Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia

    Descobri este fórum à algum tempo, e deixem-me dizer que os comentários que voçês fazem são algo de muito, mas mesmo muito bom e enriquecedor. Quem realmente está a pensar construir/remodelar ou tem um outro problema com a sua casa, este fórum é o sitio ideal para se esclarecer. É isso que eu pretendo fazer, esclarecer-me, não deixando de parte a possibilidade de deixar também as minhas possiveis ajudas. Não estou relacionado com a construção, mas estou ligado às telecomunicações (rede fixa e rede móvel no que diz respeito a prestação de serviços) com experiencia em alguns paises europeus.
    Pois é, chegou a altura de pensar em construir a minha casa (o investimento de 1 vida) e realmente estou um bocado indeciso relativamente ao tipo de construção. É verdade que tanto eu como a minha mulher gostamos de ver uma casa em granito amarelo, mas a diferença de orcamento (cerca de 20 000€ só no tosco) pode-nos obrigar a pensar bem o investimento que vamos fazer.
    Algum de vós me poderia dar informações sobre a construção em pedra, especialmente no que diz respeito a isolamento térmico e acustico, estabilidade, técnicas de construção. Na vossa opinião, e nesta fase não olhando para o orcamento, qual a melhor solução para construção? Em pedra ou tijolo.

    Obrigado
    •  
      FD
    • 16 fevereiro 2009

     # 2

    E tem quem construa a sua casa em pedra? É um tema interessante... e muito pouco habitual.
  2.  # 3

    Sim, tenho. Na zona onde habito existem algum empreiteiros que trabalham nas 2 configurações. Posso-lhe dizer que até já existem alguns especializados a construir em pedra. Existem algumas pedreiras na região que fornecem o granito em várias cores e nos tamanhos pretendidos.
  3.  # 4

    Colocado por: jaoc13...Algum de vós me poderia dar informações sobre a construção em pedra, especialmente no que diz respeito a isolamento térmico e acustico, estabilidade, técnicas de construção. Na vossa opinião, e nesta fase não olhando para o orcamento, qual a melhor solução para construção? Em pedra ou tijolo.

    Quando li isto estavam a passar na televisão imagens do interior do palácio dos duques de Bragança (Guimarães), e imaginei uma moradia com aquelas paredonas em pedra à vista. :-)
    Suponho que apenas se refere às paredes exteriores.
    Confesso que não tenho nenhuma experiência no assunto, pelo que a minha opinião pode estar enviesada.
    Dito isto, cá vai:
    Não tenho presentes os valores dos coeficientes de isolamento térmico e acústico da pedra, mas acabei de por a mão numa parede da minha casa (dupla, em tijolo, da fachada Poente, às 8h da manhã de Fevereiro) e está morna. Não me lembro de alguma vez ter tocado numa parede em granito que estivesse morna.
    Isto poderá querer dizer que a pedra é será mais desconfortável no Inverno e mais confortável no Verão (seria assim como colocar tijoleira no pavimento).

    Uma coisa de que não se tem aqui falado é que está estudado que, em casas com (o ar a) igual temperatura, o nosso corpo reage à radiação emitida pelas paredes, pelo que, normalmente, sentiremos menos conforto numa sala em que as paredes estejam mais frias.

    Como, ao que parece, gastamos muito mais energia a climatizar as casas no Inverno...

    Por outro lado, nas paredes em pedra temos o problema da abertura de roços para passagem de canos, tubos, etc. (para tomadas, pontos de luz, interruptores, etc.). Nada de inultrapassável, apenas mais trabalhoso.

    Agora, se você está a falar em fazer as paredes exteriores DUPLAS, sendo apenas o pano exterior em pedra e o pano interior em tijolo, força nisso!
    • jaoc13
    • 17 fevereiro 2009 editado

     # 5

    Quando li isto estavam a passar na televisão imagens do interior do palácio dos duques de Bragança (Guimarães), e imaginei uma moradia com aquelas paredonas em pedra à vista. :-)
    Suponho que apenas se refere às paredes exteriores.
    Confesso que não tenho nenhuma experiência no assunto, pelo que a minha opinião pode estar enviesada.
    Dito isto, cá vai:
    Não tenho presentes os valores dos coeficientes de isolamento térmico e acústico da pedra, mas acabei de por a mão numa parede da minha casa (dupla, em tijolo, da fachada Poente, às 8h da manhã de Fevereiro) e está morna. Não me lembro de alguma vez ter tocado numa parede em granito que estivesse morna.
    Isto poderá querer dizer que a pedra é será mais desconfortável no Inverno e mais confortável no Verão (seria assim como colocar tijoleira no pavimento).

    Uma coisa de que não se tem aqui falado é que está estudado que, em casas com (o ar a) igual temperatura, o nosso corpo reage à radiação emitida pelas paredes, pelo que, normalmente, sentiremos menos conforto numa sala em que as paredes estejam mais frias.

    Como, ao que parece, gastamos muito mais energia a climatizar as casas no Inverno...

    Por outro lado, nas paredes em pedra temos o problema da abertura de roços para passagem de canos, tubos, etc. (para tomadas, pontos de luz, interruptores, etc.). Nada de inultrapassável, apenas mais trabalhoso.

    Agora, se você está a falar em fazer as paredes exteriores DUPLAS, sendo apenas o pano exterior em pedra e o pano interior em tijolo, força nisso!

