Iniciar sessão ou registar-se
    • kote
    • 21 janeiro 2014 editado

# 1

Boas tardes.

Pretendo fazer 2 moveis para colocar nas minhas varandas para usos vários. Pretendia saber qual a madeira ideial para usar. Os moveis ficarão todo o ano nas varandas, expostos à luz solar e a alguma humidade no inverno (não apanham chuva directamente).

Estava a pensar usar pinho e depois pintar com esmalte. Mas tenho receio de o pinho empenar com o sol... Pensei também em usar aquela madeira trarada verde, mas não sei se a posso pintar com esmalte.

Sugestões?
    •  
      FD
    • 21 janeiro 2014

# 2

MDF.
  1.  # 3

Colocado por: FDMDF.

MDF só se for o hidrofugado!
  2.  # 4

Colocado por: kotesaber qual a madeira ideial para usar.

Ideal seria o contraplacado maritimo mas torna-se muito dispendioso para o fim que se destina.

Colocado por: kotempenar com o sol... Pensei também em usar aquela madeira trarada verde, mas não sei se a posso pintar com esmalte.

Pode usar é a solução mais economica mas em vez de esmalte apos uma passagem de lixa aplica verniz maritimo.
    Concordam com este comentário: carlosfbmanuel
  3.  # 5

mdf hidrofago esmaltado...
    • kote
    • 22 janeiro 2014

# 6

qual o preço médio ao m2 desse contraplacado maritimo?
  4.  # 7

se quer uma solução barata use aglomerado cru (não folheado). orle os topos com ripas de pinho pregadas se pretender um acabamento melhor. depois pinte.
    nao esqueça de passar primário/subcapa antes de esmaltar senão o acabamento nao fica bom.
    • kote
    • 22 janeiro 2014

# 8

Colocado por: gazebose quer uma solução barata use aglomerado cru (não folheado). orle os topos com ripas de pinho pregadas se pretender um acabamento melhor. depois pinte.
    nao esqueça de passar primário/subcapa antes de esmaltar senão o acabamento nao fica bom.

Ok. QUando diz primário/subcapa é tapa-poros?
  5.  # 9

Colocado por: koteOk. QUando diz primário/subcapa é tapa-poros?

Não o tapa poros é quando se aplica verniz a seguir.

A sub capa no fundo é o primario quando se aplica em seguida esmalte.
    • kote
    • 23 janeiro 2014

# 10

OK. Então entre o aglomerado cru e pinho qual o melhor para o efeito? pergunti isto porque tenho tábuas de pinho que poderia mandar cortar e aplainar à medida, pagando só esse serviço. Enquanto que o aglomerado teria de comprar tudo.
  6.  # 11

o aglomerado permite uma construção mais fácil porque não tem problemas de alteração dimensional com as diferenças de humidade.
    para construção em madeira maciça é preciso usar técnicas mais complicadas (ex usar travessas, couceiras e almofadas, ou tabuas macheadas com folgas para não curvarem qdo incham com a humidade).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: kote
    • kote
    • 23 janeiro 2014

# 12

ok. sendo assim devo usar o aglomerado. já agora qual a espessura indicada?
    • UP21
    • 23 janeiro 2014

# 13

Ipê
    Concordam com este comentário: PatSil
  7.  # 14

Colocado por: koteok. sendo assim devo usar o aglomerado. já agora qual a espessura indicada?

nao conhecendo a forma e as dimensões eu diria que para as partes estruturais 19, 22mm ou 25mm.
    para portas ou prateleiras com vao pequeno pode usar-se de 10mm a 15mm.
    a parte traseira pode ser de 6mm (acho q é a espessura minimo disponivel) ou entao uma placa de platex 4mm
    para simplificar pode usar a mesma espessura para tudo.

0.0113 seg. NEW