Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde a todos,

Venho ouvir as vossas opiniões acerca do porquê de isto acontecer.
    O sótão não é habitável, é bastante ventilado e no entanto em dias de geada ou de chuva midudinha verifico que a condensação acontece nas telhas.
    O telhado tem quatro águas e em todas se verifica o fenómeno, com mais intensidade na parte virada a norte.
    No chão está aplicado isolamento com 8 cm. O empreiteiro diz que é por a casa ainda não ter janelas e que a humidade sobe uma vez que há uma abertura para acesso ao sótão, localizada na parte virada a norte.
    À primeira vista devia ser ao contrário, ou seja, ventila mais, nao devia haver condensação.

Qual vos parece ser o motivo para isto acontecer?
      IMG_1867.JPG
  2.  # 2

+
      IMG_1862.JPG
  3.  # 3

Meu caro, a meu ver tem a ver com a cura dos materias apilcados no interior adicionando ao efeito variável das temperaturas ,exterior e interior.
    Plenamente normal, considere que não tem nada a isolar os ambientes ,frio/quente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Smaug
    • eu
    • 26 janeiro 2014

# 4

Isso é perfeitamente normal em zonas expostas ao exterior sem qualquer isolamento. Tem que isolar o telhado...
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021
  4.  # 5

A casa ainda está em construção, e não tem janelas nem portas. Isolar o telhado como? a laje do telhado tem xps com 8 cm. o telhado está "rematado".
    A minha preocupação é que por vezes chegam a cair umas pingas em cima do isolamento. acho que não é nada de grave, até porque com chuva intensa não há qualquer humidade nas telhas, no entanto fico apreensivo com a situação..
  5.  # 6

Enquanto não fechar as janelas, quando chove a temperatura exterior superior ao interior, leva a esse fenóacmeno. Depois como escreveu o user rui, a evaporacao da água utilizada na obra tem de ir para algum lado.
  6.  # 7

Ok. Vamos esperar e ver o que acontece quando a casa estiver fechada. Já não falta assim tanto como isso.
  7.  # 8

isso vai sempre acontecer enquanto existir temperatura interior superior à exterior e humidade elevada no interior,
    Concordam com este comentário: eu
    • eu
    • 26 janeiro 2014

# 9

Colocado por: SmaugIsolar o telhado como? a laje do telhado tem xps com 8 cm

Além da laje, devia também ter levado isolamento entre as telhas e o sótão...
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021
  8.  # 10

Mas isso não iria aumentar o risco de condensação junto às telhas? Iria circular muito menos ar entre o isolamento e as telhas. Poderia melhorar sim, na minha opinião, o isolamento térmico...
    • eu
    • 26 janeiro 2014

# 11

Colocado por: SmaugMas isso não iria aumentar o risco de condensação junto às telhas?

Não, porque o ar entre o isolamento e as telhas ficaria demasiado frio para condensar.
    • eu
    • 26 janeiro 2014 editado

# 12

Colocado por: SmaugIria circular muito menos ar entre o isolamento e as telhas.

A origem das condensações é sempre a mesma: ar mais quente que as superfícies frias que estão em contacto com o exterior.

Muitas vezes sugere-se a ventilação como forma de evitar as condensações, mas não é propriamente o movimento do ar que vai evitar as condensações, é o arrefecimento do ar interior (devido à ventilação).
    Concordam com este comentário: rui coutinho, jorgealves, FilipeOliveira
  9.  # 13

Isso é uma perspectiva interessante e fácil de testar. Com meia dúzia de euros aplico xps junto as vigas, num dos panos do telhado, ficam cerca de 10 cm entre as telhas e o isolamento e logo vejo o resultado.
    Mas no verão não vai criar uma caixa de ar demasiado quente e demasiado pequena?
  10.  # 14

Colocado por: euTem que isolar o telhado...

Colocado por: euAlém da laje, devia também ter levado isolamento entre as telhas e o sótão...