    Sim, estou a falar de apenas a parede exterior ser em pedra. Tem depois a caixa de ar e o isolamento e depois um outro pano interior em tijolo.

    cps
  4.  # 6

    sem duvida a pedra é muito melhor ke o tijolo, claro com o devido isolamento e caixa de ar.
    tb estou a construir uma em pedra amarela.e vale a pena o investimento.
  5.  # 7

    Colocado por: jaoc13Sim, estou a falar de apenas a parede exterior ser em pedra. Tem depois a caixa de ar e o isolamento e depois um outro pano interior em tijolo.

    Nesse caso, repito, força nisso! :-)
  6.  # 8

    Já agora, alguém me consegue dar o preço de construção só para a estrutura? A moradia é composta por cave(vou ter de escavar cerca de 1,5mt) com 200m2 em betão, primeiro piso com cerca de 240m2. A construção, como já referi é pano exterior em pedra amarela + caixa d'ar + isolamento + pano interior em tijolo. A zona de construção é na zona centro.

    Aproveito para deixar mais algumas questões:
    - A nivel de isolamento térmico, é preferivel utilizar estores ou portadas?
    - Se ajustar a construção da estrutura e depois fazer eu a adjudicação directa de canalizações, electricidade, madeiras, caixilharia a pequenas empresas familiares locais, posso faze-lo sem ter que ter alvará? Ou necessito sempre de ter o alvará de alguém disponivel? A ideia é fazer eu mesmo essa adjudicação directamente e depois contratar um empreiteiro para fazer o resto dos acabamentos (reboco, azulejos).

    Obrigado pela ajuda que me possam dar.
  7.  # 9

    em ke zona vai construir?
  8.  # 10

    Colocado por: duarte21e vale a pena o investimento.


    Pediu orcamentos para o mesmo projecto, mas com construção em tijolo?
    Se sim, pode facultar qual foi a diferença?
  9.  # 11

    Colocado por: duarte21em ke zona vai construir?

    Viseu
  10.  # 12

    Colocado por: jaoc13- A nivel de isolamento térmico, é preferivel utilizar estores ou portadas?
    - Se ajustar a construção da estrutura e depois fazer eu a adjudicação directa de canalizações, electricidade, madeiras, caixilharia a pequenas empresas familiares locais, posso faze-lo sem ter que ter alvará? Ou necessito sempre de ter o alvará de alguém disponivel? A ideia é fazer eu mesmo essa adjudicação directamente e depois contratar um empreiteiro para fazer o resto dos acabamentos (reboco, azulejos).

    1. ISOLAMENTO TÉRMICO:
    As velhas portadas interiores em madeira eram do melhor. Mas ocupam muito espaço dentro de casa... Em segunda opção, estores em plástico. Mas portadas exteriores é mais bonito...
    Portanto, a minha opção vai para um excelentes caixilhos em PVC com vidro duplo, e o resto como queira (eu voto nas portadas exteriores).
    2. ALVARÁ
    A obra tem de ter uma empresa com alvará desde o primeiro prego até à última pincelada.
    • jaoc13
    • 19 fevereiro 2009 editado

     # 13

    Colocado por: Luis K. W.
    2. ALVARÁ
    A obra tem de ter uma empresa com alvará desde o primeiro prego até à última pincelada.


    Obrigado pelos seus comentários.
    E qual o risco se não houver alvará para certos tipos de acabamentos (madeiras, caixilharias, electricidade)?
  11.  # 14

    Colocado por: jaoc13Já agora, alguém me consegue dar o preço de construção só para a estrutura? A moradia é composta por cave(vou ter de escavar cerca de 1,5mt) com 200m2 em betão, primeiro piso com cerca de 240m2. A construção, como já referi é pano exterior em pedra amarela + caixa d'ar + isolamento + pano interior em tijolo. A zona de construção é na zona centro.


    Alguém me consegue ajudar?
    • jaoc13
    • 28 fevereiro 2009 editado

     # 15

    Nesta construção, a cave, cerca de 200m2, vai ficar abaixo abaixo do nivel do terreno. Alguém me pode dar umas dicas de como fazer um dreno e como fazer a isolação das paredes?
  12.  # 16

    Colocado por: jaoc13Nesta construção, a cave, cerca de 200m2, vai ficar abaixo abaixo do nivel do terreno. Alguém me pode dar umas dicas de como fazer um dreno e como fazer a isolação das paredes?

    http://www.imperalum.com/default.asp?s=86&sparent=80&sroot=79
  13.  # 17

    Colocado por: jaoc13
    Colocado por: jaoc13Já agora, alguém me consegue dar o preço de construção só para a estrutura? A moradia é composta por cave(vou ter de escavar cerca de 1,5mt) com 200m2 em betão, primeiro piso com cerca de 240m2. A construção, como já referi é pano exterior em pedra amarela + caixa d'ar + isolamento + pano interior em tijolo. A zona de construção é na zona centro.

    Alguém me consegue ajudar?

    Tenho neste tópico uma pequena cábula para esses cálculos. No caso da estrutura com caves considere um pouco mais, uns 250 a 275€/m2.Note que considero estrutura, o movimento de terras e o betão armado.

    Colocado por: jaoc13- Se ajustar a construção da estrutura e depois fazer eu a adjudicação directa de canalizações, electricidade, madeiras, caixilharia a pequenas empresas familiares locais, posso faze-lo sem ter que ter alvará?
    Não , não pode

    Colocado por: jaoc13Ou necessito sempre de ter o alvará de alguém disponivel?

    Sim precisa e com a classificação de empreiteiro geral de construção tradicional com classe que cubra o valor dos trabalhos, geralmente classe 2 é suficiente

    Colocado por: jaoc13E qual o risco se não houver alvará para certos tipos de acabamentos (madeiras, caixilharias, electricidade)?
    esse problema não é grave. desde que exista o de empreiteiro geral
 
0.0141 seg. NEW