Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 101

    Boas Maria Rodrigues para já tenho feito um pouco de tudo. O que não sei vou ter de pedir a um profissional para já só veio o Trolha barrar o quarto. Electrecista e canalizador marca por onde ia os tubos

    O custo metro quadrado é relativo o meu para já nos 65 metros de viver ainda fiz umas coisas no telhado e no rc ... vai em 37 o metro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maria rodrigues
  2.  # 102

    Sancardoso, obrigada pelas informações! Não dá para fazermos uma estimativa, já que a obra tem de ser entregue a um empreiteiro e a ideia é saber o custo médio, por metro quadrado, que corre, por exemplo, na Beira Litoral- zona Centro. Talvez alguém venha dar, por aqui, umas dicas, quem sabe?...
  3.  # 103

    (...) mas pelos vistos parece que também não funciona..(...)

    Obrigada, pela pronta resposta.

    Funcionar funciona, as imagens são é muito pequenas, mesmo ampliando (falo por mim), e não nos dão a dimensão correcta dos exemplos que mostra. Mas gostei de »olhar«... do mal, o menos!
  4.  # 104

    Colocado por: lfvmagalhaesmas se não houver a tal estanquecidade do ar está tudo perdido...

    E o pladur deixa passar o ar ? desde quando ?
    Tudo isso será verdade se houver convecção.
    Por outro lado eu sei bem o tempo que dura a cola das fitas ... Algumas nem um ano.

    As renovações de ar são obrigatórias numa moradia... Evidentemente que toda a gente com o mínimo de cabeça sabe que se tiveremos fugas pelas telhas ou canas como tinham os nossos avós, o calor se perde... Isso é básico !

    A pressão do ar é maior com a diferenças de temperatura ... Outra coisa básica !

    Um casa toda estanque é uma casa com má qualidade ... Por isso saiu um lei onde diz :

    Os requisitos mínimos para garantia da
    QAI e para a instalação e manutenção
    dos sistemas de climatização; ……
    Requisitos para a manutenção da qualidade
    do ar interior
    Artigo 12.o
    Garantia da qualidade do ar
    1—Os novos edifícios a construir, abrangidos pelo
    presente Regulamento, devem ser dotados de meios
    naturais, mecânicos ou híbridos que garantam as taxas
    de renovação de ar de referência fixadas na alínea a)
    do n.o 2 do artigo 4.o

    ****

    Neste contexto, são claramente fixadas as condições
    ambientais de referência para cálculo dos consumos
    energéticos nominais segundo padrões típicos admitidos
    como os médios prováveis, quer em termos de temperatura
    ambiente quer em termos de ventilação para
    renovação do ar e garantia de uma qualidade do ar
    interior aceitável, que se tem vindo a degradar com a
    maior estanquidade das envolventes e o uso de novos
    materiais e tecnologias na construção que libertam
    importantes poluentes.
    Este Regulamento alarga, assim,
    as suas exigências ao definir claramente objectivos de
    provisão de taxas de renovação do ar adequadas que
    os projectistas devem obrigatoriamente satisfazer.


    Diz na lei claramente que o uso de novos materiais e tecnologias na construção que libertam importantes poluentes

    Muito interessante... Será a lã mineral, os plásticos ou todos eles ???
  5.  # 105

    Colocado por: Anonimo16062021Pois é Dona Maria,aselhice minha,como é em PDF com 2,571 KB não da para colocar aqui e como tal experimentei com imagem para ver se funcionava,mas pelos vistos parece que também não funciona..não sei como fazer..


    dropbox e meter aqui o link?
  6.  # 106

    Anonimo16062021
    (...) Agora sim..

    Sim, sim... resultou! Obrigada.
  7.  # 107

    Colocado por: Anonimo16062021Uma BPV para cumprir as suas funções precisa ter absoluta continuidade em volta da câmara


    BPV ... Já não estamos a falar de fugas de ar... Agora é aquela coisa da pressão do vapor ! Um papel que não deixa passar o vapor... Ok, isso já foi discutido cada um que fique na sua.

    Para mim o pladur já tem papel e tem dois que supostamente são melhores que o da lã de rocha .
  8.  # 108

    Colocado por: Anonimo16062021Na execução da barreira de vapor devem ser observados os seguintes cuidados.
    aplicar os produtos de forma uniforme.
    Evitar perfurações por menores que sejam.
    Executar com continuidade.
    Na aplicação de mantas,lâminas ou filmes,executar a vedação das juntas por sobreposição (transpasse)
    de, no mínimo, 5 cm.


