Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Mais uma vez boa noite!

    Num soalho já antigo o caruncho tem atacado muito.
    A madeira ainda não está a largar farinha e, antes que seja tarde demais, quero tratar a madeira.

    Que procedimento devo seguir (produtos a aplicar, número de demãos, etc) para resolver o problema de vez?

    Na foto pode.se ver o estado do soalho, já bastante picado...

    Obrigado desde já pela ajuda.
      soalho.JPG
  2.  # 2

    Xylophene SOR 2 da Dyrup, aplicação de várias demãos com recurso a uma trincha larga, em buracos mais com auxilio de uma seringa injectar o produto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: prince
  3.  # 3

    prince,

    Há umas décadas ou mais, geralmente por baixo deste tipo de soalhos, em caves e fosso de soalho havia ventilação de ar cruzado. Havia umas entradas de ar ( gateira, rede ... grelhas..) de cada lado das paredes para que o ar circulasse e evitasse estas patologias. Seria esse o seu caso? Taparam as entradas de ar? Pode ser que tenha sido esse o motivo...

    Com o soalho neste estado, mesmo que trate com algum produto, este só será eficaz se houver uma circulação de ar no sub-soalho ... digo eu....
    Mas outras pessoas podem dar mais ideias.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: prince
  4.  # 4

    Colocado por: Rui FernandesSeria esse o seu caso? Taparam as entradas de ar?

    Por acaso as entradas de ar continuam abertas. Mas vou confirmar.

    Agora, uma alteração que foi feita, na parte do soalho da cozinha, que era muito difícil manter limpo, foi colocar um plástico rígido por cima do soalho ...
    Poderá ter tido influência na proliferação dos bichinhos?
  5.  # 5

    Ar esse muitas vezes carregado de humidade!


    Patricia Silva
    Concordam com este comentário: Claudiapereira123
  6.  # 6

    Colocado por: Dynamic444Ar esse muitas vezes carregado de humidade!


    Patricia Silva

    É verdade Patricia Silva, mas..
    O ar entra com alguma humidade em dias chuvosos. No entanto nada melhor que o próprio ar a ventilar para secar ( veja-se a secagem de roupa em dias de inverno numa garagem em que corra o ar, seca tudo!). Tem surgido casos de más reabilitações de soalhos com séculos em que se lhes retira a ventilação e que ficaram deteriorados em poucos anos. Esta técnica não é "minha", apenas observo o que se passava em mosteiros, igrejas e na casas dos nossos avós.
  7.  # 7

    Já vi soalhos a furarem paredes de caixa de ar por essa dita ventilação!

    E em alguns casos sobrarem 2 e 3 tábuas.

    Num ripado de cimento foi feito um labirinto interligado a entradas de ar vindo do exterior....tudo muito bem,só que se esqueceram do ar húmido,não sempre mas muitas vezes acontece....!


    Patricia silva
  8.  # 8

    Patrícia Costa,
    Que confusão que aí vai.
    Quanto aos soalhos que viu a dilatar ou a contrair, isso é outra conversa e nada tem a ver com a ventilação a tratar neste caso. Talvez tenha a ver com maus procedimentos de colocação, água derramada, humidade residual da madeira, madeira que ainda não está seca, betonilha ainda em fase de cura, etc., etc.

    Eu apenas discuto a ventilação que é indispensável em qualquer casa. Ventilação não é atirar água para dentro de casa! Como exemplo tem o tema de discussão “Posso colocar capoto no interior da casa?”, em que a dada altura o participante Anonimo16062021 coloca algumas fotos bem representativas da falta de ventilação respondendo ao pedido dum outro participante –
    Colocado por: Jorge Santos – Faro Amigo Anonimo16062021 não arranja aí umas fotos de condensações no interior de paredes não ventiladas ou de caixas de ar não ventiladas ?
    –(na página em que a Patrícia fala sobre um produto de casa de banho - pag 2)


    Nessas fotos pode ver o que se passa com a falta de ventilação de qualquer casa.
    Neste caso de soalhos com décadas, a ventilação não é atirar água para as madeiras, mas sim o contrário. A ventilação retira a humidade.
    Com a humidade criam-se condições ideias para os fungos e outras patologias

    No primeiro comentário apenas sugeri que com construções deste tipo ( e não só) e desta idade a ventilação tem de existir. Mais ou menos elaborada, mas tem de existir.
    Há técnicas modernas de ventilação correctas sem ser directas aplicadas a construções modernas. No caso em causa só os técnicos podem indicar o tratamento químico mais adequado. No entanto a ventilação terá de existir para que a humidade não apareça e esteja criado o “caldo” para aparecerem mais as patologias.
  9.  # 9

    Colocado por: Rui FernandesQue confusão que aí vai.

