Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Viva,

Ajudei recentetente a instalar uma salamandra numa lareira aberta.

Tirei algumas fotos do processo que quero aqui partilhar e discutir convosco.

Foto da chaminé.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bricana
      DSC01886.JPG
  2.  # 2

Grelha frontal no saco da chaminé.
      DSC01934.JPG
  3.  # 3

Abertura na chaminé, feito acima do nível do tecto, para poder selar a chaminé em volta da conduta de fumo.
      DSC01893.JPG
  4.  # 4

Gesso.
      DSC01915.JPG
  5.  # 5

Sisal.
      DSC01918.JPG
  6.  # 6

Para segurar o gesso+sisal, colocaram-se 4 varões, cruzados, em volta da conduta de fumos.

Os furos foram feitos no sotão e nestes introduzidos os varões que vão então sustentar o gesso+sisal.
      DSC01913.JPG
  7.  # 7

Utilzou-se uma lata de tinta vazia para servir de base.

Lata, com o cimo arrebatado
      DSC01908.JPG
  8.  # 8

Lata, já com o fundo cortado e parte lateral cortada em tiras.
      DSC01910.JPG
  9.  # 9

Lata já colocada em volta da conduta de fumos, por cima dos varões.
      DSC01914.JPG
  10.  # 10

Gesso amassado. Foi adicionada água.

Nota: Quantidade não foi suficiente. Foi utilizado outro tanto.
      DSC01921.JPG
  11.  # 11

Gesso já misturado com sisal.
      DSC01924.JPG
  12.  # 12

Conduta de fumos selada, com gesso + sisal.

Selagem foi feita através da abertura, efectuada na chaminé, acima do nível do forro.
      DSC01930.JPG
  13.  # 13

Conclusão:
    Depois de selar a conduta de fumos ...

Fomos tomar café, meia horita passou, voltamos ... que diferença!!

Brutal, quentinho pela cozinha toda :)
  14.  # 14

E agora as perguntas:

Segui as indicações que li aqui no fórum mas há pormenores que ainda não entendi.

Quanto à questão de ter de ser sisal, e não estopa p.e. , cito o que já foi dito aqui no fórum
    Colocado por: Jorge Santos - FaroO sisal aguenta bem o calor, enquanto a estoupa pode libertar cheiros. Não é a mesma coisa !

A estoupa é para usar nas canalizações.

Mas não soube explicar porque é que a selagem tinha de ser feita com gesso.
    Se fosse efectuada com cimento, uma camada forte, não funcionava à mesma? Se não, porquê? Ia rachar?
  15.  # 15

Categoria ... Trabalho melhor do que muitos profissionais fazem !

Quanto à sua pergunta... O gesso tem um óptimo comportamento com o calor, absorve as dilatações do aço e o sisal serve para reforçar por forma a não cair tudo abaixo.

Com cimento é mais dificel de fazer, fissura muito mais e leva mais tempo a secar....

Só falta uma coisa que não sei se dá para fazer... que é rebocar ou limpar a hotte antiga pois pode libertar cheiros , mas como não está muito suja pode ser que não cheire mal.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: albertino
  16.  # 16

bom trabalho,
    no saco da chaminé vai levar uma grelha?
    a salamandra ficou dentro da chaminé?
    os tubos da chaminé da salamandra foram colocados de forma a evitar o escorrimento provocado pelas condensações?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: albertino
    •  
      FD
    • 17 janeiro 2014

# 17

E um trabalho barato, de certeza. :)
  17.  # 18

Colocado por: fsilva106no saco da chaminé vai levar uma grelha?

Vai, já a comprei hoje. Ver foto.

Colocado por: fsilva106a salamandra ficou dentro da chaminé?

Sim. A chaminé é ampla e a salamandra apenas foi colocada lá. "Ficou à larga".

Colocado por: fsilva106
    os tubos da chaminé da salamandra foram colocados de forma a evitar o escorrimento provocado pelas condensações?

Afirmativo. Obrigado à mesma pelo aviso importantíssimo!
      DSC01990.JPG
  18.  # 19

Boas este tópico é para mim interressante pois estou a pensar fazer a mesma coisa de colocar uma salamandra na lareira da sala.
    A minha lareira não é muito grande mas penso que com uma salamandra mais pequena posso a colocar sem problemas.
    Não tem mais fotos do final da colocação da salamandra?
    Concordam com este comentário: dsoeira
  19.  # 20

Colocado por: jampexBoas este tópico é para mim interressante pois estou a pensar fazer a mesma coisa de colocar uma salamandra na lareira da sala.

Sendo uma salamandra, o "ideal", a nível térmico, é colocar no sítio, deitar a chaminé abaixo e deixar a conduta de fumos à vista (selando, à mesma, a conduta junto à placa).

Agora, esta é uma decisão "radical". Há quem não queira estar a quebrar, fazer cacos. E há também quem considere, eu inclusivé, que a chaminé é um elemento decorativo agradável, acolhedor até. Nestes casos, não há qualquer problema, desde que se sele a conduta em alvenaria, em redor do tubo, junto à placa e se faça a grelha. de forma semelhante ao que foi descrito neste tópico. Não sei quantificar a perca térmica, entre ambas as soluções (conduta à vista, versus, conduta embutida) mas será pouco relevante.

Agora, uma coisa é certa: nunca colocar a salamandra, simplesmente dentro da chaminé antiga. O calor vai todo pela conduta em alvenaria. No caso descrito neste tópico, assisti ao antes e ao depois e a diferença é significativa: agora, ao entrar na cozinha, sente-se que está quente, antes não.

Colocado por: jampexNão tem mais fotos do final da colocação da salamandra?

A casa não é minha. Eu disse que ia colocar as fotos na net mas que escolheria as fotos de pormenores, que não identificassem facilmente a casa, motivo pelo qual as fotos não apresentam uma vista geral.

Envio foto com o trabalho finalizado.
    Nota: A chaminé é bem ampla. A salamandra cabe, à larga. FIcou com espaço suficiente, para colocar panelas por cima.

Grelha já no sítio, trabalho concluido... quer dizer, um trabalho abre a porta a outro. Agora que a cozinha está quente pretende-se mantê-la assim, quentinha. Próximo passo, isolamento do tecto. Mas isso será outro tópico.

edit: Faltava a foto.
      DSC019972.JPG

0.0212 seg. NEW