Iniciar sessão ou registar-se
    • Cpalha
    • 26 janeiro 2014 editado

     # 1

    Boa tarde,
    Venho apresentar o meu problema.
    Adquiri um apartamento novo em junho de 2013 durante este inverno tenho infiltrações de água na minha garagem que apesar de ser fechada, os problemas estão mas paredes onde encostam as terras assim como no piso, onde tambem nasce água.

    Reprotei estes problemas à empresa gestora do condomínio que disse Já estar ocurrente de outras situações e que ia resolver tudo com o construtor.
    Em forma de resposta o condomínio está disposto a fazer a reparação da pintura mas não pode reparar as infiltrações pois é uma obra a executar no exterior do edifício e condomínio e construtor nao têm dinheiro para tal.

    Tenho de aguardar até haver fundos suficientes pois somos vários os lesados.

    Como posso ultrapassar isto?
  1.  # 2

    Colocado por: Cpalha... não pode reparar as infiltrações pois é uma obra a executar no exterior do edifício e condomínio e construtor nao têm dinheiro para tal.
    1. O construtor não tem o quê?!?

    2. O prédio ainda está dentro da garantia?
  2.  # 3

    Pois, a admiração é mesmo essa,

    Não tenho a capacidade de suportar tal despesa sozinho, os vizinhos têm os mesmos problemas, o construtor insiste que temos de deixar vir o verão poque são so ressuados, mas nasce água no chão das garagens.

    O condomínio por sua vez diz não ser nada com ele, pois a garantia do construtor cobre esses danos,
    mas por sua vez também nada faz para exigir essa manutenção ao construtor.
    •  
      FD
    • 27 janeiro 2014

     # 4

    Colocado por: CpalhaO condomínio por sua vez diz não ser nada com ele, pois a garantia do construtor cobre esses danos,

    Pois, claro que não é nada com o condomínio.
    Deixe-me adivinhar: é uma empresa que faz a gestão, certo?

    É lógico que o condomínio tem que fazer parte, se a água vem do exterior, o problema está no edifício e não no interior das garagens.
    No interior das garagens aparece o sintoma mas, o problema está na estrutura. A estrutura é uma parte comum logo, é responsabilidade do condomínio.
    O condomínio tem que fazer a negociação com o construtor.
    O ideal é que o condomínio contrate um advogado para fazer tudo correctamente.

    Perguntei se era uma empresa que fazia a gestão porque algumas, devido ao esmagamento de preços, só estão interessadas em cobrar e passar recibos.
    Tudo o que envolva mão de obra/tempo extra tenta-se evitar...
  3.  # 5

    Sim é uma empresa que foi nomeada pelo construtor em 2013, pois ele à data teria ainda 70% dos imoveis.

    Salvo erro, o administrador do condomínio e o construtor são familiares, já enviei cartas registadas para o condomínio e para o construtor a pedir reparação, isto ainda em 2013, já la vão perto de 63 dias e pedem para deixar vir o verão, pois as terras tem de secar.

    Mas até la temos de trocar os nosso automóveis por barcos?

    Como devem compreender, eu pago condomínio e exijo que o administrador nomeado cumpra as suas funções. Custa-me imenso pagar e ver que nada é feito.
  4.  # 6

    Cpalha:
    Pode consultar um tópico criado por mim ontem sobre um caso idêntico, talvez o ajude:
    https://forumdacasa.com/discussion/32948/ajuda-casa-nova-com-defeitos-accionar-garantia-do-construtor/
    •  
      FD
    • 27 janeiro 2014

     # 7

    O construtor ainda tem posição maioritária?
  5.  # 8

    Colocado por: CpalhaSim é uma empresa que foi nomeada pelo construtor em 2013, pois ele à data teria ainda 70% dos imoveis.

    Salvo erro, o administrador do condomínio e o construtor são familiares, já enviei cartas registadas para o condomínio e para o construtor a pedir reparação, isto ainda em 2013, já la vão perto de 63 dias e pedem para deixar vir o verão, pois as terras tem de secar.

    Mas até la temos de trocar os nosso automóveis por barcos?

    Como devem compreender, eu pago condomínio e exijo que o administrador nomeado cumpra as suas funções. Custa-me imenso pagar e ver que nada é feito.


