Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Estas tem sido semanas complicadas para quem está a construir ;-)

    Como preciso de pedir um pequeno empréstimo, provavelmente de 40 a 50 mil, estou a fazer o trabalho de casa...

    Fiz um levantamento dos spreads praticados pela Banca, num cenário de crédito de construção, com os seguintes dados:

    Valor Avaliação: 350000
    Valor Empréstimo: 100000
    Anos: 25

    Os spreads que consegui até agora nas simulações foram:
    BBVA : 5%
    Banif (Online) : 5%
    BES (Online) : 4.5%
    CGD : 4.3%
    Deutsche Bank : 3.85%
    Crédito Agrícola Online : 3.77%
    BCP : 3.75%
    Santander Totta (Online) : 3.75%
    Banco Popular : 3.5%
    BPI : 3.4%

    Das conversas que tive, alguns apontamentos a reter:

    1-O Banco Popular oferece um spread de 2.75% com TLV < 60% e empréstimo superior a 150.000€. O Banco baixa o spread com a baixa do TLV
    2-O BCP e CGD são bancos onde trabalho regularmente, pelo que as condições podem ser mais especiais (embora na CGD tenha sido antendido com a antipatia do costume, como se de um ET se tratasse)
    3-Os custos a ter são uma fatia muito significativa, com variações importantes entre os Bancos

    Algumas perguntas que me assolam:

    1-Em função do truque do Banco Popular, que outros truques poderão andar por aí?
    2-Em função destes custos, dos Impostos de Selo, e mais taxas e taxinhas, estão à procura de alternativas de financiamento. O financiamento pessoal pode ser uma alternativa, pois conseguiria pagar em 2 anos. Todavia, as taxas de juro são naturalmente desmotivantes. Alguém sabe o melhor que conseguiria nesta vertente, e custos associados?

    António
    Estas pessoas agradeceram este comentário: danobrega
  2.  # 2

    São spreads muito alto, se houver uma subida da Euribor como será natural passa a ter uma taxa de juros altíssima. Alternativas? Esperar e ver o que dá o futuro...
    Concordam com este comentário: Sabrina
  3.  # 3

    Hoje andei nessa fase...
    O Deutsche Bank está com uma promoção neste momento de -0.7. Ficaria 3.3 para fora de Lisboa, Sintra ou Cascais (TLV<50%). Para estas é um pouco menor.
    No santander informaram-me que este mês não tinham previsto verba para auto-construção mas ficaram de confirmar.
    No BPI, como cliente "fiel" propuseram 3.7, o que foi um abuso tendo em conta o meu historial com este banco.
    Depois de ler o seu post, amanhã vou ao Banco Popular.
  4.  # 4

    Para 50% do capital emprestado, tive isto:


    Spread TAER
    Barclays Ago-13 3,00% 4,41%
    CGD Ago-13 4,35% 5,64%
    Millenium BCP Ago-13 4,25% 5,69%
    BPI Ago-13 3,00% 5,29%
    Deutch Bank Ago-13 3,10% 4,35%
    Montepio Ago-13 3,30% 4,90%
    BBVA Ago-13 5,00%
    Banco Popular Ago-13 3,50% 5,48%
    Crédito Agrícola Ago-13 6,97%


    minusculasminusculasminusculasminusculasminusculas
  5.  # 5

    Cuidado com o Banco Popular, é tudo muito bonito de inicio mas ao primeiro problema puxam-nos o tapete....
  6.  # 6

    Colocado por: danobregaPara 50% do capital emprestado, tive isto:


    Spread TAER
    Barclays Ago-13 3,00% 4,41%
    CGD Ago-13 4,35% 5,64%
    Millenium BCP Ago-13 4,25% 5,69%
    BPI Ago-13 3,00% 5,29%
    Deutch Bank Ago-13 3,10% 4,35%
    Montepio Ago-13 3,30% 4,90%
    BBVA Ago-13 5,00%
    Banco Popular Ago-13 3,50% 5,48%
    Crédito Agrícola Ago-13 6,97%


    minusculasminusculasminusculasminusculasminusculas

    Avançou com algum deles? Já agora, de que zona do País é?
  7.  # 7

    Colocado por: antoniolxAvançou com algum deles? Já agora, de que zona do País é?


    Não, fui só apalpar terreno. A construção será no concelho de Sintra, os bancos que andei a investigar alguns eram do conselho de Lisboa outros de Oeiras, outros de Sintra.
  8.  # 8

    Já agora tenham cuidado com os spreads. Os seguros de vida e habitação variam MUITO, olhem para a TAER. Reparem que o Deutch bank acabava por ser o que tinha a mensalidade mais baixa, mesmo sem o spread mais baixo. E o BPI apesar de ter o spread mais alto, tinha os seguros muito caros o que implicava uma TAER bem mais alta.
  9.  # 9

    Colocado por: antoniolxFiz um levantamento dos spreads praticados pela Banca, num cenário de crédito de construção, com os seguintes dados:
    Colocado por: antoniolxAnos: 25

    Colocado por: antoniolxO financiamento pessoal pode ser uma alternativa, pois conseguiria pagar em 2 anos.
    Se pode pagar um crédito pessoal de 50K em 2 anos porque pede simulações aos bancos a 25 anos?
    Porque não pede o mínimo de tempo ao banco?
    Menos tempo, menos spread (em teoria), menos gastos...
    Assim pode comparar se, pode pagar a prestação nesse tempo, e quanto perde a mais numa situação do que noutra...
    • eu
    • 23 janeiro 2014

     # 10

    Colocado por: danobregaJá agora tenham cuidado com os spreads. Os seguros de vida e habitação variam MUITO, olhem para a TAER

    Confirmo esta questão. Eu tenho spread de 0,3%, mas os seguros de vida são tão altos que levam a TAER para cerca de 3%.