Fui surpreendido com esta. A que tipo de isolamento se refere(material e espessura)?

A casa ainda não foi aquecida nem habitada pelo que a única origem de humidade será da obra e da chuva que entra pelas janelas.
    Quando a casa for aquecida/habitada se persistirem condensações nas telhas não era preferível reforçar o isolamento nas laje ao invés de isolar também debaixo das telhas?
    • eu
    • 27 janeiro 2014

# 15

Colocado por: albertinoA casa ainda não foi aquecida nem habitada pelo que a única origem de humidade será da obra e da chuva que entra pelas janelas.

A humidade existe naturalmente no ar, não é preciso chuva ou obras recentes.

Colocado por: albertinoQuando a casa for aquecida/habitada se persistirem condensações nas telhas não era preferível reforçar o isolamento nas laje ao invés de isolar também debaixo das telhas?

Mas como é que isso resolveria as condensações nas telhas?
  11.  # 16

Digo eu, teoricamente, que a condensação que existe neste momento há de acabar por desaparecer. Por certo, deve-se a um volume anormal de água, resultante da obra/intempérie, que se está a evaporar mas a seu tempo o betão há de acabar por secar. Nessa altura apenas haverá a humidade resultante do uso da casa.

Colocado por: eu
    Mas como é que isso resolveria as condensações nas telhas?

Então, se quando a casa for habitada, a condensação persistir, para haver condensação é porque o ar interior está mais quente. E se está mais quente é porque foi aquecido com calor perdido pelo andar de baixo, pelo que reforçando o isolamento, perde-se menos calor, o ar do sótão aquece menos a ponto de já não haver um diferencial de temperatura que fomente a condensação.

Ainda não vi nenhuma casa, que não sendo o sótão aproveitado, se tenha isolado sobre a Laje e sob o telhado, daí a minha estupefação. Mas pode até fazer sentido, mas se fizer, não estou mesmo a ver como, daí a minha pergunta.
  12.  # 17

Colocado por: eu
    A humidade existe naturalmente no ar, não é preciso chuva ou obras recentes.

Verdade, mas para ocorrer condensação é necessário ainda um diferencial de temperatura suficente
    • eu
    • 27 janeiro 2014

# 18

Colocado por: albertinoEntão, se quando a casa for habitada, a condensação persistir, para haver condensação é porque o ar interior está mais quente. E se está mais quente é porque foi aquecido com calor perdido pelo andar de baixo, pelo que reforçando o isolamento, perde-se menos calor, o ar do sótão aquece menos a ponto de já não haver um diferencial de temperatura que fomente a condensação.

Tem uma certa razão, mas esquece-se de um pormenor. O ar do sótão também é aquecido durante o dia (em dias de sol) através das telhas (sem isolamento ainda aquece mais). Assim, quando as telhas arrefecem (por exemplo durante a noite), podem criar-se as condições para haver condensação. Isto não acontece se o sótão for permanentemente ventilado, por exemplo, com duas janelas abertas em pontos opostos.

Colocado por: albertinoAinda não vi nenhuma casa, que não sendo o sótão aproveitado, se tenha isolado sobre a Laje e sob o telhado

A minha é isolada, não só na laje como também por baixo das telhas. Nunca tive condensações no sótão...
  13.  # 19

Colocado por: euA minha é isolada, não só na laje como também por baixo das telhas. Nunca tive condensações no sótão...

Ena, ainda fui procurar no fórum se tinha aqui discutido essa questão, para ver mais pormenores, mas a sua participação é de tal forma extensa, que não encontrei.

Porque tomou essa decisão?
    Sendo o sótão não utilizado e devidamente ventilado, haveria necessidade?
  14.  # 20

Tire lá umas fotos em condições a cobertura... Pois a meu ver não há isolamento na cobertura... Assim irá ter sempre condensação nas telhas, e estas irão criar rapidamente verdete...

Continuação...

0.0211 seg. NEW