Colocado por: psantos2Sei que o proprietário tem que enviar uma carta registada a informar da venda, qual o valor, data da escritura,etc.
Colocado por: psantos2Mas se um dos vizinhos residir no estrangeiro e já não vem a Portugal à muito tempo, como avisar?Existe obrigatoreidade de enviar carta para o estrangeiro?
Colocado por: danobregaSó há lugar a preferência se o terreno for para uso agrícola que duvido que seja o caso.
Artigo 1381.º
(Casos em que não existe o direito de preferência)
Não gozam do direito de preferência os proprietários de terrenos confinantes:
a) Quando algum dos terrenos constitua parte componente de um prédio urbano ou se destine a algum fim que não seja a cultura;
Colocado por: FDa) Quando algum dos terrenos constitua parte componente de um prédio urbano ou se destine a algum fim que não seja a cultura;
Colocado por: danobregaSe o terreno comprado ou o terreno confinante que garante a preferência se destinar a algum fim que não seja a cultura, lá se vai a preferência.
Colocado por: danobregaÉ possível passar um bocado de um terreno para prédio urbano?
Colocado por: FDÉ.
Colocado por: FDa) Quando algum dos terrenos constitua parte componente de um prédio urbano ou se destine a algum fim que não seja a cultura;
Colocado por: danobregaSe quiser comprar um terreno para construir (finalidade), basta-lhe mudar primeiro uma parte para urbano para eliminar o direito a preferência.
Colocado por: danobregaNão me parece que a intenção da lei seja dar preferência de compra a situações onde o que escolhe preferir compra "porque sim". Terá de comprar para aumentar a sua área de cultura. E deveria fazer prova que já faz cultura no seu terreno e assim pretende usufruir de uma maior área contigua para beneficiar do efeito de escala. Suponho que seja essa a intenção do legislador.
Colocado por: psantos2Não o artigo nas finanças é só um .
Para além de eu ser confinante existem mais três pessoas que também são.
Sei que o proprietário tem que enviar uma carta registada a informar da venda, qual o valor, data da escritura,etc.