Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Sobre um valor de quota ao aplicar-se um aumento de x pode dizer-se que o aumento é numeral ou numérico ou nominal?

Ex: ao valor de uma quota mensal é de €30,00. Pode aplicar-se um aumento de 1%, 2% ou 5%. Aqui diz-se que o aumento foi percentual, de x%.

Mas se em vez de uma percentagem apenas se aplica um valor numérico, se for de €5,00, de 30 passa a €35,00, diz-se como?

A ideia é querer explicar que houve um erro e que o aumento que devia ser percentual afinal foi ... como?
  2.  # 2

Porque não calcula a % desse aumento e compara com o que deveria ter sido feito?
    É sempre mais fácil comparar valores ou parâmetros na mesma base.
  3.  # 3

Já está feito! São as quotas de um condomínio que em vez de terem tido um aumento de x% tiveram um aumento de valor certo de 5 euros. Se fosse percentual era em função do capital de cada condómino, mas foi aplicado um valor único a todos! 5 euros para todos, os que têm 4% do capital do edifício tiveram o mesmo aumento dos que têm mais capital, quem tem 6% só teve tb 5 euros, etc!!

O que quero saber é que expressão usar para explicar o sucedido!

"O aumento não foi percentual mas foi ... "
    opção:
    • nominal
    • numérico
    • numeral
    • …?
  4.  # 4

numerário
  5.  # 5

Então devo dizer assim:

"O aumento não foi percentual mas foi numerário!"

"O aumento foi numerário."

Não me soa bem!
  6.  # 6

Então o aumento foi FIXO e igual para todos?
    Concordam com este comentário: Ad-minister
  7.  # 7

"O aumento não foi percentual mas sim nominal fixo, pelo valor de x euros a cada condómino"
    Concordam com este comentário: Ad-minister
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ad-minister
  8.  # 8

Colocado por: El_58"O aumento não foi percentual mas sim nominal fixo, pelo valor de x euros a cada condómino"
    Concordam com este comentário:Ad-minister
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Ad-minister

Este parece-me ser o modo correto.

Obrigado a todos.
    Concordam com este comentário: CIVILPRIME

0.0119 seg. NEW