Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá, boa tarde!
    Vivo no 3º e último piso de um prédio. Todas as semanas tenho que limpar os tectos de casa pois estão cheios de humidade. Dado que a origem das infiltrações são no telhado do prédio, a quem me devo dirigir para a resolução do problema? Obrigada pela atenção. Marta Pires
  2.  # 2

    Marta,
    Explique-nos O QUE tem de limpar? O estuque dos tectos? O que têm?

    É que essa humidade pode ser derivada de condensações.
    O efeito de infiltrações sobre o estuque, que é «atravessado» pela água, é bem mais devastador e não se resolve com uma «limpeza».

    SE forem infiltrações, é fazer uma cartinha para a Administração do Condomínio.
    SE for condensação, depende... Quantos anos tem esse prédio?
    Luís
  3.  # 3

    Luís,
    o que tenho de limpar é o bolor, reflexo da humidade, que se verifica por toda a casa.
    Obrigada pela sua atenção.
    Marta
  4.  # 4

    AH! Esqueci-me de lhe dizer que o prédio tem 30 anos!!!!
  5.  # 5

    Marta,
    Este assunto é muito discutido aqui no forum (faça uma PESQUISA sobre «humidade»).

    Se é mesmo bolor - que é uma planta transparente que anda pelo ar, e se reproduz muito rapidamente quando há mais humidade - aquilo que você vê, provavelmente, são pintinhas pretas, que é o que o bolor deixa quando pousa numa parede e morre. Geralmente, os pontos onde se acumula o bolor é onde há mais humidade (e frio, o ar parado, etc. etc.).
    Esta pode vir de duas situações:
    1. infiltração - e neste caso o estuque estará bastante estragado, solto, mole
    2. condensação - por as paredes/tectos estarem demasiado frios fazendo com que a humidade da casa condense.

    Mais uma vez lembro que este ano tem sido um pouco mais frio e humido que o habitual. Aqui por Lisboa tivemos muitos dias seguidos com temperaturas minimas abaixo dos 10C e teores de humidades acima dos 93%, o que poderá ter aumentado este fenómeno de condensações nas paredes mais frias e "pontes térmicas".

    Verifique primeiro esta hipótese (de a humidade que tem dentro de casa ser provocada por si) antes de se assanhar contra o administrador do condomínio. :-)

    Neste caso, a solução é aumentar o isolamento térmico da cobertura mas, para isso, temos de saber que tipo de cobertura o seu prédio tem.
  6.  # 6

    Boa tarde Luis.
    Vou aceitar a sua sugestão e fazer uma pesquisa. Na verdade vim para por acaso a este fórum porque foi afixada ontem à entrada do prédio uma convocatória para uma reunião de condóminos. Não tenho intenção de provocar reacções menos simpáticas com os restantes condóminos :)
    O que vejo são as ditas pintinhas pretas, poucas nas paredes e imensas nos tectos. Há duas paredes, ao lado de janelas, onde a tinta "estala" como uma camada ou então forma-se uma "bolsa de ar" na parede. Há duas paredes que, nos piores dias, ficam molhadas, mas os maiores problemas vejo-os no tecto.
    A casa situa-se no Barreiro e, portanto, entendo a sua explicação relativamente às temperaturas baixas...mas a verdade é que no ano passado também se verificou a mesma situação.
    Tenho o cuidado de arejar todos os dias a casa e recorro ao desumidificador.
    Já dei uma espreitadela :) para o interior do telhado e o que vejo são só telhas :) e "ripas" de madeira :)
    Muito obrigada pela sua atenção e paciência em responder às minhas questões.
    Marta
  7.  # 7

    Marta,
    O mais certo é ter os dois tipos de problema: condensação de humidades nos tectos (pintas pretas), e infiltrações perto das janelas (as quais poderão "colaborar" no aumento do grau de humidade dentro de casa).

    Aparentemente tem um telhado em estrutura de madeira (tem a certeza que o prédio tem apenas 30 anos?). Está, possivelmente, na altura de fazerem uma revisão ao telhado para avaliar da necessidade de se efectuarem reparações e/ou melhoramentos.
    Lembre os outros condóminos que, no caso de haver problemas com o telhado, o seu apartamento será apenas o primeiro afectado... os deles serão logo a seguir (e com custos acrescidos).

    Um dos melhoramentos óbvios, será a melhoria do isolamento térmico.
  8.  # 8

    Luís,
    muito obrigada pelos seus esclarecimentos.
 
0.0140 seg. NEW