    100 % De acordo ...
    E voçê disse bem : Na execução da barreira de vapor

    Eu é que errei, pois pensava que estávamos a falar de isolamentos térmicos e de fugas de ar que se infiltravam pelo gesso cartonado "pladur"

    Eu pensava que a autor das fotos queria era isolar térmicamente a casa... Mas afinal não !

    Percebi que tinha dito que a lã de rocha ia durar pouco, por falta das fitas a colar as juntas.... Mas como sempre deve ter percebido mal !

    Aprendi agora aí acima numa foto sua, com plastico a tapar a lã de rocha... que o plastico é a mesma coisa que o papel na questão da :

    Colocado por: Anonimo16062021(Humidade do ar)..


    Estou a aprender umas coisas ....
  9.  # 109

    TApei janela . Agora vai nascer ou armário de arrumos ou um bar
      IMAG0133.jpg
  10.  # 110

    Colocado por: paulomsComo fez nas soleieras interiores das janelas para disfarçar o pladur?


    as soleiras São cimento
      IMAG0129.jpg
  11.  # 111

    o
      IMAG0134.jpg
  12.  # 112

    F
      IMAG0136.jpg
  13.  # 113

    H
      IMAG0135.jpg
  14.  # 114

    B
      IMAG0137.jpg
  15.  # 115

    Não se esqueça da ventilação da casa de banho ... Eu colocava um tubo para o exterior por cima do tecto falso e com um ventilador decente !
    O pladur é muito bom, mas se começar a apanhar humidade em pouco tempo se começa a notar as zonas dos parafusos !
  16.  # 116

    sim ja existe se reparar no tecto onde esta a divisao do banho tem la no canto o buraco, tambem tenho a janela do duche
  17.  # 117

    Colocado por: sancardososim ja existe se reparar no tecto onde esta a divisao do banho tem la no canto o buraco, tambem tenho a janela do duche

    Não tinha reparado. A janela não serve pois se a abrir no inverno não quer dizer que a humidade saia pois depende do lado do vento ...

    Vai ficar com uma casa bem confortável, e que vai aqueçer/arrefecer rapidamente, aliás já deve notar bem a diferença .
  18.  # 118

    ja se nota ca fora hoje a tarde estavam 34

    dentro da casa manteve os 26 graus
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jorge Santos - Faro
    • TPR
    • 15 junho 2014

     # 119

    Colocado por: Jorge Santos - Faro
    O pladur é muito bom, mas se começar a apanhar humidade em pouco tempo se começa a notar as zonas dos parafusos !


    Sou leigo na matéria, mas após vendo o catálogo do Pladur há umas placas (Pladur WA) que são adequadas para casas-de-banho.
  19.  # 120

    Colocado por: Jorge Santos - Faro
    E o pladur deixa passar o ar ? desde quando ?
    Tudo isso será verdade se houver convecção.
    Por outro lado eu sei bem o tempo que dura a cola das fitas ... Algumas nem um ano.

    As renovações de ar são obrigatórias numa moradia... Evidentemente que toda a gente com o mínimo de cabeça sabe que se tiveremos fugas pelas telhas ou canas como tinham os nossos avós, o calor se perde... Isso é básico !

    A pressão do ar é maior com a diferenças de temperatura ... Outra coisa básica !

    Um casa toda estanque é uma casa com má qualidade ... Por isso saiu um lei onde diz :

    Os requisitos mínimos para garantia da
    QAI e para a instalação e manutenção
    dos sistemas de climatização; ……
    Requisitos para a manutenção da qualidade
    do ar interior
    Artigo 12.o
    Garantia da qualidade do ar
    1—Os novos edifícios a construir, abrangidos pelo
    presente Regulamento, devem ser dotados de meios
    naturais, mecânicos ou híbridos que garantam as taxas
    de renovação de ar de referência fixadas na alínea a)
    do n.o 2 do artigo 4.o

    ****

    Neste contexto, são claramente fixadas as condições
    ambientais de referência para cálculo dos consumos
    energéticos nominais segundo padrões típicos admitidos
    como os médios prováveis, quer em termos de temperatura
    ambiente quer em termos de ventilação para
    renovação do are garantia de uma qualidade do ar
    interior aceitável, que se tem vindo a degradar com a
    maior estanquidade das envolventes e o uso de novos
    materiais e tecnologias na construção que libertam
    importantes poluentes.
    Este Regulamento alarga, assim,
    as suas exigências ao definir claramente objectivos de
    provisão de taxas de renovação do ar adequadas que
    os projectistas devem obrigatoriamente satisfazer.