    E até 15 de Janeiro haveria de ter sido, a Assembleia, isto de acordo com o código civil.
  6.  # 9

    Neste momento o construtor já vendeu todos os apertamentos, ficou apenas com 4 lojas, mas não tem maioria.

    O problema que eu tenho, além dos já aqui mencionados, 80% dos meus vizinhos são emigrantes e estão cá apenas no verão, eu não consigo o contacto deles, alias, muitos têm água a sair pela porta das garagens e devem ter danos, mas eu nao posso fazer nada, apenas peço ao condomínio para os avisar do sucedido.
    Mas também não me acredito que o condomínio os avise.
    •  
      FD
    • 27 janeiro 2014

     # 10

    Veja se consegue o acordo de condóminos representativos de 1/4 de permilagem para uma assembleia extraordinária.
    Se o conseguir, convoque a assembleia sem o conhecimento da empresa de administração e na ordem de trabalhos inclua as duas propostas:
    - as infiltrações
    - a mudança da gestão do condomínio
    Se quiser incluir a empresa na convocatória, faça-o mas, não vejo grande vantagem ou benefício nisso...
  7.  # 11

    Colocado por: pc ferreira

    E até 15 de Janeiro haveria de ter sido, a Assembleia, isto de acordo com o código civil.


    Caso se confirme que a assembleia deve ser feita até ao dia 15 de janeiro, puderei impugnar a subcontratação do condomínio? ou, como foi formado a 6 de março de 2013, poderá percorrer num período de 12 meses até haver novamente assembleia?

    Obrigado pela informação
    • NunoT
    • 27 janeiro 2014 editado

     # 12

    Caro colega, como tive um problema parecido e foi Administrador nos 3 primeiros anos do meu Condomínio aconselhou-o o seguinte:
    1º Contactar o máximo de condóminos para fazer um assembleia para discutir esses problemas de construção e dispensar o mais rapidamente possível a empresa de Gestão de Condomínio que não defende os proprietários!!!
    2º Se possível um relatório de um Eng. Civil a descrever o problema. (no nosso caso, recorremos ao ISQ que apesar de não ser uma entidade com serviços nada baratos, tem muita credibilidade em tribunal!)
    3º Carta registada e com aviso de recepção para o construtor a reportar o problema, (se vier para trás porque não assinaram volta a insistir, visto normalmente os Juízes gostarem de não terem dúvidas sobre as recusas de receber uma carta registada)
    4º Aconselhe-se com um advogado bom na matéria, uma hora chega para dissipar todas as dúvidas ao nível dos seus direitos.
    5º Apesar de percebido que comprou a casa recentemente, o edifício está habitado desde quando??...é importante saber quanto dinheiro tem o fundo de reserva do condomínio (por lei é obrigado uma percentagem do valor que paga ao Condomínio - penso que é 10% - ir para o chamado fundo de garantia que serve para esses casos).
    6º Pediu as actas das Assembleias quando comprou a casa ou ainda não tinha havido Assembleia de Condóminos visto o Edifício ser recente??....ressalvo a importância de pedir sempre as actas das Assembleias de Condóminos sempre que se compra uma casa, aumentando de importância se a casa estiver inserida num Edifício com vários anos!!
    Concordam com este comentário: FD
  8.  # 13

    O edificio começou a ser habitado no inicio de 2013, entre Janeiro e Fevereiro, o condomínio foi formado em Março, nomeadamente, requisitei em julho 2013 as actas das reuniões, por insistência minha, enviaram apenas para mim durante este mês, contudo, falta alguns anexos, nomeadamente os orçamentos e custos previstos para 2013 e as folhas de presenças.

    Pelo facto de ser recente e o prédio é de facto novo, o condomínio diz ainda não ter um fundo suficiente para pagar esses arranjos. contudo vejo que apenas foi feita uma unica reunião e desde que fui habitar a casa, existem imensos temas a abordar junto dos restantes condôminos, mas não há vontade nenhuma de se realizar reuniões por parte da empresa.
    •  
      FD
    • 27 janeiro 2014

     # 14

    Colocado por: Cpalhamas não há vontade nenhuma de se realizar reuniões por parte da empresa

    Colocado por: Cpalhao administrador do condomínio e o construtor são familiares

    Nem espere comportamento diferente...
  9.  # 15

    Muito Obrigado pelos conselhos,
    vou tentar reunir com os vizinhos e perceber como vamos ultrapassar isto.
 
0.0184 seg. NEW