Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Ola queria saber se alguem me pode dizer quanto custa uma licença para construir uma garagem.
  2.  # 2

Convém dizer de onde é.
  3.  # 3

Bom dia, Katynha
    Os preços das taxas a pagar estão no regulamento municipal de urbanização e taxas (RMUT).
    Uma garagem pode ser uma "obra de escassa relevância urbanística" ou não - também está no RMUT.
    Se for, não precisa de licença (nem projectos) para iniciar a obra, basta uma comunicação de realização de obras isentas de controlo (requerimento na sua CM), e pagar as taxas respectivas.
    Depois de construída a garagem, terá de actualizar a caderneta predial e os dados do IMI do imóvel, para recalcularem o novo imposto.
  4.  # 4

Sou de sao miguel açores tenho um pouco de terreno na casa da nha sogra em k a area k posso ocupar sera de 125m2 e queria saber se dava para construir uma garagem ou mesmo um t2 ocupando mais ou menos 75m2 visto que pedem projeto gostaria de saber o valor mais ou menos do projectopara um t2 de 75m2 obrigada
  5.  # 5

Bom dia, Tânia
    Não existe tabela de honorários para projectos de arquitectura e engenharia, cada profissional pratica o seu preço.
    Pelo que conheço do mercado, diria que o licenciamento completo (arquitectura + todos os projectos de especialidades) normalmente começa nos 4500€ ou 5000€, depois vai por aí acima, quanto mais prestigiado for o ateliê, ou quanto mais complicado for o caso.
    Boa sorte
  6.  # 6

A mim, houve arquitetos que me pediram entre 2.000€ e 3.950€ só por um projeto de alteração que consiste em fazer um levantamento das partes não existentes no projeto inicial. O meu objetivo é apenas legalizar essas áreas que foram construídas pelo anterior proprietário. Ou seja, o imóvel já existe, só é preciso "acrescentar" um anexo e uma garagem.
    Depois há ainda a pagar as licenças camarárias que dependem, penso eu, de câmara para câmara e do tipo de projeto (alguém me corrija se estiver errada). Para que tenha uma noção, no meu caso devem andar a rondar os 1.000€ desde a apreciação do projeto, à licença de utilização, passando pela licença das obras de reabilitação propriamente ditas.
  7.  # 7

anatrindade, um valor de 3500€ + IVA, parece-me um preço justo para o trabalho em causa ( legalizar isso tudo).
    Já que tem de se instruir o processo com todas as parte e com as especialidades necessárias, dá ate mais trabalho que um processo novo/ de raiz...
    Se conseguiu pelos 2000€ e depois não lhe vão pedir mais verbas... porque se esqueceram de considerar, está muito bem.
  8.  # 8

Concordo, é verdade.
    Mas a pergunta foi colocada pela Katynha e as variáveis são outras.
  9.  # 9

Obrigada ana trindade entao fikaria entre 2000 euros mais ou menos?
  10.  # 10

Katynha, o preço da licença (taxas camarárias), isto se for possível construir a garagem, só consultando o Regulamento de taxas da Câmara municipal onde vai efectuar o procedimento. ( o arqluis já tinha aui escrito isto)
    Custos com projectos é outra coisa. Imagine para uma garagem sem grandes complicações possivelmente 1000€+IVA dará para isso.
  11.  # 11

Mto obrigada a todos
  12.  # 12

Colocado por: arqluis
    Pelo que conheço do mercado, normalmente começa

começa mais abaixo, muito mais abaixo
  13.  # 13

Colocado por: anatrindadeA mim, houve arquitetos que me pediram entre 2.000€ e 3.950€ só por um projeto de alteração

Cara Ana trindade
    Isso não é um projecto de alteração, é uma legalização, e o que você está a pagar é a responsabilidade. Se assim não fosse, saía mais barato fazer ilegal e depois legalizar, do que fazer direito. Ninguém, no seu perfeito juízo, vai fazer por menos. Quem tem de legalizar é que está em posição de xeque, pois só a multa começa nos 1.200€ pra cima.

Caro trabalharmuitobem,
    Abaixo de 4000 por todo o licenciamento, é trafulhice. E estar a poupar uns míseros trocos num investimento de 80.000€ é... mesquinho, para dizer o mínimo.

Bem haja
  14.  # 14

arqluis... numa legalização o dono de obra quer lá saber de qualidade.
    Exige / escolhe o preço mais baixo e o assunto resolvido ;)
    Concordam com este comentário: treker666, Keepper
  15.  # 15

Colocado por: arqluis
    Cara Ana trindade
    Isso não é um projecto de alteração, é uma legalização, e o que você está a pagar é a responsabilidade. Se assim não fosse, saía mais barato fazer ilegal e depois legalizar, do que fazer direito. Ninguém, no seu perfeito juízo, vai fazer por menos. Quem tem de legalizar é que está em posição de xeque, pois só a multa começa nos 1.200€ pra cima.

Caro trabalharmuitobem,
    Abaixo de 4000 por todo o licenciamento, é trafulhice. E estar a poupar uns míseros trocos num investimento de 80.000€ é... mesquinho, para dizer o mínimo.

Bem haja

acho que não está muito familiarizado com os preços/multas.

0.0178 seg. NEW