Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

Entretanto comecei já a dispor as calhas no sítio, a tubagem no forro, etc, etc.

Ainda não tenho as últimas fotos no PC.
    Nesta última foto que tirei, pormenor para a passagem da calha no forro.

Tirei o rodapé para fazer a passagem no forro.
    A passagem da calha, pelo rodapé, vou fazê-la no chão, que assim o trabalho fica mais preciso.
      DSC02425.JPG
  2.  # 62

albertino
    Reabilitar instalação eléctrica em casa antiga (cablagem à vista)

Bom dia.
    Faz alguma impressão olhar as fotos e ver como está degradada a casa e a instalação eléctrica . Merece ser elogiado pela coragem e dinamismo que se propõe, para reabilitar esta casa. Depreendo que seja o proprietário, claro! Por isso se diz: Só caça com devoção o dono do furão. Bons trabalhos, desejam-se.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: albertino
  3.  # 63

Maria, obrigado pelo incentivo.

Não sou o proprietário mas sou amigo do. E como sempre tem havido muita interajuda, nesta estou eu a dar minha contribuição.
  4.  # 64

Em paralelo, uma situação que está a ser ponderada é a mudança do forro. Criei tópico dedicado a esse assunto. Ver aqui.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maria rodrigues
  5.  # 65

O que é suposto fazer com estas "tampas"?

as caixas que comprou são estanques, as tampas servem para encaixar no fundo da caixa por cima dos parafusos de fixação para não perder a estanquecidade,

Aqueles quadradinhos é que não estou a ver qual o seu intuito

quando utilizadas no exterior, servem para serem furados na base e fazer a drenagem dos possíveis condensados,

Conheciam este tipo de caixa? Eu não! Também... devem ter sido aplicadas há 40 anitos

sim, eram as unicas que existiam nos anos 50\60,

caixas em chapa de zinco com isolamento de papel alcatroado, e existia também o tubo Bergman com o mesmo principio.
  6.  # 66

Colocado por: MDA
    A iluminação deve levar terra sempre que possivel.

O vendedor perguntou-me se a casa tinha candeeiros e como não tinha, apenas casquilhos para lâmpadas, ele disse então que os casquilhos não têm ligação para terra que não era preciso. Confirma-se ou não é bem assim?

Colocado por: MDA
    Ah e para a iluminação deveria ter comprado uma calha pequena, assim como o adaptador/redutor para a mesma

Não compreendi esta parte. A que calha e adaptador se refere?

Esta questão do fio terra nas lâmpadas e do adaptador/redutor ficou em aberto e estou ainda com dúvidas nestes pontos.
    Quando alguém poder esclarecer melhor agradeço :)

edit: erro na citação
  7.  # 67

Olá novamente,

Quanto alguém tiver oportunidade de me esclarecer na questão anterior.. :)

"Questão do dia":
    Que tipos de sensores de movimentos existem que:
    - funcionem no exterior;
    - só "disparem" na ausência de luminosidade
    ?

O fim pretendido, é colocar no pátio exterior, da entrada da casa.
  8.  # 68

Colocado por: albertinoO vendedor perguntou-me se a casa tinha candeeiros e como não tinha, apenas casquilhos para lâmpadas, ele disse então que os casquilhos não têm ligação para terra que não era preciso. Confirma-se ou não é bem assim?
    Os casquilhos não tem ligação de terra, mas se pretender colocar candeeiros e se forem em metal têm ligação para o fio terra.

Colocado por: albertino"Questão do dia":
    Que tipos de sensores de movimentos existem que:
    - funcionem no exterior;
    - só "disparem" na ausência de luminosidade
    Essa é facil, existem muitos sensores assim e alguns já com candeeiro integrado, é só ligar aos 230VAC, regular a intensidade luminosa que se quer que acenda o tempo para apagar e já está, procure numa grande superfície de bricolage, ou numa casa de especialidade que de certeza que também têm.
  9.  # 69

tem por exemplo vários exemplos:
    Aqui
    Tem que yer atenção que há vários tipos, uns que funcionam no exterior mas por exemplo debaixo de um alpendre, e os que podem estar mesmo á chuva. Deveria optar por um que tenha índice de protecção IP55 ou melhor ainda IP56, o IP44 também dá mas não é tão estanque.
  10.  # 70

Viva,

Entretanto, a instalação está practicamente concluída. Não tenho colocado aqui desenvolvimentos, que não tenho tido Internet. Mas, assim que possível, farei um apanhado de todo o processo.

Agora, estou no processo de validar a instalação e precisava de ajuda neste processo:
    - que verificações devo efectutuar?
    - como posso validar se todas as ligações ficaram bem feitas?

Obrigado

0.0215 seg. NEW