    Felizmente, indexei os seguros de vida ao valor em dívida, porque senão, o spread de 0,3% seria muito enganador...
  10.  # 11

    Colocado por: mafgod
    Se pode pagar um crédito pessoal de 50K em 2 anos porque pede simulações aos bancos a 25 anos?
    Porque não pede o mínimo de tempo ao banco?
    Menos tempo, menos spread (em teoria), menos gastos...
    Assim pode comparar se, pode pagar a prestação nesse tempo, e quanto perde a mais numa situação do que noutra...

    Boa questão! Pura e simplesmente pensava que eles nem sequer encaixavam períodos tão curtos no crédito à habitação.
    Acontece que para um prazo curto, o sobrecusto das comissões, análises, impostos selo, e mais algumas coisas, se torna muito significativo... Daí estar de mente aberta!

    Agora, essa parte da teoria não bate sempre certo. Como dei o exemplo do Banco Popular, ele empresta a um spread muito menor, se emprestar mais!
  11.  # 12

    Colocado por: danobrega

    Não, fui só apalpar terreno. A construção será no concelho de Sintra, os bancos que andei a investigar alguns eram do conselho de Lisboa outros de Oeiras, outros de Sintra.

    É interessante os valores de spreads que refere! O que me foi transmitido é que os spreads têm estado estáveis nos últimos meses, mas nenhum me referiu que tinham subido...

    Já agora, no seu caso de 50% de LTV, qual foi o pedido de empréstimo que solicitou?
  12.  # 13

    Colocado por: antoniolxJá agora, no seu caso de 50% de LTV, qual foi o pedido de empréstimo que solicitou?


    Bué da guito. :)
    • tnjp
    • 23 janeiro 2014

     # 14

    O financiamento pessoal pode ser uma alternativa, pois conseguiria pagar em 2 anos.


    Se consegue pagar o empréstimo em 2 anos, porque não poupa durante esses dois anos e avança com a construção após este período? Era o que eu faria, não necessitava de bancos para nada, deixava de pagar juros absurdos, livrava-me de um encargo para o resto da vida (no meu caso) e deixava de viver no fio da navalha, rezando todos os dias para que a euribor não suba! É que esses spreads já são absurdos e se pensarmos numa subida da euribor para os 2% ou 3%...
    •  
      FD
    • 23 janeiro 2014 editado

     # 15

    Hmmmm... e quem não presta muita atenção a estes números, será que, mais uma vez, percebe bem o que está a fazer ao contratar estes créditos?
    Isto é um bocado déjà-vu...
  13.  # 16

    Colocado por: FDHmmmm... e quem não presta muita atenção a estes números, será que, mais uma vez, percebe bem o que está a fazer ao contratar estes créditos?
    Isto é um bocado déjà-vu...


    • eu
    • 23 janeiro 2014

     # 17

    O George Carlin dizia grandes verdades.
  14.  # 18

    Boas,

    andei ultimamente a fazer a mesma pesquisa e cheguei à conclusão que os créditos estão proibitivos e desmotivadores.. principalmente para construção, para quem tem de pagar renda enquanto constrói, pois acumular renda+prestação é um encargo muitas vezes incomportável! A par de que, tendo adquirido terreno com capital próprio e uma vez incumprido o crédito, poderá o banco accionar a hipoteca sobre o terreno, não obstante ter apenas até então (a título de exemplo) emprestado 10% do capital. Grande negócio para o banco!!!

    Conclusão: esperar e amealhar. No entretanto poderão verificar-se agradáveis alterações na concessão de créditos (mas nunca aos níveis de há 5 anos..) A desvantagem no cenário de pagamento sem recurso a financiamento é ficar praticamente sem liquidez, uma vez que a velha história do "ir fazendo conforme as possibilidades" está vedada por lei.. Não se pode ter o melhor dos 2 mundos...
  15.  # 19

    Para as mensagens anteriores, algumas respostas:

    1-O Investimento que estou a fazer é em contra-ciclo, é verdade! Para mim, fui amealhando ao longo dos últimos anos, e isso permite-me agora avançar.
    2-O LTV é muito baixo no meu caso, inferior a 20%
    3-A evolução futura é de taxas Euribor relativamente baixas, pelo menos 2 a 3 anos. É nesse período que tenciona fazer o pagamento, mesmo que para isso tenha de pagar 0.5%.

    É preciso todos percebermos que o que está errado no crédito à habitação, foram os spreads inimagináveis de há uns anos atrás. Eles não vão repetir-se...

    Ganha-se por um lado, perde-se por outro!
    Concordam com este comentário: drodrigues
  16.  # 20

    Há 20 - 30 anos atras a taxa de juro era de 20 a 30%, os bancos no máximo emprestavam 70% do valor da casa, os ordenados eram mais baixos e vendiam-se mais casas do que hoje
 
0.0217 seg. NEW