Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: Ricky21Tire lá umas fotos em condições a cobertura... Pois a meu ver não há isolamento na cobertura... Assim irá ter sempre condensação nas telhas, e estas irão criar rapidamente verdete...

Continuação...

É oficial! Está tudo "doudo"!
    Mas que tipo de isolamento estão a falar? roofmate?
    • eu
    • 27 janeiro 2014 editado

# 22

Colocado por: albertinoPorque tomou essa decisão?
    Sendo o sótão não utilizado e devidamente ventilado, haveria necessidade?

Foram vários os motivos para tanto isolamento:

-Antevendo um aumento nos custos da energia, não poupei no isolamento, isolei muito bem quase toda a casa. Só não isolei uma parte da cave (afinal é só uma garagem) e arrependi-me muito: é o único sítio da casa que tem condensações e formação de bolores.

-O sótão não está a ser utilizado, mas pode ser utilizado no futuro, daí ter levado também isolamento por baixo das telhas;

-Não suporto condensações e bolores, daí ter investido bastante no isolamento em todo o lado (falhou aquela parte da garagem);

-O isolamento durante a construção é barato: a correção das pontes térmicas à posteriori pode ser complicado e caro;
    Concordam com este comentário: Rui Fernandes, Anonimo16062021
    Estas pessoas agradeceram este comentário: albertino
    • eu

# 23

Colocado por: albertinoÉ oficial! Está tudo "doudo"!
    Mas que tipo de isolamento estão a falar? roofmate?

Doidos são aqueles que não isolam convenientemente as casas durante a sua construção...

Sim, pode ser o simples roofmate...

O meu telhado foi assim: ( a foto não é da minha casa, mas é igual).
    Concordam com este comentário: elec
  2.  # 24

A minha idem aspas tal e qual... Simples barato e bastante eficaz... não criando qq condensação... e o sótão é bem fresquinho no verão e até bem quentinho no inverno...
    Concordam com este comentário: eu
  3.  # 25

há uma diferença... Fiz ripado de cimento por cima do roofmate...
    • eu
    • 27 janeiro 2014

# 26

Colocado por: Ricky21há uma diferença... Fiz ripado de cimento por cima do roofmate...

Também eu...
    Concordam com este comentário: Ricky21
  4.  # 27

E perante um cenário em que o sotão não vai ser utilizado, nem agora nem num futuro longínquo?
    • eu
    • 27 janeiro 2014

# 28

Colocado por: albertinoE perante um cenário em que o sotão não vai ser utilizado, nem agora nem num futuro longínquo?

Tem duas opções:

-Ou deixa duas aberturas para ventilar o sótão...
    -Ou isola o telhado;

Se não fizer nem uma nem a outra, vai ter condensações...
  5.  # 29

O Sr. fez um bom trabalho, teve brio para ficar com as coisas bem feitas.

Também gosto das coisas bem feitas, não obstante, eu prefiro sotão ventilado.
    Tem fotos/exemplos em que essas aberturas no sotão foram bem previstas e bem executadas?
  6.  # 30

Essa aplicação da telha directamente sobre o isolamento não vai fomentar a reflexão do calor e fazer com que, por exemplo nos dias de muito gelo, se forme condensação exatamente pela diferença térmica?

Uma das razões que muitas vezes ouço para justificar telhas lascadas é exactamente essa da aplicação directa sobre o xps...
    • eu

# 31

Colocado por: Smauga reflexão do calor e fazer com que, por exemplo nos dias de muito gelo

Não percebi... onde é que vai haver reflexão de calor? Ainda por cima, nos dias de muito gelo?

Colocado por: Smaugse forme condensação exatamente pela diferença térmica?

Que diferença térmica? Devido ao isolamento por baixo da telha, não vem calor da casa para a telha, portanto, o ar por baixo da telha vai estar frio, praticamente à mesma temperatura da telha, logo, não há qualquer condensação...

Colocado por: SmaugUma das razões que muitas vezes ouço para justificar telhas lascadas é exactamente essa da aplicação directa sobre o xps...

Não tenho uma única telha lascada...
    Concordam com este comentário: albertino
  7.  # 32

Só para baralhar um pouco a coisa: a 200 metros da minha casa está outra ainda em tosco. Tem o telhado acabado mas ainda sem qualquer isolamento, seja na lage ou junto às telhas. Tal como a minha casa o telhado é feito em vigas e com ripas metálicas. Na minha casa as telhas ficam com aquela condensação que mostrei no início, na outra não há uma gota nas telhas. As telhas são da mesma marca e modelo, se é que isso existe nas telhas. Qual a razão para condensar na minha e não na outra? Efeito de 'estufa' provocado pelo xps na lage?
    • eu
    • 27 janeiro 2014

# 33

Colocado por: SmaugSó para baralhar um pouco a coisa: a 200 metros da minha casa está outra ainda em tosco. Tem o telhado acabado mas ainda sem qualquer isolamento, seja na lage ou junto às telhas.

E o sótão dessa casa está fechado ou tem aberturas?
  8.  # 34

Hmmm... Amanhã já confimo isso. Sei que de um dos lados tem uma abertura do tamanho de uma porta que está ao cimo da escadaria que dá acesso a esse sótão. No outro extremo não sei se há alguma abertura. Amanhã verifico.
  9.  # 35

Colocado por: Ricky21há uma diferença... Fiz ripado de cimento por cima do roofmate...

Apenas uma questão, como é que o roofmate é preso abaixo?
  10.  # 36

Colocado por: Ricky21Tire lá umas fotos em condições a cobertura... Pois a meu ver não há isolamento na cobertura... Assim irá ter sempre condensação nas telhas, e estas irão criar rapidamente verdete...

Continuação...

A Cobertura em si não tem qualquer isolamento. É um telhado feito em viga e ripa, com o isolamento colocado em cima da laje de sótão. É suposto que a ventilação natural do sótão evite estas condensações...
  11.  # 37

Colocado por: Smaug Tire lá umas fotos em condições a cobertura

Concordo.
    Fica-se logo com outra perspectiva que poderá estar a escapar
  12.  # 38

Como disse em cima, não há nada de especial no telhado.
    As fotos não estão muito boas, mas para já é o que tinha aqui.
      IMG_1869.JPG
  13.  # 39

+
      IMG_1870.JPG
  14.  # 40

+
      IMG_1863.JPG

0.0227 seg. NEW