois deveria se ter esclarecido de todos os factos antes de vender e resolvido tudo antes com a imobiliária.

Não me parece que tenhas motivos para se preocupar e sim o ex-proprietário.

Colocado por: lopferPor não irmos nessa a que vamos já responder à imobiliária com uma carta assinada por um advogado, recusando desde já essa hipótese.

Se alguém tem alguma coisa com eles será o vendedor, simplesmente.

Na minha opinião, nem sequer me dava ao trabalho disso. Deixava as coisas correrem e na eventualidade de ser formalizada alguma ação em tribunal sobre o assunto contra si, aí sim, tranquilamente, defendia-me. De outra forma, está a gastar € sem necessidade. Mas faça o que o deixar mais tranquilo.
    Entretanto lembrei-me, atenção ao documento que assinou com uma proposta de compra do imóvel, veja se no mesmo não existem alineas com letra pequenina :D
  8.  # 38

"Entretanto lembrei-me, atenção ao documento que assinou com uma proposta de compra do imóvel, veja se no mesmo não existem alineas com letra pequenina :D"

Isso já li e reli, não tem nada formalizado e apenas um papel em que proponho um valor de X ao imóvel o qual para ser inteiramente valido deveria constar todos os meus dados (não tem) e a minha assinatura (tem) e a da imobiliária ( não tem). Por ai não podem pegar alias se tentarem não tem sorte valor X inferior ao da aquisição.
    • UP21
    • 21 janeiro 2014

# 39

Colocado por: lopfer"Entretanto lembrei-me, atenção ao documento que assinou com uma proposta de compra do imóvel, veja se no mesmo não existem alineas com letra pequenina :D"

Isso já li e reli, não tem nada formalizado e apenas um papel em que proponho um valor de X ao imóvel o qual para ser inteiramente valido deveria constar todos os meus dados (não tem) e a minha assinatura (tem) e a da imobiliária ( não tem). Por ai não podem pegar alias se tentarem não tem sorte valor X inferior ao da aquisição.

Então não se preocupe. Nem perca tempo com isso!
    • UP21
    • 27 janeiro 2014

# 40

Conhecem a "C XXI" ? Esqueçam!! Fujam mesmo! Experiência péssima. Do mal o menos, tenho um "estudo de mercado" que é uma valente anedota!! Esta gente anda doidinha só pode!

0.0255 seg. NEW