Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

Colocado por: fox88Boa noite

Alguém já simulou no portal das finanças o IRS c/ rendas englobadas ou não? A mim dá-me valores muito diferentes. Se englobar as rendas tenho direito a receber 500€. Se não englobar as rendas tenho direito a receber 1900€.
    Alguém pode explicar porque isto acontece? Ou estarei a fazer algo de errado?
    Obrigado
    cump

foz, tem de analisar é a taxa de IRS que se aplica a cada situação e não o valor que dá.

Assim à primeira vista, se englobar, vai subir o seu escalão. As rendas de 28% irão passar para 37 ou 45%. Se não englobar, paga 28% sobre as rendas e sobre os outros rendimentos deve ficar em 14.5%, pela disparidade que apresenta
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fox88
    • tpg
    • 3 maio 2014

# 62

Boa tarde fox88
    A disparidade entre os valores com e sem englobamento é muito grande.
    Com englobamento tenho de pagar 2090€ sem englobamento recebo 1249€!!! Fiz as duas simulações, mas no entanto não posso optar pelo englobamento,pq não solicitei ao banco os respectivos doc(s). A simulação foi feita no portal das finanças, penso ser fiável. Será a 1ª vez que vou receber IRS!!!
    Esta situação causa-me alguma estranheza pq no programa facultado pela deco IRX a simulação (sem englobamento) deu um resultado a pagar de 2091€!!!

Se alguém puder ajudar agradeço.
    • fpc
    • 3 maio 2014

# 63

Colocado por: tpgBoa tarde fox88
    A disparidade entre os valores com e sem englobamento é muito grande.
    Com englobamento tenho de pagar 2090€ sem englobamento recebo 1249€!!! Fiz as duas simulações, mas no entanto não posso optar pelo englobamento,pq não solicitei ao banco os respectivos doc(s). A simulação foi feita no portal das finanças, penso ser fiável. Será a 1ª vez que vou receber IRS!!!
    Esta situação causa-me alguma estranheza pq no programa facultado pela deco IRX a simulação (sem englobamento) deu um resultado a pagar de 2091€!!!

Se alguém puder ajudar agradeço.

Passa-se algo semelhante comigo. Até estou desconfiado que o simulador não tem em conta os rendimentos prediais, pois dá-me sempre os mesmos valores. Apenas registou alterações quando introduzi uma renda com retenção na fonte. Aí o valor a receber aumentou cerca de 1000€, quase o valor da retenção...
  2.  # 64

Colocado por: tpgA disparidade entre os valores com e sem englobamento é muito grande.
    Com englobamento tenho de pagar 2090€ sem englobamento recebo 1249€!!

Não "pode" estar correcto. Tem de haver "gato". Uma diferença de mais de 3 mil euros ... Tem a certeza de que fez tudo bem? Não se terá enganado ou omitido algo?
    Se quiser dizer-nos os valores que introduziu (rendas e os outros rendimentos) talvez possamos dar mais certezas.
    • fpc
    • 4 maio 2014

# 65

Colocado por: JOCOR

Não "pode" estar correcto. Tem de haver "gato". Uma diferença de mais de 3 mil euros ... Tem a certeza de que fez tudo bem? Não se terá enganado ou omitido algo?
    Se quiser dizer-nos os valores que introduziu (rendas e os outros rendimentos) talvez possamos dar mais certezas.

Também estou convencido que algo não está bem com o simulador
  3.  # 66

Será com o simulador ou consigo a interpretar mal alguma coisa?

Já fiz umas dezenas de IRS's este ano e em questões de simulações a coisa funcionou sempre...

Está a utilizar o pré-preenchimento e posterior correcção ou está só a inserir os seus dados?
    • fpc
    • 4 maio 2014

# 67

Colocado por: El_58Será com o simulador ou consigo a interpretar mal alguma coisa?

Já fiz umas dezenas de IRS's este ano e em questões de simulações a coisa funcionou sempre...

Está a utilizar o pré-preenchimento e posterior correcção ou está só a inserir os seus dados?

No meu caso estou a utilizar a declaração pré-preenchida que está de acordo com os meus dados. Em relação às rendas a declaração não tem dados pré-preenchidos. À medida que vou introduzindo os dados e fazendo simulações, o valor que em princípio irei receber é sempre o mesmo. E quando introduzo um renda com retenção no fonte de 1800€, o valor a receber aumenta cerca de 1000€
  4.  # 68

Quer então dizer que você regista cerca de 6.500 euros de receitas com a renda e a retenção na fonte de 1.800 euros (28%)

Qual é a sua taxa final de imposto? Certamente que ficará na taxa de 14.5%, depois dos coeficientes conjugais e deduções do agregado familiar...

Não estranho as suas simulações. Devem estar correctas.

Em relação ao TPG, que postou antes de si, é que tenho grandes dúvidas...
    • fpc
    • 4 maio 2014

# 69

Registei 10500€ de rendas. A retenção na fonte essa sim foi 1800€. Oxalá esteja correta a simulação. Vou bater o meu recorde de valores devolvidos pelo fisco...
  5.  # 70

Então isso quer dizer que nem todas as rendas tiveram retenção na fonte.

Erro de interpretação meu, mas não é grave para o assunto.

