Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: Dynamic444A dita válvula é usada apenas na interligação acumulador/ recuperador....nada mais,nao tem nada a ver com o circuito de aquecimento nem com o circuito sanitário!


    Patricia Silva



    É isso mesmo,por isso é que eu disse acima que para ter alguma utilidade tinha que ter sido montada no circuito que faz AQS! A verdade é que no circuito de AQS, tambem não faz lá falta porque o acumulador está sempre acima dos 40º logo o risco de condensação é reduzido ou nulo...

    JC
  2.  # 22

    Colocado por: Dynamic444Esse deposito é um "cópia" dos acumuladores da Rotex e da Ivt...e de outros,a Viessmann também tem.

    Que espessura de isolamento tem esse??


    Patricia Silva


    É isso mesmo, uma contrafacção dos sistemas referidos por metade do preço! Tem 7cm de isolamento.

    JC
  3.  # 23

    Colocado por: jcaiadoÉ isso mesmo,por isso é que eu disse acima que para ter alguma utilidade tinha que ter sido montada no circuito que faz AQS!

    Não,você está enganado...ela serve apenas para interligar acumulador/recuperador e vice versa,nada mais!

    Patricia Silva
  4.  # 24

    Colocado por: jcaiadopor metade do preço!

    Pode-se saber o preço?


    Patricia Silva
  5.  # 25

    Colocado por: jcaiadoValvula de segurança 3Bar/90º.


    Eu nesta válvula substitua por uma presostática para maior segurança.
  6.  # 26

    Colocado por: Dynamic444
    Não,você está enganado...ela serve apenas para interligar acumulador/recuperador e vice versa,nada mais!

    Patricia Silva


    Correcto, acho que sou eu que me estou a explicar mal! Quando digo circuito AQS, refiro-me sempre à ligação entre o recuperador e o acumulador de AQS! O circuito de distribuição de AQS da casa não é para aqui chamado.

    JC
  7.  # 27

    Colocado por: Dynamic444
    Pode-se saber o preço?


    Patricia Silva


    De certeza que sabe o preço dos Rotex e IVT, agora divida por 2 e tem o preço! Nunca fui muito apologista de pagar logotipos apesar de ter perfeita consciencia que este não está ao nivel dos melhores, mas relação preço/qualidade é dificil encontar melhor, isto se existir...

    JC
  8.  # 28

    Colocado por: Costa53

    Eu nesta válvula substitua por uma presostática para maior segurança.


    Além desta, tenho a valvula de descarga da serpentina de arrefecimento, que faz circular agua fria na serpentina de arrefecimento do equipamento, assim que a agua do mesmo atinge os 95º. Depois ainda tenho os "fusiveis" multicamada" em que se os sistemas de sugurança redundantes falharem, rebenta pelo elo mais fraco e o elo mais fraco é o multicamada. Garanto-lhe que durmo descansadinho mesmo trabalhando em vaso fechado. Mas obrigado pelo consellho na mesma. As opiniões construtivas, são sempre bem recebidas da minha parte.

    Atentamente,
    JC
  9.  # 29

    Isso da qualidade tem muito que se lhe diga!

    Gostava de saber outros pormenores,mas,seria cansativo e quase um interrogatório e você não está para essa.

    E normalmente as pessoas não gostam de ser questionadas quando se entra em pormenores.



    Patricia silva
  10.  # 30

    Colocado por: Dynamic444Isso da qualidade tem muito que se lhe diga!

    Gostava de saber outros pormenores,mas,seria cansativo e quase um interrogatório e você não está para essa.

    E normalmente as pessoas não gostam de ser questionadas quando se entra em pormenores.



    Patricia silva


    Mas pergunte! Se souber responder, respondo. Alerto que não sou da área e já muito sei eu para quem trabalha nas tecnologias de informação, embora confesso que sou um biocadinho apaixonada por esta vertente, gosto de ler algumas coisas e explorar outras... tenho pena de não ter conseguido tirar uma foto aos permutadores, assim ficavam com uma ideia mais clara.

    JC
  11.  # 31

    Nos também somos uns apaixonados por estas coisas,e às vezes é difícil conter o entusiasmo.



