Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia.

    Sou novo aqui no fórum apesar de já ter feito muita pesquisa útil no mesmo. A razão para estar a colocar, pela primeira vez, uma dúvida prende-se com o facto de não ter conseguido, aqui ou em outro lugar digital, encontrar uma resposta a uma questão importante.

    Comecemos pelo inicio. Adquiri uma casa (que até são dois números mas pronto) e pretendo reabilitar a mesma sem gastar muito e sem a tornar muito "pesada" para poupar na estrutura.

    Com vista a poupar e ao mesmo tempo ter uma solução leve e que não me aumente a cota de soleira (ou tenho que andar a mover uma escada de pedra exterior) reduzi as lajes à sua expressão mínima (16cm pois os vãos maiores são de 3.75m) e queria fazer os revestimentos logo em cima (tudo o que for tubagens andará suspenso nessa laje).

    A minha questão é se é possível deixar a laje de betão logo pronta a receber o acabamento, se se resolve a falta de regularização com uma "leitada" de cimento ou se é mesmo preciso fazer betonilha.

    Em qualquer das situações, e tratando-se de laje aligeirada de vigotas com vigota simples e abobadilha de 40*12 que valores devo esperar para o conjunto ao metro quadrado?

    Obrigado desde já.

    Cumprimentos.

    Filipe Alves
  2.  # 2

    Acham que a argamassa autonivelante NV10 da Cimpor pode ser uma solução? Já alguém usou e a que preços?

    Cumprimentos.

    Filipe
  3.  # 3

    Uma ajudinha aqui se faz favor ...
  4.  # 4

    Bem, Ou ninguém está a ler isto ou então não há solução para o que procuro ...
    •  
      FD
    • 27 janeiro 2014

     # 5

    Colocado por: MasterOfPuppetsBem, Ou ninguém está a ler isto ou então não há solução para o que procuro ...

    Só passaram 3 horas, não estamos todos cá 24h por dia. ;)
  5.  # 6

    Colocado por: FD
    Só passaram 3 horas, não estamos todos cá 24h por dia. ;)


    Pois mas como não é nada comentado isto tende a sair da primeira página das discussões ... E depois se calhar já ninguém vê. Eu também nunca usei o fórum ...
  6.  # 7

    Antes de mais, não tem qualquer necessidade acústica e/ou térmica?
  7.  # 8

    Colocado por: pc ferreiraAntes de mais, não tem qualquer necessidade acústica e/ou térmica?


    A laje é sobre uma zona não ventilada e não habitada. Em termos acústicos também não se põe o problema porque essa zona também é minha. Trata-se de uma moradia antiga. A questão de querer poupar nas betonilhas é para não aumentar as cargas demasiadamente (a estrutura que estava era madeira) e ao mesmo tempo não gastar dinheiro das betonilhas.
  8.  # 9

    Bem, parece que ninguém aponta uma solução para isto ...
  9.  # 10

    Que tipo de acabamento pretende aplicar?
  10.  # 11

    Em parte é para aplicar cerâmico e no resto flutuante ...
  11.  # 12

    Na zona do flutuante aplique uma aguada de cimento para regularizar, uma espuma acústica ou cortiça e o flutuante.
    Na zona do material aderido, aplique uma lâmina de desacoplamento tipo ditra e a cerâmica.
  12.  # 13

    Pode tentar não fazer betoninha, no entanto é muito difícil conseguir deixar uma laje nivelada devido à betonagem, mas sim é possível. Em regra geral se executa betoninha para nivelar o piso, isolamento acústico e para passem as infoestruturas (águas, esgotos, electricidade, etc.), mas como optou pela passagem de todas as tubagens na face inferior da laje não terá esse problema. Depois da betonagem se o pavimento não se encontrar de nível, pode usar uma argamassa de nivelamento, existem várias marcas no mercado.
    • nsf
    • 24 outubro 2017

     # 14

    Bom dia.
    Estou com uma dúvida e aproveito este tópico para não estar a criar um novo, uma vez que na pesquisa que fiz no fórum não consegui um esclarecimento concreto.
    Em breve deverei dar início à construção de uma moradia, pelo que tenho procurado tirar todas as dúvidas e estar o mais informado possível para evitar cometer o menor número de erros.
    Antes de mais peço desculpa se algum termo não for o correto.
    Como é que deve ser feita a instalação/passagem dos tubos para esgotos/água? Ficarem inseridos na laje ou já depois desta feita "rasgar" e aplicar a tubagem?
  13.  # 15

    Mas não tem um empreiteiro geral?, um Director ´tecnico de Obra e um Director de Fiscalização!!? e ainda os seus projectistas.... É com eles que deve tirar as duvidas.. são dúvidas muito técnicas que dependem de outros dados de obra...
    Qual o tipo de lajes que irá ter? quantos pisos tem a casa, o piso 0 tem desvão sanitário, ou é massame?
    Como esta projectada a rede de esgotos?
    Qual o material e tipo de sistema da rede de aguas projectada e ou previsto instalar?
    • nsf
    • 24 outubro 2017

     # 16

    Obrigado Pedro pelo seu comentário.
    Sim, tenho essas entidades todas asseguradas e é uma questão que lhes pretendo colocar, no entanto, dada a diversidade do fórum, decidi colocar aqui a questão para colher opiniões.
    O facto de ter colocado cá a dúvida não quer dizer que irei seguir, rigorosamente, as opiniões aqui partilhadas.
  14.  # 17

    Colocado por: nsfComo é que deve ser feita a instalação

    Depende.
    O picheleiro é contratado por quem?
    Por si ou pelo empreiteiro?
  15.  # 18

    Se for o nsf a abrir os roços é melhor deixar uns negativos, se for o empreiteiro ou o canalizador, eles que se preocupem com isso.
    Concordam com este comentário: zedasilva
    • nsf
    • 25 outubro 2017

     # 19

    Colocado por: zedasilva
    O picheleiro é contratado por quem?
    Por si ou pelo empreiteiro?

    Por mim. É um serviço que já está contratado.
    • nsf
    • 25 outubro 2017

     # 20

    Colocado por: PicaretaSe for o nsf a abrir os roços é melhor deixar uns negativos, se for o empreiteiro ou o canalizador, eles que se preocupem com isso.
    Concordam com este comentário:zedasilva

    Obrigado, pela partilha de opinião, mas desculpe a ignorância.
    Nesta área, quando se refere a negativos é exatamente o quê?
 
0.0191 seg. NEW