Iniciar sessão ou registar-se
    • krabby
    • 27 janeiro 2014 editado

# 1

Bom dia,

Na aldeia onde vou morar não existe ainda, nem sequer está previsto, gás natural.

Por este motivo, não estando para já a ser consideradas outras alternativas, vamos utilizar gás de garrafa.

A questão é, como é que o pessoal que usa garrafas de gás gere este sistema:

-----

Usam garrafas de gás das pequenas ou das grandes?

Usam uma só ou 2 com sistema "automático" que altera para outra quando 1 fica sem gás?

Qual o local onde colocam a garrafa de gás?

------

Estavamos a pensar em usar duas garrafas daquelas maiores e construir um pequeno abrigo no quintal para as colocar. Que acham? Algum sugestão melhor?
    podem colocar fotos das vossas soluções para este mesmo tipo de questão?

Obrigado desde já!
  1.  # 2

Colocado por: krabbyUsam garrafas de gás das pequenas ou das grandes?

Se usar das pequenas não necessita de instalação certificada por um tecnico se utilizar das grandes terá que construir uma casa propria com ventilação não encostada á moradia/casa; instalação em cobre com liras; redutor; torneiras de segurança e válvulas de corte no fogão e esquentador e termo de responsabilidade de um tecnico credenciado.

Com as pequenas pode inclusive utilizar borracha(mangueira) propria para gaz.

Colocado por: krabbyUsam uma só ou 2 com sistema "automático" que altera para outra quando 1 fica sem gás?

Chama-se a este sistema inversor e só se utiliza em bilhas grandes este sistema tem um problema na minha opini~ºao e experiencia deixa sempre bastante gaz na bilha que pode ser aproveitado embora tem a vantagem na eventualidade de tomar banho e não ter que vir a correr mudar porque se acabou!

Colocado por: krabbyQual o local onde colocam a garrafa de gás?

É importante se sempre no exterior por razões de segurança e numa area ventilada
  2.  # 3

Só uma coisa a acrescentar à resposta do Costa53. Se escolher as garrafas de 13 kg (butano) não ponha as garrafas de gás na rua. O butano vaporiza mal a baixas temperaturas e arrisca-se a ter água fria no inverno, mesmo com gás nas garrafas.
  3.  # 4

Obrigado pelas respostas. Não pode ficar encostado ás paredes da casa por algum motivo especial? Não tenho assim tantos sitios para optar :) O quintal é pequeno...
  4.  # 5

Colocado por: krabbyObrigado pelas respostas. Não pode ficar encostado ás paredes da casa por algum motivo especial? Não tenho assim tantos sitios para optar :) O quintal é pequeno...

Ao optar por bilhas grandes existem normas que tem que ser respeitadas e uma delas é esta e entenda porquê? Para bilhas grandes precisa de tecnico credenciado com termo de responsabilidade nas pequenas, já não necessita, embora tem que respeitar as regras de segurança!
  5.  # 6

ok. Tenho de estudar melhor o sitio. Estava a pensar num local encostado à casa por ficar num cantinho mas assim sendo não dá...

Têm ideia do valor dessa instalação (Bilhas grandes) versus bilhas pequenas?

Outra coisa, para 2 pessoas (Para já), justifica-se a colocação de 2 bilhas grandes?

Estamos a falar apara consumos apenas de gás fogão, e esquentador.

cumprimentos
  6.  # 7

Boa tarde, vou aqui falar apenas da minha experiência e aproveito ainda para pedir algumas opiniões.
    Somos dois em casa, actualmente temos gás canalizado mas durante algum tempo utilizámos gás de botija para esquentador e fogão. Inicialmente utilizava butano, a botija ficava no exterior. Nunca conseguia gastar a botija até ao fim. Acabei por mudar para propano e nunca mais tive esse problema. A botija de propano tem menos quantidade (11kg de propano contra os 13kg de butano) mas acabei por poupar face ao gás que nunca conseguia gastar na botija de butano.
    Quanto ao gasto, e vou falar apenas de memória... cada botija dava para sensivelmente mês e meio. Utilizávamos numa base diária (banhos e cozinhados), exceptuando os fins de semana que íamos passar a casa de familiares.

Estou neste momento para mudar de casa novamente e infelizmente para onde vamos não temos ainda gás canalizado pelo que vai começar o filme de novo...
    A minha ideia era precisamente optar pela botija maior apenas para evitar de andar sempre a trocar a botija.

