Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia a todos,

    Tenho acompanhado muitos tópicos deste forum e que me têm tirado muitas dúvidas (e também acrescentado algumas), já que estou a avaliar a aquisição de uma moradia que terá que ser completamente remodelada.

    Hoje ao fazer uma consulta de facturas da EDP, verifiquei a existência deste novo serviço, como verifiquei que ainda não existe nenhuma discussão sobre o mesmo, resolvi colocar aqui para os interessados.
    http://energia.edp.pt/redy

    Aqui fica a minha primeira participação.
  2.  # 2

    Pergunta para os conhecedores do tema, é possível obter uma solução semelhante com custos mais baixos (e logo sem mensalidades)?
    -Controlo de consumos por circuito e/ou tomada;
    -ligar/desligar remotamente;
    -Perfis de consumo (para comparação de tarifário mais indicado).
  3.  # 3

    Colocado por: Paulonst-Controlo de consumos por circuito e/ou tomada;
    -ligar/desligar remotamente;
    -Perfis de consumo (para comparação de tarifário mais indicado).


    sim é possivel
    basta meter um medidor de consumos em cada um dos circuitos que quer monitorizar.
    para ligar e desligar remotamente também há varias soluções... estou a lembrar-me por pexemplo do Cloogy
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Paulonst
  4.  # 4

    Colocado por: PaulonstPergunta para os conhecedores do tema, é possível obter uma solução semelhante com custos mais baixos (e logo sem mensalidades)?
    -Controlo de consumos por circuito e/ou tomada;
    -ligar/desligar remotamente;
    -Perfis de consumo (para comparação de tarifário mais indicado).


    Há muitas muitas soluções deste tipo (domótica), sem pagar mensalidade. Geralmente para ter app e controlar por smartphone é preciso um hub.
    Exemplo: smartthings.com (e depois é procurar modulos para cada elemento especifico, que suportem o protocolo z-wave).

    Ou os produtos da belkin:

    http://www.belkin.com/us/Products/home-automation/c/wemo-home-automation/

    cumps,
    http://valtores.wordpress.com
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Paulonst
  5.  # 5

    Colocado por: PaulonstPergunta para os conhecedores do tema, é possível obter uma solução semelhante com custos mais baixos (e logo sem mensalidades)?

    Sendo um pouco irónico!

    Será que é possível encontrar uma mais cara?

    Só com algum esforço.

    A EDP no seu melhor....
    Concordam com este comentário: valtores
  6.  # 6

    Alguém pode sugerir empresas (talvez por MP para não transgredir as regras do forum) que façam instalação deste tipo de soluções e onde se possa obter um orçamento?
  7.  # 7

    Colocado por: PaulonstAlguém pode sugerir empresas (talvez por MP para não transgredir as regras do forum) que façam instalação deste tipo de soluções e onde se possa obter um orçamento?


    Paulo, isto são sistemas tão simples que não creio que justifique meter empresas aqui pelo meio. Geralmente levam o couro e o cabelo, por um sistema simples de instalar (às vezes é só mudar a tomada e pronto).

    Veja acima os da belkin que parecem boa solução, ou os da cloggy recomendado pelo Fernando.

    cumps,
    http://valtores.wordpress.com
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Paulonst
  8.  # 8

    Agradeço as participações.

    Se pretender ir com a solução mais um pouco mais longe e aproveitando no meu caso que vou ter uma nova instalação eléctrica, querendo soluções como abertura/fecho de estores, controlo climático por exemplo, sensores de presença, etc...
    Será mais indicada uma "instalação de raíz" e com cablagem?
  9.  # 9

    Colocado por: PaulonstSe pretender ir com a solução mais um pouco mais longe e aproveitando no meu caso que vou ter uma nova instalação eléctrica, querendo soluções como abertura/fecho de estores, controlo climático por exemplo, sensores de presença, etc...
    Será mais indicada uma "instalação de raíz" e com cablagem?


    claro que sim.
    aí acho que o melhor é passar para o papel exactamente o que pretende.
    arranjar um amigo que seja eng.º electrotecnico que lhe faça um bom projecto, e depois pedir cotações.
    •  
      FD
    • 21 janeiro 2014

     # 10

    Colocado por: PBarataSendo um pouco irónico!

