Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde a todos,

Tenho uma mota de Janeiro e paguei no dia 22 o IUC. Contudo recebi hoje (dia 25) a alertar-me para o pagamento do IUC até ao final do mês.

Gostava de saber se existe alguma forma de verificar no portal das finanças se as finanças já receberam o dinheiro do pagamento?

Infelizmente não estou aconseguir encontrar o ficheiro pdf com a referencia para pagamento pois queria verificar se não me enganei em algum dos algarismos.

experimentei pedir a emissão de um novo documento de pagamento do IUC mas diz que já não pode ser emitido? Será isto indício de que as finanças já estão a considerar o IUC pago? Mas nesse caso por que enviaram o email dia 25 (3 dias depois do pagamento)?

Obrigado pela ajuda.
  2.  # 2

na sua area do portal das finanças pode consultar o IUC e o estado do mesmo,

se estiver pago, vai lá aparecer como tal.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mln2c
  3.  # 3

Normalmente o site do portal das finanças demora alguns dias a atualizar o estado do pagamento.
  4.  # 4

Obrigado pelas respostas. Já fiquei mais descansado. Vou deixar aqui o que fiz pois poderá ser útil para outros.

Conseguir consultar a referência e o estado do pagamento seguindo o caminho abaixo no portal das finanças:
    Consultar->VEÍCULOS/Imposto Unico de Circulação (IUC)-> 2014/Documentos.

Isto permitiu-me aceder a um ecrã onde aparecia o valor a pagar e o estado do pagamento.

O pagamento continua a zero, mas estive a verificar a referencia para pagamento e bate certo com o talão do multibanco pelo que estou confiante que será só uma questão de o site atualizar o valor pago.
  5.  # 5

mln2c, quando se fazem esses pagamentos nos balcões dos serviços, é imediata a actualização do portal.

Quando é feito nos Multi-Bancos e companhia, a actualização é feita em 24 a 48 horas (dependendo da celeridade do banco em causa).

Se tem o comprovativo do pagamento, durma bem e relaxe...
  6.  # 6

Colocado por: El_58mln2c, quando se fazem esses pagamentos nos balcões dos serviços, é imediata a actualização do portal.

Quando é feito nos Multi-Bancos e companhia, a actualização é feita em 24 a 48 horas (dependendo da celeridade do banco em causa).

Se tem o comprovativo do pagamento, durma bem e relaxe...

Eu fiz o pagamento dia 22. O prazo das 48 horas já passou pois dia 23 e 24 foram dias uteis, daí eu estar a estranhar, mas de qualquer forma o comrpovativo é sempre uma segurança e agora já conferi que a referencia está certa por isso.
  7.  # 7

O portal também esteve com falhas técnicas, especialmente na zona do e-fatura, por isso não estranhe.

Quando falo em 24 a 48 horas, é em condições ideais. Os ficheiros são remetidos, dos bancos para os diversos locais, em tempo estabelecido. Suponha que o seu banco faz o "fecho" às 16 horas e você pagou às 17. O seu pagamento só vai entrar na listagem (dia) seguinte. Quando o ficheiro com a sua informação chega ao portal, tem de ser integrado no sistema. Havendo algum problema técnico que o impeça, lá vêm mais umas horas de atrazo...

Isto é uma mera explicação exemplificativa e nada tem de real, é só teórica... Mas é bom compreender um pouco o sistema.

Guarde o seu comprovativo e relaxe.
    • smst
    • 27 janeiro 2014

# 8

A mensagem enviada pelas finanças é automática, pelo que é enviada a todos os contribuintes (com e-mail registado) no mês de pagamento do IUC. Não se preocupe, se já pagou ignore a mesma. Se não me engano dizem isso mesmo na mensagem deles.

0.0126 seg. NEW