    Patricia Silva
    Concordam com este comentário: jcaiado
  12.  # 32

    Colocado por: jcaiadoAqui esteve instalada um valvula anti-condensação no retorno, mas estava a fazer muita circulação interna no recuperador e demorava muito tempo para aquecer os radiadores. Mesmo mudando dos iniciais 55 para 45, significa que a valvula, só deixava de efectuar circulação, quando o retorno atingisse os 55º o que é muito.... acho um elemento bom para caldeiras que tenham temperaturas de trabalho entre os 80-90º não para este caso onde não necessito de mais de 65º nos radiadores...


    Compreendo o seu raciocinio mas deixe-me dizer que é importante esta válvula anti condensação termostatica tem que estar interligada com o circuito de ida do recuperador e é para trabalhar nos 55o porque uma temperatura de retorno excessivamente baixa origina condensação indo afectar o recuperador ganhando corrosão o mesmo.
    Será que estava bem instalada! Esta válvula permite a mistura do retorno com a água quente proveniente do recuperador mantendo uma temperatura constante.

    Eu utilizo esta a TSV3:
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JoseBlino
      TSV3.JPG
  13.  # 33

    Colocado por: Costa53

    Compreendo o seu raciocinio mas deixe-me dizer que é importante esta válvula anti condensação termostatica tem que estar interligada com o circuito de ida do recuperador e é para trabalhar nos 55o porque uma temperatura de retorno excessivamente baixa origina condensação indo afectar o recuperador ganhando corrosão o mesmo.
    Será que estava bem instalada! Esta válvula permite a mistura do retorno com a água quente proveniente do recuperador mantendo uma temperatura constante.

    Eu utilizo esta a TSV3:
      TSV3.JPG


    Penso que se colocar a bomba circuladora a arrancar aos 45º por exemplo como recomendado pelo fabricante, julgo que o choque termico vai ser pequeno e a condensação reduzida. Agora se a temperatura de arranque for 55, 60, 65 então aí é garantido que vai existir condensação. A valvula era uma caleffi e estava montada correctamente e desempenhava o seu papel, só que introduzia uma latencia muito grande no arranque do sistema, e tinha a bomba a arrancar aos 65º quando tinha a valvula instalada, agora está a arrancar aos 45º. Desta forma parece-me muito mais linear o arranque já que a bomba nunca mais para depois do primeiro arranque, os 70litros do recuperador aguentam a chegada da agua fria do retorno, está ali um bocadinho a moer entre os 45 e os 50º até dar a volta ao circuito e depois embala e condensação ainda não a vi.

    JC
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Costa53
  14.  # 34

    Agradeço o seu esclarecimento contudo deixe-me dizer-lhe que a condensação só
    se forma, quando existe no retorno temperaturas baixas se tiver temperaturas aproximadas entre o retorno e a ida este fenomeno não se verifica.

    Colocado por: jcaiadovalvula instalada, agora está a arrancar aos 45º. Desta forma parece-me muito mais linear o arranque já que a bomba nunca mais para depois do primeiro arranque


    Nunca mais pára porquê? Sabendo que á partida uma bomba circuladora deve sempre funcionar com o diferencial de temperatura.
  15.  # 35

    Colocado por: jcaiado
    Exactamente, em deposito de inercia é 5* agora em circuito de aquecimento não, quanto muito poderia te-la colocado no circuito de AQS, de qualquer forma não faz lá falta nenhuma e só estava a atrofiar o sistema todo, e ainda por cima tinha sido uma imposição minha, até que a realidade se encarrou de me mostar que era bem diferente do que tinha em mente.

    JC
    pois mas o que eu dizia era essa valvula não seria para ligar directamente ao circuito do aquecimento ou seja da valvula para frente ia pro deposito de inercia e do deposito pros radiadores, ou da valvula para a frente era separada hidraulicamente pros circuito dos radiadores n sei se me fiz entender!
  16.  # 36

    Colocado por: Dynamic444Esse deposito é um "cópia" dos acumuladores da Rotex e da Ivt...e de outros,a Viessmann também tem.
    e a roth tambem! mas de pressão e aqs instantanea
    Concordam com este comentário: PatSil
  17.  # 37

    Colocado por: Dynamic444Pois,mas para um dito profissional está um pouco pobre esse trabalho!

    Está mais assim para o "amador".

    O que entende por amador?


    Colocado por: Dynamic444Que espessura de isolamento tem esse??

    7 cm.



    Do ponto de vista de um amador, que sou, parabéns JC, pelo, a meu ver, excelente trabalho!

    Edit: acentos.
  18.  # 38

    Colocado por: JoseBlinoO que entende por amador?

    Aquelas imagens definem um amador!!...ou estou a ver mal.

