Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Gostaria de melhorar/remediar a casa dos meus sogros que é uma casa antiga, com o mínimo de despesa possível.

    A casa está feita com tijolo de 11, apenas!! Tem placa de tecto nalgumas divisões, mas noutras (hall de entrada e cozinha) apenas tem um forro em madeira, traves e telhas. Têm como aquecimento um fogão de lenha na cozinha e uma salamandra na sala. A sala é que tem umas paredes bem grossas, pois inicialmente a casa resumia-se àquela divisão, depois é que o meu sogro foi acrescentando as restantes divisões, em volta da sala.

    Problemas: muito frio no Inverno (a salamandra aquece imenso, mas de manhã já está a casa bem fria), muito calor no verão e humidade.

    Para terem uma ideia das possibilidades em termos financeiros, o meu sogro não aceita de maneira alguma que lhe paguemos as obras e como estou a construir casa, também não teria margem para o fazer, verdade seja dita. Ele tem umas parcas economias de lado e a reforma é de somente 300euros mensais. A minha sogra não tem rendimento algum. A verdade é que nem sei como é que eles conseguem viver com tão pouco, mas o que é certo é que nunca falta comida naquela casa, conseguem fazer uma vida normal e já têm melhorado algumas coisas.

    A minha ideia é trocar a caixilharia (é vidro simples e esquadria em madeira, deixa entrar o ar por tudo quanto é sítio). Já pedimos um orçamento e é comportável, desde que o resto seja mesmo pelo mínimo...

    Quanto ao tecto do hall e cozinha, como está fora de questão colocar placa, pensei se não remediaria um pouco colocar umas placas de XPS por cima do forro em madeira ou lã de rocha ou barreira pára-vapor (o meu sogro conhece um senhor com uma casa do género e que lhe disse que colocou um papel estilo alumínio, por isso cálculo que seja uma barreira pára-vapor)?

    E relativamente ao tijolo de 11?
    De um lado confronta com um caminho público e não dá para reduzir espaço na divisão interior, de qualquer modo é uma divisão que já pouco se usa e de seguida está a sala que tem paredes grossas. Dos outros lados existe espaço pelo exterior, pois tem um terraço na frente e quintal atrás.
    Será que existe alguma solução para remediar os problemas?

    Sei que estou a colocar aqui um desafio, pois a disponibilidade financeira é mesmo muito curta, e que não dará para conseguir soluções perfeitas, mas soluções para remediar é possível?

    Agradeço desde já a todos quantos poderem ajudar.
  2.  # 2

    Colocado por: ElisabeteRem rendimento algum. A verdade é que nem sei como é que eles conseguem viver com tão pouco, mas o que é certo é que nunca falta comida naquela casa, conseguem fazer uma vida normal e já têm melhorado algumas coisas.


    A vida na provincia tem destes caprichos tudo o que comem é produzido pelos proprios eu proprio posso constatar que na provincia em aldeias pacatas vivem melhor do que nós aqui nos suburbios da cidade .

    Mas enfim falando sobre o problema que coloca realmente com um isolamento termico melhora o conforto aplicando lã de rocha com papel kraft seria uma solução!

    Quanto ás paredes de 11 esperaria por melhor altura e faria um isolamento pelo exterior, para já verificar o comportamento termico e depois avançaria para outras soluções á medida das necessidades e do dinheiro que irá aparecendo!

    Mas atenção... veja lá se o seu sogro com as economias, não as tem debaixo do colchão porque anda por ai muitas mãos alheias a visitar os pobres coitados desprevenidos!...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ElisabeteR
  3.  # 3

    Obrigada Costa53,

    Não estão no colchão, essa parte está modernizada, no banco! E realmente, é uma maravilha ter batatas, cebolas, alho, cenouras, etc,etc arrancado da horta na hora!

    Tem uma ideia da espessura de lã de rocha que deveria colocar? Coloca-se a lã de rocha sobre as traves e por cima o papel kraft ou ao contrário?

    Quando fala em isolamento pelo exterior, refere-se a quê? EPS e reboco ou uma segunda fiada de tijolo, deixando uma caixa de ar?

    Tem ideia de quanto poderiam custar estas obras?
    - Tecto hall + cozinha (cerca de 18m2)
    - Isolamento pelo exterior (cerca de 55m2)

    Iremos esperar pela Primavera para todos os trabalhos, é melhor. Até porque depois de ver as respostas que surgirem aqui na discussão ainda irei ter de convencer a minha sogra a fazer mudanças na casa ;)
  4.  # 4

    Penso que isolamento pelo exterior numa casa dessas seria o ETICS....também conhecido por capoto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ElisabeteR
  5.  # 5

    a lã mineral custa uns 3 euros /m2. depois tem a mão de obra.
    o ETICS anda sempre na casa dos 30 euros /m2, depende da espessura, marcas, etc...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ElisabeteR
  6.  # 6

    Dias...
    a Lã é pra meter por cima do forro de madeira...
    O ETICS é pras paredes

    :)
  7.  # 7

    Os 30 euros/m2 do ETICS também são sem mão-de-obra?
  8.  # 8

    Colocado por: ElisabeteROs 30 euros/m2 do ETICS também são sem mão-de-obra?

    preço com tudo incluido... mas é um valor médio..
    e é uma area pequena... pode ficar mais caro por isso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ElisabeteR
  9.  # 9

    Costa53
    A vida na provincia tem destes caprichos tudo o que comem é produzido pelos proprios eu proprio posso constatar que na provincia em aldeias pacatas vivem melhor do que nós aqui nos suburbios da cidade .

    É realmente verdade o que escreve, mas tende a acabar! À medida que as gerações mais velhas findam, vamos ao encontro de uma triste desertificação, ou de "um regresso às origens" que promove a descaracterização total das aldeias, sem contemplações.
    E no meio do povoado, não raro, lá aparece uma construção "moderna" (?!?!) convertida em caixotes e cubos, fria, impessoal, a destoar no salpicado da povoação.
    Diz-se: Há males que veem por bem... Às vezes ter parcos recursos ajuda a manter a "casita" funcional, com equipamentos modernos e novas técnicas de remodelação, com certeza, porém sem recurso a obra(s) faraónica(s) que nada tem a ver com a cultura local.
    Felizmente que ainda há quem prefira manter as tradições.
    Concordam com este comentário: jorgealves, ElisabeteR
  10.  # 10

    Muito obrigada a todos pela ajuda.
    Quando chegar o bom tempo, se fizermos as remodelações, depois relato aqui a experiência ;)
 
0.0142 seg. NEW