    Diz na lei claramente que o uso de novos materiais e tecnologias na construção que libertam importantes poluentes

    Muito interessante... Será a lã mineral, os plásticos ou todos eles ???




    Jorge você pode ter 40 anos de experiencia e disso tiro lhe o chapéu, contudo, e eu sei que você também sabe, eu referia-me a casas passivas...

    Nas casas passivas como já disse várias vezes, há no mínimo uns 3 requisitos para "preencher" que são:

    - A energia para climatizar a casa não pode exceder os 15kWh por m2 por ano;
    - A estanquecidade do ar, deve ser no máximo de 0.6 trocas de ar por hora a uma pressão de 50 Pascals (ACH50)
    - O Conforto Térmico no interior da casa durante todo o ano deve ser constante, consoante a estação, ora se no Inverno teremos 20 graus dentro de casa (pois é temperatura de conforto no inverno), no verão a temperatura de conforto é de 24/25, a casa não pode exceder estes 25 durante mais de 10% das horas durante o verão, assim como o contrario, no caso do inverno...

    Isto é para ser a informação mais básica, não vamos entrar aqui em exposições solares, em sistemas, em situações peculiares...

    A casa passiva com mais estanquecidade do ar que vi pela internet tinha 0.28, e todos ficaram bastante contentes porque era "um recorde", pois, o que eu acho que se deve falar aqui é que este valor, 0.28, são as trocas de ar não controladas pelo "Homem" isto é essas trocas de ar dão-se porque há minúsculas aberturas (aberturas não propositadas) que promovem essa troca sem o Homem poder controlar as mesmas!
    Aqui ninguém disse que a melhor coisa do mundo é uma casa estanque, se outros factores não se verificarem...

    Vou tentar então reformular aquilo que escrevi para ver se nos entendemos.

    Uma casa quanto mais estanque, ou quanto menor forem as trocas de ar não controladas, melhor é para se garantir que não existe a "saída" do ar (climatizado dentro de casa) pela entrada do ar (não climatizado) do exterior (seja ele "quente" ou "frio") (iríamos estar a desperdiçar energia)...
    Por isso, se se conseguir reduzir essas trocas (nada favoráveis, pois se estamos a gastar energia para climatizar a casa, depois esse mesmo ar "some-se"...) ao mínimo é sempre melhor do que haver as tais "folgas" nas portas, do que haver as tais soleiras assim e assado etc etc etc...
    Uma casa precisa sempre de renovações de ar, e foi isso que eu e acho que outros, sempre dissemos, mas precisa de renovações de ar controladas, controladas de tal forma que se consiga recuperar alguma da energia (utilizada para climatizar o ar que vai sair) na entrada do "novo" ar.



    Quanto às Barreiras Pára-Vapor, aquilo que eu disse foi que agora já existem marcas que fazem essas barreiras de forma a cumprir com ambas as situações isto é, Barreira Pára-Vapor contínua (e mais uma vez podemos estar a falar que é "preciosidades", mas para se saber ao certo teríamos de somar por exemplo todas as interrupções que existem aquando da construção de um sistema de construção como o pladur, somava-se todas as interrupções e depois, no final, iria ver-se qual a percentagem que ficou por cobrir com a barreira) com uma Barreira de Ar contínua também... Algumas marcas dão o nome de barreiras inteligentes (mas isso é porque também depende da forma como as mesmas barreiras actuam etc etc)..

    Se quisermos ainda falar de um "aspecto" que toda a gente refere, que é o facto das "partículas" das lãs minerais andarem ou não andarem soltas... Uma barreira contínua (mesmo contínua, estamos a falar de "remates" nas tomadas, de remates nas caixilharias, etc etc etc) também iria acabar com esse problema... pois todo o isolamento está por detrás dessa barreira, não havendo troca possível...



    Abraços
 
0.0566 seg. NEW