Volto a referir o meu post anterior em que não estranho a sua simulação.
  6.  # 71

Boas

No meu caso NÃO há retenções na fonte
  7.  # 72

Colocado por: fox88No meu caso NÃO há retenções na fonte

Colocado por: fox88Se englobar as rendas tenho direito a receber 500€. Se não englobar as rendas tenho direito a receber 1900€.

Não conhecendo nós os valores introduzidos não posso "jurar" que seja erro, mas PARECE erro. São mais 1.400 euros e devia pagar imposto sobre as rendas ... Acredito que haja erro, mas ... Não quer dizer quais são os valores introduzidos?
    • fpc
    • 4 maio 2014

# 73

Já fiz uma simulação num outro simulador que não o das finanças e dá-me valores completamente diferentes e que acho que se aproximam da minha situação real. Isto leva-me a concluir que o simulador das finanças não está a funcionar bem.
  8.  # 74

Na minha modesta opinião, o simulador das finanças é o oficial. E não é simulador nenhum. É o software de recolha que faz as contas/simulação tal e qual são feitas pelo fisco...

Se algum está 100% correcto é o das finanças...
    • fpc
    • 4 maio 2014

# 75

Pois, aguardemos...
    • psap
    • 5 maio 2014 editado

# 76

Boa noite

estou com a mesma situação do user fox88.

Optando por englobar tenho a receber uma verba residual, não englobando o valor a receber sobe bastante. Parece-me que a simulação não está a considerar o pagamento dos 28%.

Não englobando o pagamento deveria ser efetuado neste momento (IRS) correto?
  9.  # 77

Fiz um teste com o simulador:

Rendimentos Cat A - 10.000.00 - Retenção - 700.00 e Tsu - 1.100.00 (solteiro e unico titular)
    Rendimentos Cat F - 10.000.00 - Retenção 0.00

Depois de andar a martelar com engloba e não engloba, confirmo que efectivamente não estão a ser calculados os 28% de tributação autónoma nas simulações.

Para acharem o valor no não englobamento, bastará calcular 28% das rendas e adicionar, ou subtrair, ao resultado so simulador. Ficará um valor muito perto do valor final...

Espero bem que corrijam esse bug brevemente, antes que a malta gaste o IRS nas férias e depois tem surpresas nas notas de liquidação que devem começar a caír em Junho/Julho...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fpc
    •  
      FD
    • 5 maio 2014

# 78

Não sei se leram isto mas, quando estão no ecrã do simulador, cliquem no botão "Informação adicional" para verem este "aviso".

Informações
    A aplicação de simulação de cálculo do IRS não simula as seguintes situações:
    - O tratamento de rendimentos obtidos no estrangeiro;
    - O tratamento de perdas de anos anteriores da categoria G;
    - Rendimentos de propriedade intelectual 
    - O tratamento dos rendimentos dos contribuintes não residentes quando estes optam pelas taxas do art. 68.º do CIRS, ou pelas regras dos residentes do art.17.º A do CIRS;
    - O tratamento dos rendimentos dos contribuintes residentes não habituais;
    - A Tributação autónoma dos rendimentos da categoria E quando é efectuada a opção pelo não englobamento dos rendimentos;
    - A Tributação dos adiantamentos por conta de lucros – anexo D;
    - O cálculo do imposto relativo aos sujeitos passivos faltosos;
    A aplicação de simulação de cálculo do IRS simula mas não contempla:
    - O cálculo do mínimo de existência quando existem rendimentos de categorias diferentes da categoria A;
    - O cálculo da exclusão de tributação dos rendimentos agrícolas, quando inscritos no anexo C/D;
    - O enquadramento dos rendimentos da categoria B (como ato isolado / reg. simplificado) quando existem rendimentos das categorias E, F e G;
    - As componentes do imposto determinadas após o cálculo do imposto apurado, nomeadamente juros de retenção;poupança e os juros compensatórios a favor do Estado;
    - O cálculo dos juros com aquisição de habitação com acréscimo;
    - As despesas com computadores;
    - O cálculo da alienação onerosa de partes sociais e de micro e pequenas empresas;
    - O cálculo das deduções de acordo com o nº. 4 do artigo 78º do CIRS;
    - O cálculo da sobretaxa extraordinária relativa aos rendimentos provenientes da pré-reforma;
    - O cálculo dos lucros das categorias B e E pagos por entidade não residente com regime fiscal mais favorável (anexo D);
    pelo que os valores do cálculo poderão diferir dos efetivos valores da Liquidação.

Pode ser que as disparidades de que alguns falam estejam aqui contempladas.
  10.  # 79

cá em casa temos 39 mil a considerar para os impostos. e tenho mais 700 euros de renda. se englobar recebo menos.

a minha sogra com 3000 de pensao e com 2500 de rendas também perde se englobar.
  11.  # 80

Sim FD, já tinha lido. Mas não refere a categoria F. Daí deduzir ser BUG.

É referido:

A aplicação de simulação de cálculo do IRS não simula as seguintes situações:
    - A Tributação autónoma dos rendimentos da categoria E quando é efectuada a opção pelo não englobamento dos rendimentos;

Cat E - Capitais

Acaba por ser equivalente à Cat F, na forma de tributação autónoma.

0.0320 seg. NEW