Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Tenho um armazém (onde guardo ferramentas eléctricas, ferragens, etc) com paredes simples executadas em bloco de cimento de 20.
    A parede levou reboco tradicional, por dentro e por fora.

Entretanto, o reboco sofreu algumas rachadelas, 0,5mm/1mm de espessura e neste Inverno, com tanto vento, a água acabou por conseguir entrar pela parede. Não corre a fio, mas tenho a parede molhada.

Para resolver esta questão, vou revestir exteriormente a parede com chapa perfilada, cor cinza para imitar a cor actual do cimento.

Pretendo ser eu a fazer o trabalho e antes de ir comprar o material gostava de me informar sobre as soluções existentes.

Sei que existem painéis de revestimento com isolamento térmico mas como pretendo apenas abrigar as paredes das intempéries vou optar pelas chapas simples.

Agora, dentro das chapas simples, existem diversos formatos, com muitas ondas, com poucas, chapas com mais espessura, com menos, etc...

E existem ainda os acessórios a utilizar que desconheço de todo, como os perfis metálicos, remates para esquinas, janelas, etc.

Assim, pedia-vos ajuda a identificar cada um destes componentes necessários ao revestimento de uma fachada de armazém com chapa metálica e saber que cuidados ter na escolha do material, no que à qualidade do mesmo concerne,

Obrigado desde já!

Cumprimentos
  2.  # 2

Deve utilizar o principio de fachada ventilada.

Deve certificar-se que a chapa resiste a eventuais corrosões com garantia do fornecedor.

Fixa perfil de aluminio nas paredes na horizontal de forma a criar um afastamento de 2/3 cm para o ar poder circular e aplica as chapas com parafusos/anilha em borracha ao perfil de aluminio.

Se possivel antes deste trabalho aplica uma membrana liquida preta (Flinkote) para não ser perceptivel a parede e impermeabilizar a mesma.

No fundo é como se utilizasse painéis fenólicos só que é em chapa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JoseBlino
  3.  # 3

Sr. Costa,

dispõe de fotografias que ilustrem detalhes de colocação? (Encontro apenas fotos de trabalhos já concluídos)

Entretanto, em pesquisa sobre tipos de materiais existentes, encontrei esta página onde é feita referência a :
    - dois "Tipo de protecção", "Galvanizado" e "Galvanizado-pré-lacado"
    - e depois a duas características de "Painel nervurado", "Espessura (mm)" e "Altura da onda (mm)"

O que é este "Tipo de Protecção", "Pré-lacado"?

E em relação à espessura da chapa e altura de onda, quais devem ser os critérios a utilizar para fazer a escolha?

Obrigado pela ajuda
  4.  # 4

Colocado por: JoseBlinoO que é este "Tipo de Protecção", "Pré-lacado"?

Traz o pré lacado se pretender lacar é só aplicar a lacagem que deve ser dado á pistola(no fundo é a aplicação de esmalte)

Mas no seu caso opte pela chapa galvanizada e dê-lhe uma metalização a frio e depois pode aplicar um esmalte para ferro a rolo, para evitar a corrosão.

Colocado por: JoseBlinodispõe de fotografias que ilustrem detalhes de colocação? (Encontro apenas fotos de trabalhos já concluídos)

Infelizmente não tenho, mas não tem nada que saber compra perfil em aluminio de cor zero de 1mm/ 5x2 e fixa horizontalmente procurando sempre destorcer com um fio para evitar que a chapa ao ser afixada não apresente muitas irregularidades.

Se verificar nesta página que apresenta fala em fachada ventilada precisamente o que já lhe tinha freferido.

E depois fixa a chapa com parafusos autoroscantes (cabeça de queijo) em inox para não enferujar aos perfis de aluminio.

Os perfis de aluminio pode fixar com tapites mas certifique-se se o reboco está rigido de forma a receber os tapites.

Entre o parafuso e a chapa coloca um vedante em borracha para que o parafuso não esteja em contato direto com a chapa.

Em baixo e em cima deixa uma folga para que o ar possa circular.

Colocado por: JoseBlinoE em relação à espessura da chapa e altura de onda, quais devem ser os critérios a utilizar para fazer a escolha?

A espessura tem que ser definida por si tenha em conta os ventos favoraveis ou desfavoráveis do local a espessura no meu ponto de vista devia ser no minimo 4/5mm porque se opta por uma chapa mais fina para alem do barulho com os ventos pode-se desprender.

Na fixação da chapa pode como alternativa fixá-la com arebites se o local for sujeito a actos de vandalismo, neste caso aconselho porque qualquer mão alheia com uma chave leva-lhe as chapas.

0.0117 seg. NEW