Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos, depois de alguns anos a consultar o vosso/nosso Fórum, chegou a minha vez.
    Depois de tanto ler e tentar perceber as vossas opiniões/casos vividos...
    estou com bastantes dúvidas no aquecimento:
    tenho uma caldeira bongioanni com aqs queimador lamborghini e tenho também instalado apoio solar Vulcano/Junkers.
    Resumindo gasto por ano 1500l de gasóleo para ter a casa quente (19º/20º), certo é que no verão o sistema solar é 100%!
    Ao preço que está o gasóleo não vou aguentar muito mais tempo.
    Tenho agora a hipótese de montar um recuperador de calor com interligação ao resto do sistema, ou seja, aproveitar para aquecer a água do deposito solar, e toda a casa...
    Em termos de marca tenho pensado na roca, mas certamente haverá marcas com mais rendimento.
    Portanto peço a quem me possa aconselhar um contributo positivo de modo a facilitar a minha escolha e já agora se este será uma boa opção visto que lenha para queimar não tenho que comprar, apenas cortar e transportar ;-).
    Obrigado desde já e se este assunto já se encontra bem explicado por favor indiquem-me a sua localização.
  2.  # 2

    Boa noite Artrod
    Eu sei o que isso custa, estava na sua situação e fiz precisamente essa opção 1500 litros x 1,40€ = 2.100 €
    Veja esta alteração de gasoleo para recuperador calor a água-

    https://forumdacasa.com/discussion/29540/1/lareira-tradicional-e-recuperador-edilkamin-acquatondo-29-com-foto/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: artrod
  3.  # 3

    Obrigado pelo link, já deu para ver qualquer coisita, mas a minha dúvida é na ligação do recuperador ao aquecimento.
    Estava a pensar em que a água do recuperador passava no deposito solar, que é de dupla serpentina e depois ia ao aquecimento, ou montava um deposito de inercia e dai é que ligava ao resto?

    Obrigado
  4.  # 4

    Monta um deposito de inercia e a partir deste e que faz a distribuição para o aquecimento e para o apoio ao solar.
  5.  # 5

    Sr. Jorge Alves recomenda algumas marcas especificas?

    Já agora uma questão, visto que o aquecimento passaria a ser um circuito fechado podia usar liquido solar nos radiadores ?
  6.  # 6

    Colocado por: artrodpodia usar liquido solar nos radiadores ?

    porquê e para quê?

    normalmente é só agua, quanto muito leva um aditivo próprio para evitar as lamas e a corrosão dos elementos metálicos.
  7.  # 7

    porquê e para quê?

    normalmente é só agua, quanto muito leva um aditivo próprio para evitar as lamas e a corrosão dos elementos metálicos.


    sendo os radiadores em alumínio o efeito da corrosão é menor mas mesmo assim....
    agora pelo que leio o liquido solar é mais eficiente em termos de transporte de energia, do que a água, ou então estou errado.
  8.  # 8

    esta errado, o liquido mais eficiente émesmo a agua pura,
    os aditivos glicolados aumentam a viscosidade diminuindo o caudal de circulação sem qualquer vantagem adicional.
  9.  # 9

    obrigado então pela correção, e em relação aos equipamentos alguma recomendação?
    talvez um dia mais tarde ponha uma bomba de calor ar/ar sem unidade exterior, ou deveria fazer isso já?
    visto que o valor do investimento é muito parecido?
  10.  # 10

    as bombas de calor sem unidade exterior são somente para AQS, salvo muito raras excepções,
  11.  # 11

    ok.
    Normalmente na instalação de aquecimento central são criados vários circuitos, no meu caso é um por piso, a minha duvida é, poderei alterar os circuitos de forma a começar a aquecer o 2 piso e esse retorno passar para o 1 e só depois ir à caldeira?

    quando arrancar com as obras e tirar mais umas duvidas no fórum vou colocar aqui umas fotos...
 
0.0141 seg. NEW