Iniciar sessão ou registar-se
    • nunoms
    • 20 janeiro 2014 editado

     # 1

    Boas,

    Gostaria obter um melhor rendimento no isolamento da minha casa.

    A casa tem paredes duplas com isolamento, janelas em alumínio com vidro duplo.
    O telhado tem vigas com abodadilhas em esferovite e por cima a telha.

    Tenho aquecimento central a lenha. O aquecimento fica ligado cerca de 4 a 5 horas, fico com a casa a uma temperatura de 17º/18º.

    De manhã a temperatura está nos 14º.

    Pensei em colocar uma manta de lã mineral no sótão com 120mm, acham que vai ajudar melhorar o isolamento?
  1.  # 2

    eu também perco 4º graus da noite para a manha
    (recuperador ligado das 18:30 ate 24:30)
  2.  # 3

    Colocado por: nunomsPensei em colocar uma manta de lã mineral no sótão com 120mm, acham que vai ajudar melhorar o isolamento?

    vai de certeza ajudar.
    se não usa o sótão, meta duas mantas de 60 mm cada uma.

    mais dicas só com mais informação sobre a envolvente da casa.
    • nunoms
    • 20 janeiro 2014 editado

     # 4

    meta duas mantas de 60 mm cada uma.

    Já me falaram nessa opção.

    Será melhor que colocar uma de 120mm?
  3.  # 5

    sim se colocar as duas mantas cruzadas e assim elimina parte das juntas
  4.  # 6

    Colocado por: nunomsento fica ligado cerca de 4 a 5 horas, fico com a casa a uma temperatura de 17º/18º.


    Mentira.
    O ar das divisões é que fica aquecido, daí o termómetro mostrar 17/18ºC.

    Durante o curto período em que tem o aquecimento ligado, o calor produzido espalha-se através do ar, mas está constantemente a ser absorvido pelas paredes/lajes e pelos objectos existentes na divisão. Como não chega a aquecer as paredes/laje/objectos, assim que deixa de produzir calor, o calor existente no ar, facilmente é absorvido pelos 3 items que se encontram a uma temperatura muito mais baixa.

    Experimente deixar o aquecimento estável nos 18ºC durante 2 dias seguidos e depois desligue e verá que não perderá tanta temperatura durante a noite, pois as paredes/laje/objectos estão a uma temperatura próxima da do ar e assim que deixar de produzir calor, estes 3 items não vão absorver o calor com a mesma rapidez com que o fariam se estivessem a 14ºC.


    Quanto maior for a diferença entre temperaturas entre 2 meios, mais depressa é feita a transferência de energia do meio mais quente para o mais frio.


    Quanto ao isolamento, particularmente na laje de tecto, só terá vantagens se mudar os hábitos de aquecimento.
    Se continuar a fazer o liga/desliga com 4 a 5h de aquecimento, não dá tempo para aquecer a laje, ao ponto de esta começar a emanar calor para o sótão, então obviamente que o isolamento não produzirá um efeito que se note muito.
    Agora se utilizar o aquecimento durante mais tempo, aí terá a laje quente e com o mínimo de transferência de calor para o sótão.
    Concordam com este comentário: Costa53
  5.  # 7

    Olá Filipeoliveira

    O que diz tem a sua lógica. Quanto mais tempo estiver a aquecer a casa mais quente vai ficar.

    É claro que para mim torna-se difícil ter o aquecimento todo o dia ligado. (Recuperador a lenha)

    É por isso que estou a pensar colocar o isolamento no sótão para melhorar o rendimento do aquecimento e não perder esse calor.
  6.  # 8

    Melhorará sempre alguma coisa. E tendo em conta o reduzido custo do investimento, acho que compensa sempre, como de resto já pôde comprovar no meu tópico.

    Mas o que tentei explicar é que mesmo com a lã por cima da laje, você em 5h gera aquecimento do ar que irá aquecer a laje. Mas será que é suficiente para que ela aqueça toda na sua espessura, de modo a que a barreira de isolamento da lã já faça o seu papel?

    É que mesmo colocando o isolamento haverão perdas de calor (mais baixas), que durante o tempo em que está desligado se calhar são suficientes para se dissipar o pouco que a laje aqueceu.

    É complicado de explicar, espero não ter feito confusão.


    Talvez alguém com mais conhecimento técnico de térmica e transferências de energia possa vir esclarecer melhor o seu caso.
  7.  # 9

    Sim, Filipe eu percebo onde quer chegar.

    De qualquer forma não perco nada ao colocar o isolamento.

    Quando colocar o isolamento (talvez para Fevereiro), eu coloco aqui os resultados.
  8.  # 10

    Perder nunca perde e tem sempre a ganhar. :)

    Ficamos à espera desses resultados!
 
0.0165 seg. NEW