Iniciar sessão ou registar-se
    • 9121
    • 14 janeiro 2014 editado

     # 1

    Boa tarde!

    Caros, recorro a vós no sentido de me ajudarem/elucidarem quanto à limpeza de umas paredes interiores revestidas a pedra natural.
    Tenho três paredes revestidas a pedra natural (com acabamento escacilhado), como não têm qualquer tipo de limpeza, qualquer toque/"esfreganço" origina a queda de areias! Têm que ser limpas obviamente, o problema é a técnica, a maneira de o fazer.

    Como já tenho a casa com pavimento cerâmico, madeiras e caixilharia, não posso utilizar produtos químicos para a limpeza, porque corro o risco de estragar os diferentes materiais (ou então isolar muito bem, o que é sempre um problema). - Dito pelo empresa que forneceu a pedra e aplicou!

    Máquina de pressão a água também está de parte. Máquina a ar/vapor??
    Lembrei-me de recorrer a uma "escova de arame" e "escovar" bem a parede, mas também não sei até que ponto estou a desgastar a pedra e não a eliminar as areias? Uma escova dura noutro material?
    Limpeza com um aspirador industrial?

    Quem já passou pelo mesmo, ou quem tenha experiência na matéria e me possa dar uma ajuda, fico grato. Aguardo pelas vossas dicas.

    Depois da limpeza será dado um "selante" incolor. Peço desculpa por não utilizar os termos/nomes técnicos, mas obviamente sou leigo na matéria. Anexo foto desatualizada, mas com a imagem das paredes em causa.

    Obrigado.

    Image Hosted by ImageShack.us
    •  
      FD
    • 14 janeiro 2014

     # 2

    Mas, essas areias sempre existiram? Ou tem havido uma desagregação gradual?
    • 9121
    • 14 janeiro 2014 editado

     # 3

    Estas areias sempre existiram porque a pedra nunca foi limpa. Tem haver com o tipo de acabamento/apresentação que têm. Foram cortadas na pedreira, chegadas à obra foram logo assentes.
    Como há pedra rachada, bujardada, serrada.... esta é escacilhada.

    Creio que depois de limpas essas areias, não torna haver o aparecimento de mais, sem esquecer que depois de limpas e dado o selante/isolante só isso por si impedirá o "renascer" de novas areias mesmo com toque e "rocadelas".

    ;)
    • 9121
    • 15 janeiro 2014

     # 4

    Quem me possa dar uma ajuda, agradeço!
  1.  # 5

    Só tem uma solução... Limpeza manual com escovas de aço e passar lixivia... E depois pintar com verniz incolor, e ai sim não larga areias...


    Bons trabalhos....
    • 9121
    • 15 janeiro 2014

     # 6

    Colocado por: Ricky21Só tem uma solução... Limpeza manual com escovas de aço e passar lixivia... E depois pintar com verniz incolor, e ai sim não larga areias...


    Bons trabalhos....


    Obrigado pela resposta!

    A escova de aço, não irá originar o aparecimento de mais areias, porque de certa maneira estamos a desgastar a pedra? E se fosse uma escova dura noutro material?

    Lixívia porquê? A pedra não está manchada/fungos? Qual a razão da sua utilização?
  2.  # 7

    Lixívia para desengordurar antes da aplicação do verniz.

    Devido aos inconvenientes, experimentava uma escova tipo cerda ou similar, depois de um teste para verificar se as areias teriam desaparecido na totalidade, decidia o passo a seguir: ou escova de aço para garantir a remoção total da areia nas pedras ou limpeza e envernizamento.
  3.  # 8

    Eu ia ao seu distribuidor de materiais de construção e pedia para ele pedir ao técnico da Fila para passar na sua obra.
    • 9121
    • 15 janeiro 2014

     # 9

    Colocado por: pc ferreiraEu ia ao seu distribuidor de materiais de construção e pedia para ele pedir ao técnico da Fila para passar na sua obra.


    Técnico da Fila??
  4.  # 10

    Fila é um produtor de sistemas de limpeza e protecção de cerâmica e pedra natural.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: 9121
    • 9121
    • 15 janeiro 2014

     # 11

    Colocado por: AlexMontenegroLixívia para desengordurar antes da aplicação do verniz.

    Devido aos inconvenientes, experimentava uma escova tipo cerda ou similar, depois de um teste para verificar se as areias teriam desaparecido na totalidade, decidia o passo a seguir: ou escova de aço para garantir a remoção total da areia nas pedras ou limpeza e envernizamento.


    É o que estou a pensar fazer. Depois da limpeza total das areias é de todo conveniente passar o selante/isolante incolor. É que ao ler a sua frase não parece isso!! Dá a entender uma coisa ou outra. Está correto o meu pensamento?

    Obrigado!
  5.  # 12

    Eu ia antes de fazer o quer que seja.
    • 9121
    • 15 janeiro 2014 editado

     # 13

    Colocado por: pc ferreiraEu ia antes de fazer o quer que seja.


    Farei isso também!

    Aguardo mais ajudas de quem tenha experiência na matéria!!
    • 9121
    • 16 janeiro 2014

     # 14

    Através da vossa ajuda contatei com uma empresa revendedora dos produtos FILA, que agora já não é. Agora comercializa com marca própria. http://www.jorgealmeida.pt/

    Já foi lá a casa, e apesar de não estar lá presente, ligou-me indicando pormenores de como o trabalho seria feito. Segundo ele seria de utilizar um produto com uma base ácida, no sentido de remover as areias e eventual calcário que as pedras possam ter. Algumas pedras terão que levar um "esfreganço", para ficarem bem (residual). Depois deste trabalho levaria o isolante/selante final com ou sem película. Este trabalho será feito "à trincha".