Colocado por: krabby
    Outra coisa, para 2 pessoas (Para já), justifica-se a colocação de 2 bilhas grandes?

Estamos a falar apara consumos apenas de gás fogão, e esquentador.

Pessoalmente e pela experiência que tive, é conveniente ter uma botija de reserva. Mas no meu caso por exemplo, se puder instalar uma botija grande, optava por ter de reserva apenas uma pequena. Considerando a duração de 11kg de propano para mês e meio, a de 90kg vai durar tempo suficiente, sem necessidade de ter uma segunda botija de 90kg parada só a título de reserva. Caso seja possível utilizar a mesma ligação claro...

Desconhecia a necessidade de intervenção técnica na instalação das botijas maiores... penso que se refiram às de 90kg. Existem no entanto botijas de 45kg de propano, será que para essas também é necessária a intervenção/instalação certificada por um técnico?
  7.  # 8

Colocado por: Costa53não encostada á moradia/casa

Qual a legislação q suporta isso?
  8.  # 9

Quando referi as botijas de 90kg estava equivocado, falei dessas a pensar no tamanho das de 45kg...

São as de 45kg que eu vou colocar em casa, numa casota que está na parede exterior da cozinha da casa.
    Vai hoje um técnico fazer as verificações das tubagens e as devidas ligações. Estou a pensar optar ainda por colocar um "inversor" (?) e ligar a botija mais pequena como reserva.

Krabby, logo que tenha a instalação feita eu coloco aqui fotos para ver como fica e o equipamento que é preciso instalar.
  9.  # 10

ficamos à espera
  10.  # 11

boa noite, peço desculpa pelo atraso, têm sido dias muito complicados...
    aqui vai a foto da instalação efectuada.

a botija é de 45kg, para além da válvula, foi ligada uma lira(?) e dois redutores (foi basicamente o que eu percebi dentre explicações mais técnicas que o instalador me deu).
    optei por não instalar ainda o inversor. a ser instalado ficará logo acima dos dois redutores.
    fica talvez para mais tarde porque entretanto vou tentar saber da possibilidade de fazerem ligação ao ramal de gás natural, e a ser possível será desnecessário o gasto adicional.

amanhã vou tentar tirar foto durante o dia, que mostra o local onde se situa a "casota" das botijas.

11.  # 12

o esquentador está do lado esquerdo da janela da cozinha.
    a casota das botijas de gás está do lado direito dessa mesma janela.
    falta apenas colocar duas portas para ficar a casota fechada e evitar durante o verão que o sol incida directamente sobre a botija e os equipamentos instalados.

null
  12.  # 13

A foto não aparece
  13.  # 14

parece que aquele alojamento deixou de funcionar...

null

null
  14.  # 15

Obrigado pela ajuda de todos mas a situação ficou resolvida ultrapassando esta questão com a colocação de um sistema de aquecimento de águas por painéis solares térmicos e os restantes equipamentos (Ex: placa) passarem a ser eléctricos.

Desta forma deixa de existir dependência de gás logo deixa de existir dificuldade na identificação do melhor local para as garrafas.

Cumprimentos,
  15.  # 16

A garafa parece-me bem, ma stalvez fechar com uma porta furada.
  16.  # 17

Colocado por: flipey
    falta apenas colocar duas portas para ficar a casota fechada e evitar durante o verão que o sol incida directamente sobre a botija e os equipamentos instalados.

;)
  17.  # 18

Colocado por: krabbyObrigado pela ajuda de todos mas a situação ficou resolvida ultrapassando esta questão com a colocação de um sistema de aquecimento de águas por painéis solares térmicos e os restantes equipamentos (Ex: placa) passarem a ser eléctricos.

Desta forma deixa de existir dependência de gás logo deixa de existir dificuldade na identificação do melhor local para as garrafas.

Cumprimentos,

é também um dos meus planos. infelizmente a vontade (€) para fazer essa instalação neste momento não é muita, por isso... venha o gás... :)
  18.  # 19

Fiquei na dúvida. Pode-se ou não fazer uma casota para garrafa de gás de 45 kg e esquentador nas costa de uma parede da casa de habitação? Agradeço resposta de quem saiba. Jofre Martins
  19.  # 20

Pode... tem é de separar fisicamente o esquentador das garrafas... não podem conviver no mesmo compartimento. e cumprir com as restantes regras de afastamentos, ventilação natural e exaustão de gases de combustão.... e de reacção ao fogo dos materiais de construção.

0.0182 seg. NEW