    Patricia Silva
  19.  # 39

    Colocado por: JoseBlinoDo ponto de vista de um amador, que sou, parabéns JC pelo, a meu ver, excelente trabalho!

    Concordo se fosse de amador para amador,agora assim não!!

    Um profissional tem o dever de fazer melhor,muito melhor do que aquilo!

    Agora se para vocês está bom,tudo bem.



    Patricia Silva
  20.  # 40

    Colocado por: Dynamic444
    Concordo se fosse de amador para amador,agora assim não!!

    Um profissional tem o dever de fazer melhor,muito melhor do que aquilo!

    Agora se para vocês está bom,tudo bem.



    Patricia Silva


    Um profissional tem o dever de fazer melhor,muito melhor do que aquilo!

    Agora se para vocês está bom,tudo bem.


    Então mas diga lá, o que é que um profissional fazia de melhor nesta instalação, em termos de funcionamento e funcionalidades do sistema? Já sei que a parte estetica ia ser muito mais apresentavel. Ia utilizar uma acumulador da marca xpto, tubos xpty, isolamento xptyz, tubos direitinhos, quadro electrico e cabos electricos todos arrumadinhos, calha tecnica, e agora pergunto o que é que ganhava com isso tudo a não a ser a carteira substancialmente mais leve? A minha intenção nunca foi fazer nenhuma instalação para capa de revista, era fazer as coisas simples, funcionais com materias de confiança e minimo de manutenção e segurança por um preço aceitável. Repito que o trabalho ainda não está terminado, se calhar se colocasse fotos daqui a 2 ou 3 meses as coisas estão com outra apresentação até porque nada se vai ver eheheh... Em relação ao sistema ainda falta realizar as ligações para alimentar a MLR e a MLL que estão ambas a cerca de 3-4mt de tubo do acumulador, mas isto só vai avançar quando eliminar o TS e o transformar em circulação forçada. A valvula misturadora do TS já tem destino.... ainda falta colocar alimentação da ar exterior para o ar secundário do recuperador (o equipamento possui uma entrada na parte superior junto à saida de gases para esse efeito) que é praticamente o que usa depois do acendimento, o ar primario é muito pouco utilizado, Não suja o vidro, gasta pouca lenha, está com um excelente rendimento e estou a queimar lenha ainda muito verde (até é crime), quando estiver a queimar eucalipto bem sequinho, vai ser um luxo mas isso só para o ano. O unico promenor que ainda não está bem defenido é o uso ou não da valvula anti-condensação. O local dela está lá e até a eu a monto se for necessario. Depois ainda optimizações que podem ser testadas tipo quando está em modo automático AQ+AQS com prioridade a AQS, colocar por exemplo 15minutos AQS, 5m de AQ e assim repetetivamente para não deixar arrefercer o circuito de AQ. Que é o está a contecer quando acaba de fazer AQS, já o circuito de AQ está frio, e lá é necessario aquecelo de novo... como vê estou muito mais preocupado com a optimização do sistema do que com a parte estetica. (Inicio modo ironico) Se tivesse sido feito por um profissional, de certeza que ele tinha previsto estas situações todas! (fim modo ironico)

    Agora outro assunto que ainda ninguem se lembrou mas faço questão de vos identificar: Eu já aqui referi o uso do tubo multicamada com elemento de segurança ao funcionar como fusivel, até tudo bem, porem existe um problema, advinham? não? então e se rebenta um tubo com a agua quente lá dentro, se estiver alguem perto pode sofrer uma queimaduras valentes, por isso é que do lado do recuperador os tubos são em aluminio já que hotte do mesmo será feita em chapa de inox microperfurada e se houvesse a ruptura de um tubo a agua escparia pelos furinhos, do lado de trás ao lado do acumulador aquela parte de tubagem em multicamada vai ser toda tapada por uma especie de portinhola tecnica de forma que em caso de um "fusivel" queimar, a faisca não possa provocar danos colaterais. A verdade é que nem seria necessario, porque aos 85º a sirene de alarme da centralina da bomba circuladora e valvula de 3 vias começa a berrar e ouve-se bem! Como podem ver a minha preocupação com a parte estetica está tipo assim em ultimo lugar, porque no fim nada se vai ver...

    Ufa, estava com vontade de escrever, o que vale é que vamos todos aprendendo e isso é a grande mais valia destas pseudo discussões....

    JC
 
0.0257 seg. NEW