    Será que é possível encontrar uma mais cara?

    Só com algum esforço.

    A EDP no seu melhor....

    Lembra a Galp há uns anos, quando nos queria vender uma nova forma de pagamento para o carro e cobrar uma mensalidade para podermos pagar por débito directo na conta bancária sem termos que ir à caixa...
  10.  # 11

    Desligue o standby, desligue as luzes quando não está ninguém, lâmpadas economizadoras, eletrodomésticos de categoria A ou A++.

    Menos gadgets, menos iphones, menos internet.

    A poupança não está em sistemas de monitorização e tretas dessas. De que adianta monitorizar se não consegue mudar de hábitos? Isto não é uma ciência, as soluções são fáceis são conhecidas e estão ao alcance de todos.
    Falta é VONTADE, e depois inventam-se aparelhometros para as pessoas se iludirem.

    A poupança está nas pessoas e na utilização racional e consciente. Eduque os que estão em sua casa (incluindo a si próprio) para a poupança energética e ela aparece.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Paulonst
    •  
      FD
    • 21 janeiro 2014 editado

     # 12

    Eu até acho que o produto tem vantagens e faz sentido mas, não é por 5,9€/mês e 99€ de "adesão" (o que normalmente quer dizer que não compramos nada, alugamos) e se calhar +IVA.
    Por 1€ ou 2€ mês, sem custo de adesão mas comprando o equipamento, e desde que a utilização a 100% não ficasse dependente deles (estilo os alarmes da Securitas) ainda era capaz de experimentar.

    O problemas destas empresas de serviços é que pensam que podem aplicar as mesmas margens que têm em serviços indispensáveis (energia, água, etc.) em serviços totalmente dispensáveis.
  11.  # 13

    Bom dia a todos,

    Nos últimos meses tenho testado vários sistemas idênticos, deixo aqui os meus comentários, por ordem de aquisição:

    1- Display de energia, por pinças, básico mas eficaz da Chacon, adquirido no Portal EuroX10 http://www.eurox10.com/Product/Energy/EnergyMeasurement/54385.htm
    Talvez por ser o primeiro, teve bastante impacto no consumo geral da casa, pois permitiu-me ficar a conhecer o que gasta e como gasta. Tem uma função particularmente interessante que é um besouro quando ultrapassa determinado valor de consumo instantâneo. Como tenho uma potência contratada muito baixa, esta funcionalidade é muito útil, para evitar que o quadro “dispare”.

    2- Monitor de energia e tomadas da Current Cost http://www.currentcost.com/product-envi.html
    Funciona e permite ter o consumo geral vs individualizado por tomada. O monitor tem a informação necessária, a preto e branco. No entanto, tive problemas de alcance entre o contador da EDP e a gateway.

    3- Monitor de energia e tomadas da GEO http://store.greenenergyoptions.co.uk/Ensemble-Colour-electricity-display-active/dp/B00BNDBFQG
    O mais “sexy” dos 3 produtos. Monitor a cores, excelente alcance e rigor nas medições. É possível controlar as plugs local e remotamente. Peca por ter uma aplicação online muito básica

    Dito isto, o meu entusiamos pelo sistema re:dy é grande. Espero para ver se todas as funcionalidades anunciadas são de assim de facto. Já fiz o meu pré-registo e estou à espera de ser contactado.

    Abraços a todos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Paulonst
  12.  # 14

    Com base nas sugestões que aqui foram colocando, fui vendo e também encontrei uma outra que já havia sido mencionada no forum
    http://www.efergy.com.pt/

    Parece-me que tem soluções mais económicas.
  13.  # 15

    Viva,

    A Efergy é uma "brandização" da Chacon ou a Chacon é uma "brandização" da Efergy....

    O E2 2.0 | monitor de energia é exactamente o ECOwatt 850 com USB do EuroX10 http://www.eurox10.com/Product/Energy/EnergyMeasurement/54385.htm

    Também já vi os produtos da Chacom à venda no Aki e no Leroy Merlin.

