Iniciar sessão ou registar-se
    • A123
    • 27 janeiro 2014 editado

     # 1

    boa noite!!

    encerrei o meu livro de obra em 08/2012 e só em 12/2013 é q pedi autorizaçao de utilizaçao à camara. bem.. ela já chegou e hoje fui com ela para registar a casa nas finanças.. além de pagar 75 euros de multa porque já passaram 3 meses apos a conclusao das obras (até ai tudo bem) acho que me colocaram mal as áreas dependentes e privativas no modelo 1. A pessoa que me atendeu diz que tb nao percebia de áreas entao À medida que as duvidas iam surgindo ele lá se levantava para ir perguntar... de qualquer das maneiras preenchi e entreguei, mas continuo com duvidas que aquilo esteja bem. O que devo fazer? Aquele modelo é final ou vai ser estudo pelo avaliador da repartiçao??
    O que se passa é o seguinte:
    Na licença de habitação vem:
    área da moradia: 371m2
    area do telheiro: 28m2

    na licença de construção vem:
    are de implantaçao:260
    area bruta de construçao: 374
    area de habitação:200

    O senhor nas finanças preencheu:
    area bruta de construçao:371
    area dependente: 0 (porque diz que telheiro (que é aberto) nao é garagem, nem anexos e as varandas apesar de nao fechadas fazem parte da casa)
    area privativa: 371

    eu acho isto incorrecto até porque em 2010 quando passei o terreno de rustico para urbano para construção consideramos 374 m area bruta e area dependente de 174 (374-200) e o terreno foi avaliado em função a isso.
    O que me aconselham??

    Obrigado
    • 1255
    • 28 janeiro 2014

     # 2

    A123
    Fez mal não consultar alguém para lhe preencher o Modelo 1 como deve ser. Quem é que o preencheu na data de passagem a Urbano? Foi também ao balcão do serviço de finananças?
    Se apanhou um funcionário sem conhecimento dessa área pode ter ficado tudo mal.
    Em primeiro lugar podia ter poupado pelo menos os 75 € da multa. Tá bem que terminou as obras em Agosto de 2012 mas quem é que lhe mandou pôr essa data no campo das obras concluídas? Se tivesse posto obras concluídas em 11/2013 eles consideravam a data da licença de habitabiliddae (leia-se agora Autorização de Utilização) e como a data declarada estava dentro do prazo passava. As finanças "ainda" não fiscalizam o final da obra no local. E depois até podia ter dito, em caso de dúvidas, que tinha ainda obras para concluir na casa. Mas essa já pagou e não há nada a fazer.
    Em relação ás áreas declaradas, muita cautela com o valor da Área Bruta Privativa. Essa é que pesa, se não for bem calculada pode vir a pagar IMI a mais.
    O perito dos serviços muitas vezes nem conferem essas áreas, aceitam as áreas declaradas pelo contribuinte.
    Se quiser ponha aqui as plantas da casa que alguém lhe diz como deve preencher o IMI. Ou pelo menos se o que apresentou está correcto.
    Como ainda apresentou o modelo 1 há pouco tempo pode ser que lhe aceitem uma correcção. Podem anular esse e criar outro.
    Quando o contribuinte apresenta o modelo 1 bem preenchido o funcionário nem questiona. Pode é o perito fazer algumas correcções, mas não acredito que tenha o trabalho de medir as áreas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: A123
    • A123
    • 28 janeiro 2014

     # 3

    bom dia!!

    Pois o meu problema foi que sp pensei que quem está nas finanças estivesse a par do preenchimento correcto. Em relação à data de fim de construção efectivamente fui eu que coloquei no impresso mas como tive de apresentar a licença de habitaçao até foram eles que viram automaticamente quando tinha sido o fim da obra!!!
    Quem me preencheu o modelo para passar a urbano foi uma advogada que está bastante batida nesta área de licenciamento, por isso À partida estará o valor correcto!
    Mas continuo com duviDAs!! O telheiro e varandas fazem parte então da área bruta dependente??

    obrgado
 
0.0102 seg. NEW