Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Mas o "homem" já acendeu várias vezes o recuperador
    Concordam com este comentário: dedao, tlac
  2.  # 22

    Quanto a sujar o vidro :D
    Tivemos esse problema ao início mas depois foi resolvido. Algo de bom na instalação..
    O recuperador tem uma entrada de ar nas traseiras ao nível da gaveta das cinzas. Entrada essa que se estiver bem regulada ajuda na combustão e não suja o vidro.
  3.  # 23

    Sujar tem que sujar... Há uns que sujam menos do que outros... como tb não existe tipo de vidro que não fume... o meu ta 4-5 dias limpo depois começa aparecer um bocadinho nos cantos e fica fumado... mas em relação a mtos o meu tb fuma mto pouco...
    • lotee
    • 6 fevereiro 2014 editado

     # 24

    Na minha modesta opinião e sendo a lareira na sala os 13 elementos ate são demais, eu tenho 2 salas de 50m2 e na sala da lareira tenho simplesmente os radiadores desligados, eu tenho um recuperador edilkamin acquatondo29 e digo e do melhor que há
    Desculpe so reparei no esquema agora e realmente 13 elementos e muito pouco há uma formula para calculo do nr de elementos
    mas nunca pense em menos de 30.

    Colocado por: bcoelhoBoa tarde a todos os elementos do Forum,

    Gostaria da vossa ajuda para perceber até que ponto o sistema de aquecimento central que foi instalado lá em casa está ou não bem dimensionado (esquema em anexo).

    Esquema Instalação

    Comparativamente com um outro sistema instalado na casa de um familiar achamos que este tem uma performance muito reduzida.

    A casa tem cerca de 220m2 com janelas de PVC em corte termico e quando a temperatura na rua desce para os 10 graus ou menos, mesmo a queimar bastanta lenha muito dificilmente conseguimos que os radiadores atingam uma temperatura elevada, acabando por nunca ficar muito agradavel dentro de casa. Assim que a chama do lume fica mais branda todo o sistema arrefece muito rapidamente.

    O recuperador é um Solzaima Ecofogo e de acordo com a equipa técinca Solzaima suporta 135 elementos. No nosso caso temos cerca de 75 elementos mais 2 toalheiros, dando um total de 85 equivalente a 63% da capacidade total do recuperador.

    Os elementos radiantes são de marca italiana que não me recordoo nome e a bomda é da Zantia (ZHP 25/5). Os tubos maioritariamente de cobre de 15 e 12 como se pode ver no esquema

    A parte esquerda da instalação é feita com um roço exterior ao longo da parede, a direita vai pelo sotão.

    Várias opiniões apontam para o facto do diâmetro da tubagem não seguir normar basicas e estar mal dimensionada.

    O que eu gostava era de perceber de uma maneira mais técnica o que está mas na instalação visto o técnico afirmar que está tudo bem dimensionado e instalado.

    Desde já muito obrigado por qualquer ajuda ou opinião.

    Atenciosamente,
    Bruno
      Esquema Ligações.JPG
    Concordam com este comentário: leiria
  4.  # 25

    Depois de de alguma troca de informação com o técnico da Zantia, o técnico que nos fez a instalação esteve no local e detectou que as válvulas estávam abertas. Tecnicamente não tenho muitos detalhes mas tanto na ida como no retorno temos duas pontas de tubo ao alto com cerca de 1 metro onde na extremidade se encontra uma valvula. Mas estava presente mas aparentemente essas válvulas encontrava-se abertas fazendo com que não houvesse pressão no sistema.

    Rectificado o problema, o sistema tem uma performance completamente dirente. Deixamos de houvir a àgua a cair para dentro do recuperador e com qualquer meia duzia de paus, todos os radiadores atingem uma temperatura bantante elevada acabando por em algumas situações se houvir a àgua a ferver dentro do recuperador.
    Ainda não tive oportunidade de fazer grandes testes mas aparentemente, e agora sim, o sistema está a funcionar como devia.

    O próximo passo passa por perceber se o número de elementos é ou não suficiente para aquecer todas as divisões.
  5.  # 26

    É bom quando ficamos satisfeitos com o trabalho final, e atingem aquilo que esperamos. Parabens
  6.  # 27

    Obrigada. Cria logo um outra prespectiva pois anteriormente o desalento era total, acabando por parecer que tinha estado a deitar dinheiro fora.

    Agora penso que com a rectificação do número de elementos de algumas divisões assim com o isolamento do sotão e provavelmente do exterior da casa se irá conseguir um melhor aproveitamento de todo o sistema.
 
0.0154 seg. NEW