    Cump,
  14.  # 16

    Se que poupar nos consumos em standby, tipicamente a televisão, vídeo, dvd, box, playstation... coloca isto http://www.efergy.com.pt/store/product.php?id_product=15~
    Na máquina de lavar roupa, coloca daqueles programadores horários de 10 euros...
    Passe a ferro e lave a loiça dentro das horas de vazio (se tiver bi-horário)
    No frigorifico ou arca não poupa nada (só se comprar outro).
    Na placa, forno, micro-ondas, etc... não poupa nada (a não ser que não use, ou aprenda a usar melhor)
    As luzes de teto, é ganhar o hábito de desligar quando não está ninguém e ir substituindo (à medida que fundem) por outras mais económicas.

    Estas são as soluções... Se já tem a solução para que serve a ferramenta de diagnóstico?
    Fica a saber a "curva de consumo", o que também não adianta para nada de substancial.

    É apenas um gadget sem nenhuma aplicabilidade prática numa residência.

    Se é só para se divertir, força.

    É COMO A PIADA DA CANETA:

    Quando a NASA iniciou o lançamento de astronautas, descobriram que as canetas não funcionariam com gravidade zero.
    Para resolver este problema, criaram um programa de investigação e uma década e uns milhões de dólares depois, conseguiram desenvolver uma caneta que escrevia com gravidade zero, debaixo d'água, em praticamente qualquer superfície incluindo cristal...
    Os russos utilizaram um lápis...
    • pjovp
    • 5 fevereiro 2015 editado

     # 17

    Re:Dy = Paga-se instalação, paga-se equipamento, tem período de fidelização, paga mensalidade, etc etc. Ridiculo!
    Bem vindo novamente ao Séc XX....

    Eu gastei €50 a comprar um medidor de energia. Tomei conhecimento dos meus hábitos de consumo em poucos dias e passado 1 mês já só é utilizado para sabermos os consumos diários, por curiosidade. Ok, como o monitor está na cozinha, estamos sempre a olhar para o consumo total em tempo real e de certa forma controlamos os excessos. É simples, bom, eficiente e barato

    Barato, sem fidelizações e muito menos sem mensalidades.

    Falando por experiência própria e na óptica de pura redução dos consumos e na tentativa da obtenção de uma eficiência energética, chamo para a atenção que estas coisas só interessam, verdadeiramente, nas primeiras semanas. Depois de devidamente consciencializados para os hábitos de consumo, estes aparelhos deixam de ser uma necessidade e passam a ser uma chamada de atenção.

    Eu só encontro uma mais valia do sistema da EDP face a um simples medidor de energia, que é o facto de se poder controlar tomadas, luzes etc. No entanto existem opções no mercado que custam tanto ou menos, mas não obrigam a fidelizações e mensalidades, que é no mínimo ridículo para o serviço proposto, já para não dizer que é uma assalto àqueles menos informados.
    Concordam com este comentário: valtores
  15.  # 18

    Eu tenho, já há uns 3 anos, um Delta Meter da ABB para KNX.

    Custou-me pouco mais de 100€ e serve três funções:

    1 - Controlar o meu consumo, quer total quer imediato
    2 - Como tenho uma potência contratada relativamente baixa, avisar-me quando o consumo instantâneo for alto, para evitar o disparo do geral.
    3 - Controlar o que a EDP cobra.

    Posso visualizar os dados no próprio contador, no pc, no telemóvel, em qq lado. Sei quanto já gastei e quanto vou pagar no fim do mês se continuar assim.
      abb_knx_meter.JPG
  16.  # 19

    Colocado por: MikeMelgaEu tenho, já há uns 3 anos, um Delta Meter da ABB para KNX.

    Custou-me pouco mais de 100€ e serve três funções:

    1 - Controlar o meu consumo, quer total quer imediato
    2 - Como tenho uma potência contratada relativamente baixa, avisar-me quando o consumo instantâneo for alto, para evitar o disparo do geral.
    3 - Controlar o que a EDP cobra.

    Posso visualizar os dados no próprio contador, no pc, no telemóvel, em qq lado. Sei quanto já gastei e quanto vou pagar no fim do mês se continuar assim.
      abb_knx_meter.JPG


    é mono ou trifasico?
  17.  # 20

    Colocado por: sergyioé mono ou trifasico?


    Há modelos mono e trifásicos. O meu é mono.
 
0.0200 seg. NEW