    Não vai não!!

    Colocado por: Rui FernandesHá técnicas modernas de ventilação correctas sem ser directas aplicadas a construções modernas

    Ora mostre lá um exemplo..

    Colocado por: Rui FernandesNo caso em causa só os técnicos podem indicar o tratamento químico mais adequado.

    Petróleo....é a base de quase todos,e os mais antigos era o que usavam,muitos ainda usam!


    Patricia Silva
  10.  # 10

    pelo que vejo na foto a solução passará pela substituição pois nesse estado nenhum produto ira fazer milagres... a menos que a foto engane...
  11.  # 11

    Patricia Silva

    Se acha que a ventilação não é necessária..ok... é a sua opinião e não a vou contrariar outra vez. Deixo apenas um dos muitos documentos existentes na net sobre a falta de ventilação:

    http://www.inovadomus.pt/cooperar/wp-content/uploads/2013/07/04guia.pdf


    Pediu exemplos é o que não falta. Quando visitar mosteiros, zonas históricas , caves de casas antigas poderá verificar as grelhas de entrada de ar ( gateiras).

    Quanto ao produto a aplicar eu disse que seriam os técnicos a decidir. Portanto deixo essa parte para eles.

    Mencionou o petróleo : ele existe em uso corrente , ou seja, com acesso vulgarizado ao público em geral há umas dezenas de anos. Os antigos, com técnicas antigas não tem dezenas de anos, tem séculos. E nessa altura o petróleo ainda não era usado e comercializado. No entanto sei que há quem o use. Quanto ao seu uso parece-me que está um tópico aberto sobre o uso de óleo queimado em madeiras e que se enquadra nesse tema. Lá deve de aparecer alguma opinião sobre a aplicação do petróleo.
  12.  # 12

    Colocado por: Rui FernandesSe acha que a ventilação não é necessária.

    Onde eu disse isso??

    Colocado por: Rui FernandesPediu exemplos é o que não falta. Quando visitar mosteiros, zonas históricas , caves de casas antigas poderá verificar as grelhas de entrada de ar ( gateiras).

    Isso eu sei e conheço!!...você é que falou em técnicas novas,actuais,e eu pedi para mostrar....mostrar essas técnicas de ventilação em soalhos e casas actuais.

    Colocado por: Rui Fernandestem séculos. E nessa altura o petróleo ainda não era usado e comercializado.

    E quem falou em técnicas seculares??

    Apenas referi que todos os produtos com siglas xpto têm como base o petróleo!!

    E de madeiras não percebo muito mas o suficiente.

    Patricia Silva
  13.  # 13

    Patrícia Silva,

    Quando falou dos antigos pareceu-me que eram antigos mesmo, ou seja seculares, pois os exemplos que falei sempre foram de técnicas de igreja e mosteiros que foram usadas em cidades e casas antigas até há umas décadas.

    Também há produtos de combate a pragas sem petróleo, embora ligeiramente mais caros.
    Produtos preventivos sem petróleo para o aparecimento das patologias há outros produtos e baratos.

    De notar que o combate curativo a este tipo de pragas é sempre um trabalho de "Chinês"... muito persistente e com muita paciência. Porquê? Tem de se aplicar muitas vezes o produto na madeira para que se mate definitivamente o "bicho". E mesmo assim é preciso que corra tudo bem. Há determinadas pragas que tem o ciclo de vida muito longo. Por vezes pensa-se que se matou o intruso mas este deixa na madeira "ovos" que podem eclodir uns meses mais para a frente.

    O tratamento preventivo é mais fácil como é lógico.

    As técnicas novas de ventilação que falei, no caso que eu acho mais interessante pois evita ao máximo o uso de ar forçado e o respectivo gasto de energia é por exemplo o seguinte (ver na foto o circuito a amarelo, vermelho e a azul)- segundo a passivhaus
      Untitled-2.jpg
  14.  # 14

    Colocado por: Rui FernandesAs técnicas novas de ventilação que falei,

    Já previa que ia mostrar um sistema VMC,pois,mas nem todos nem todas as casa tem!!

    Assim é fácil falar.

    Patricia Silva
  15.  # 15

    Existem madeiras que não precisam nada disso,nem de produtos com siglas xpto nem de equipamentos a consumirem energia e manutenções,filtros e afins!

    Patricia Silva
  16.  # 16

    Se já prevê as respostas então porque pergunta ?
    Se existem outros equipamentos porque pergunta?

    Pois..ok..para brilhar..ehheheheh

    Fique bem
 
0.0206 seg. NEW