Colocado por: UP21Até à data, como meio de divulgação utilizei a clássica placa no exterior e anúncios nos sites habituais.
Colocado por: UP21Que cuidados devo ter neste processo de relação com as imobiliárias?
Colocado por: UP21Quais as taxas praticadas pelas imobiliárias? É possível negociar as mesmas para que valores?
Colocado por: UP21Eu creio que o que está a atrasar o negócio é mesmo a redução na procura.
Colocado por: UP21Agora as % é que vai ter de se negociar.
Colocado por: Picareta
Eu não negoceio com imobiliárias, pago o que me pedem, porque se lhe pedem 5% e você negoceia e consegue 3%, os vendedores dessa imobiliária levam os clientes para o vizinho do lado que lhes paga 5%. O seu apartamento pode ser melhor, mas os vendedores das imobiliárias conseguem influenciar os clientes e valorizam sempre os apartamentos onde a comissão é maior.
Eu se fosse vendedor numa imobiliária, também tentaria vender os apartamentos onde a comissão é maior.
Colocado por: Picareta
Eu não negoceio com imobiliárias, pago o que me pedem, porque se lhe pedem 5% e você negoceia e consegue 3%, os vendedores dessa imobiliária levam os clientes para o vizinho do lado que lhes paga 5%. O seu apartamento pode ser melhor, mas os vendedores das imobiliárias conseguem influenciar os clientes e valorizam sempre os apartamentos onde a comissão é maior.
Eu se fosse vendedor numa imobiliária, também tentaria vender os apartamentos onde a comissão é maior.
Colocado por: anatrindade
Se eu fosse vendedora de uma imobiliária, tentaria vender o que o cliente gostasse independentemente da % de comissão.
Pôr as coisas nos termos que as imobiliárias só vendem o que lhes dá mais dinheiro é uma ideia ultrapassada e subjetiva pois os clientes gostam do que gostam e um bom vendedor imobiliário não desperdiça nenhuma oportunidade de fechar um negócio, seja com que margem for, ainda por cima nos tempos que correm.
Como cliente de imobiliárias, sempre fui muito bem acompanhada e aconselhada, a minha opinião respeitada e não houve, em quaisquer circunstâncias, tentativas de me influenciar a comprar algo que não idealizei.
Um cliente que procura uma casa já leva algo em mente e não gosta de vendedores chicos-espertos que tentam impingir-lhes o que mais lhes convém.
Além disso, os clientes sentem-se mais seguros e confiantes ao solicitar o apoio de uma imobiliária, não só por se tratarem de profissionais experientes e profundamente conhecedores da legislação, do mercado e do contornos que este negócio implica para todas as partes, mas também por toda a burocracia que um processo de compra de uma casa envolve. E convenhamos que as pessoas querem ter o mínimo trabalho possível por falta de disponibilidade ou porque simplesmente não se querem aborrecer com chatices.Concordam com este comentário:UP21
Colocado por: hfviegas3% - 5% + IVA (Bem me lixaram com esta)Estas pessoas agradeceram este comentário:UP21
Colocado por: UP21
Compreendo o seu ponto de vista e até faz sentido. Ainda assim, 5% para mim, é uma % muito alta e prefiro negociar uma que seja mais razoável.
Aconselho a consultar duas ou três imobiliárias, sendo preferencial que pelo menos uma delas tenha uma máquina de publicidade bem engrenada (tipo Remax, Era ou outra) porque no fundo esta "imobiliária" não é mais do que um negócio franchisado, composto por pequenas imobiliárias que fizeram um contrato com um master para pagar uma fee em troca de uma boa plataforma de publicidade e de certificados de qualidade que garante que façam o trabalho de acordo com as normas e boas práticas do mercado.
Nenhuma vai deixar de tentar chegar a um acordo consigo, seja a pagar uma percentagem ou um valor fixo. Vai sentir-se descansado porque vão ter pessoas qualificadas a trabalhar em prol do seu interesse e a poupar-lhe imenso trabalho e perdas de tempo em burocracias e negociações, por vezes, com clientes (e bancos) muito complicados.
Além do mais, vendo bem as coisas, o valor a entregar à imobiliária é pago pelo comprador, portanto, é mais um bom motivo!Estas pessoas agradeceram este comentário:UP21
Ana, a "R" foi irredutível na questão do regime, só trabalham em exclusividade (o que não pretendo); a "E" não foi flexível na % de comissão que pede. Essas duas já saltaram fora. Tenho contudo uma outra que me parece também com impacto significativo no mercado imobiliário e que, à partida, tudo indica, está com intenções de colaborar. Vamos lá ver.
A "R" na zona A não é igual à "R" da zona "B". Tente outras. Por vezes depende da "R" e do vendedor. Posso dizer que negociei com a "R" um imóvel sem exclusividade. Entretanto coloquei um imóvel para venda com valor fixo de comissão porque a % era desfasada do valor global. A questão é negociar, desde que o imóvel, como alguém disse lá atrás, seja um negócio interessante, quer em termos de características, quer em termos de preço.Estas pessoas agradeceram este comentário:UP21
Lixaram-no porquê hfviegas?!
Por acaso estou a ficar com a sensação que posso fechar mais a torneira que os 3%. Apenas imobiliárias de maior renome como a "E" e a "R" se mostram inflexiveis nesse aspecto, as restantes embora num primeiro impacto o mostrem também, durante visita ao imóvel acabam por cair para as condições que lhes apresento.
Colocado por: hfviegas
Olha porque estava á espera de 4% e depois quando fui a pagar foi em vez de 4000 paguei 4840€
E porquê? Iva? Se fosse iva de 4000 ficava 4920..
Colocado por: hfviegas
Olha porque estava á espera de 4% e depois quando fui a pagar foi em vez de 4000 paguei 4840€
Eu também tenho uma casa em venda e como tal tenho interesse nesta questão. Uma vez que na actualidade tenho só a placa e anúncios nos sites grátis referidos.
Vendi uma outra casa que tinha o ano passado através de uma imobiliária mais pequena onde paguei cerca de 4%+IVA. Isto para valores abaixo dos 100.000€.
Pode dizer as comissões que tem conseguido negociar com as imobiliárias? 3%+IVA? Onde se situa o apartamento? Lisboa? A minha era em Setúbal.
O factor localização e a facilidade de comercializar o imóvel tem influência nas comissões pedidas.