    Li aqui, que alguns user's "gostam/aconselham" muito o trabalho desta empresa. Continua uma empresa confiável/recomendada?

    Apesar disso, vou contatar com outras empresas para ver o que me possam dizer e que valores praticam.

    Deixo aqui o meu testemunho a quem tenha o mesmo tipo de trabalho que o meu!

    O meu muito obrigado.

    (Já tinha a escova de cerdas e de aço, preparadas para a ação!!) E os dedos também...
  6.  # 15

    Colocado por: 9121Através da vossa ajuda contatei com uma empresa revendedora dos produtos FILA, que agora já não é. Agora comercializa com marca própria.http://www.jorgealmeida.pt/

    Já foi lá a casa, e apesar de não estar lá presente, ligou-me indicando pormenores de como o trabalho seria feito. Segundo ele seria de utilizar um produto com uma base ácida, no sentido de remover as areias e eventual calcário que as pedras possam ter. Algumas pedras terão que levar um "esfreganço", para ficarem bem (residual). Depois deste trabalho levaria o isolante/selante final com ou sem película. Este trabalho será feito "à trincha".

    Li aqui, que alguns user's "gostam/aconselham" muito o trabalho desta empresa. Continua uma empresa confiável/recomendada?

    Apesar disso, vou contatar com outras empresas para ver o que me possam dizer e que valores praticam.

    Deixo aqui o meu testemunho a quem tenha o mesmo tipo de trabalho que o meu!

    O meu muito obrigado.

    (Já tinha a escova de cerdas e de aço, preparadas para a ação!!) E os dedos também...


    Antes de tomar uma decisão veja se alguém lhe dá o contacto da Fila. Eu amanhã vou a um cliente deles e se não me esquecer peço e envio por mp.
    • 9121
    • 17 janeiro 2014

     # 16

    Colocado por: pc ferreira

    Antes de tomar uma decisão veja se alguém lhe dá o contacto da Fila. Eu amanhã vou a um cliente deles e se não me esquecer peço e envio por mp.


    Aguardo!
  7.  # 17

    Colocado por: 9121Aguardo mais ajudas de quem tenha experiência na matéria!!


    Não pode usar escovas em aço porque contamina a pedra e provavelmente vai começara ficar com pontos de ferrugem.

    Vi que lhe aconselharam aplicar produtos químicos e até vernizes ... Cuidado ! Pode dar cabe da pedra para sempre !

    Eu não colocava qualquer produto químico numa pedra natural que daqui a 200 anos estará igual, sempre bonita !

    Limparia apenas com uma escova plastica, se fosse exterior seria com jacto de agua e nada mais...

    Se colocar algum produto vai ficar mais bonito mas seja o que for que colocar não vai durar o mesmo que a pedra, a escolha é sua !

    Quando muito lavava as pedras depois de esfregar com cera acrílica (metalica) que se usa para lavar marmores .
    •  
      FD
    • 17 janeiro 2014

     # 18

    Colocado por: Jorge Santos - FaroEu não colocava qualquer produto químico numa pedra natural que daqui a 200 anos estará igual, sempre bonita !

    Concordo mas, o problema parece-me que está no facto de ser uma área de passagem logo, sujeita a toques, o que vai sempre dar azo a areias...
    • 9121
    • 17 janeiro 2014

     # 19

    Colocado por: Jorge Santos - Faro

    Não pode usar escovas em aço porque contamina a pedra e provavelmente vai começara ficar com pontos de ferrugem.

    Vi que lhe aconselharam aplicar produtos químicos e até vernizes ... Cuidado ! Pode dar cabe da pedra para sempre !

    Eu não colocava qualquer produto químico numa pedra natural que daqui a 200 anos estará igual, sempre bonita !

    Limparia apenas com uma escova plastica, se fosse exterior seria com jacto de agua e nada mais...

    Se colocar algum produto vai ficar mais bonito mas seja o que for que colocar não vai durar o mesmo que a pedra, a escolha é sua !

    Quando muito lavava as pedras depois de esfregar com cera acrílica (metalica) que se usa para lavar marmores .



    Caro Jorge, obrigado pela sua intervenção.

    De facto, não vou utilizar a escova de arame, pela razão que mencionou e que já tinha lido. Se bem que antigamente assim se fazia.

    O produto químico que me aconselharam/referiram é próprio para a pedra. A sua base ácida apenas (segundo os entendidos) será para retirar a areia, de certa maneira limpar/desengordurar, retirando também algum calcário que a pedra possa apresentar. Depois disto a pedra deixará (97%)de largar aquela areia caraterística, pois está limpa.

    O produto final "verniz", não é verniz no sentido lato da palavra, é um selante/isolante/hidrófugo (ou lá como se chama) incolor sem película, que não permite o aparecimento de areias (99,9%).

    Eu gosto do aspeto natural da pedra e é assim que quero que continue, mas sobretudo quero-a limpa. Ontem estive, já durante a noite, a testar com uma escova de cerdas limpar uma ou duas pedras. Depois de limpas passei as mãos por cima e realmente não houve o renascer de areias. Mas admito que a limpeza não será a mesma quando se utiliza produtos próprios e específicos para a limpeza de pedra. Por isso mesmo é que tenho tentado contatar empresas com esse propósito.

    Obrigado!
    • 9121
    • 17 janeiro 2014

     # 20

    Colocado por: FD
    Concordo mas, o problema parece-me que está no facto de ser uma área de passagem logo, sujeita a toques, o que vai sempre dar azo a areias...


    Correto! É isso que quero evitar.
 
0.0190 seg. NEW