Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Costa53
    Experimente o secador de roupa ecológico não cria ar quente mas sim vento o que permite não criar grandes diferenças de temperatura evitando as condensações e humidades (...)

Boa noite!
    Gostei da sugestão, parece-me de muita serventia. A foto não põe em destaque a dimensão do estendal. Dá para secar uma máquina de roupa, em simultâneo?
    Está à venda em Portugal? Se sim, onde se pode comprar?
    obrigada!
  2.  # 22

Colocado por: maria rodriguesGostei da sugestão, parece-me de muita serventia. A foto não põe em destaque a dimensão do estendal. Dá para secar uma máquina de roupa, em simultâneo?
    Está à venda em Portugal? Se sim, onde se pode comprar?

maria.. esqueça este aparelhómetro... muito pouco eficaz, barulhento e com pouca arrumação. Tenho uma coisa destas para lá guardada no sotão. ( tenho que por isto à venda no OLX). Penso que terá sido comprado através da La redoute, ou assim..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maria rodrigues
  3.  # 23

Utilizamos um estendal daqueles interiores. Aproveitamos uma varanda que temos, que é abrigada, e nos intervalos da chuva (Ao fim-de-semana). Quando chove, trazemos a roupa para dentro de casa e ligamos o desumidificador ao lado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maria rodrigues
  4.  # 24

Vou aprensentar aqui uns quantos factos.

Tendo o tempo húmido, com dias de chuva como tem estado, a casa no seu interior tende sempre a aumentar a humidade relativa, eu nestes dias de chuva tenho entre 80% e 100% de humidade nas divisões.

Se a roupa sai da máquina com água, ao secar a água tem que ir parar a outro sítio.

Como o meio em que a roupa se encontra está com uma humidade alta, a roupa não seca, pois a água que está nela não se vai deslocar para o meio com o mesmo nível de humidade.

Até aqui nada de novidade.

Agora, para neste cenário remover a água da roupa tem que se fazer baixar a humidade do meio onde a roupa está para haver transferência de água da roupa para o ar.

Quem mete fontes de calor ao pé da roupa, a água da roupa é transferida para o ar, pelo diferencial de temperatura, mas se não houver nada a captar a água em excesso agora no ar, ou seja, a condensar, o ar mantém-se húmido. O que acontece aqui é que começará a surgir condensação nos pontos mais frios da divisão. A água que estava na roupa foi forçada a sair por causa do calor, mas foi condensar em zonas frias, como cantos com pilares, vigas, peitoris de janelas, as próprias janelas e vidros, etc.
    Portanto, ao mandar calor, seca-se a roupa, mas fica a divisão cheia de piscinas de água por causa das condensações.

A solução aqui é ter algo que capte a água condensada, que não é mais do que utilizar um desumidificador. Capta a água existente no ar, e é muito eficaz quando o ar fica saturado por causa da roupa húmida.
    Como foi referido por alguém atrás, numa divisão o mais pequena possível, ter uma fonte de calor e um desumidificador é o ideal para secar a roupa.

Quanto mais pequena for a divisão menos se gasta a aquecer o ar e a remover a água do ar para o aparelho.

Quem tem recurso a Ar Condicionado, pode fazer o mesmo, mas em vez de utilizar o modo de ar quente e ter o desumidificador, utilize a função de fazer Ar Frio, pois haverá uma condensação muito mais eficaz na unidade de AC do que num desumidificador pelo motivo de este conseguir ter mais área de temperaturas muito baixas e ter um fluxo de ar muito maior.
    Claro que no Inverno não é grande ideia meter o AC a fazer frio, mas se houver hipótese de o fazer isoladamente do resto da casa, é ótimo.

Resumidamente, aquecer a roupa ajuda a seca-la, mas o inconveniente é de saturar o ar com mais humidade e aumentar as condensações dentro da divisão.
    Secagem com recurso a desumidificação é o ideal.

Quem tiver curiosidade em aferir estes factos, faça o seguinte teste, pegue numa meia que está húmida, não molhada, enfie um secador de cabelo lá dentro e encoste a meia a um espelho frio, quando ligar o secador verá o espelho a embaciar. É a água que estava na meia a condensar na superfície fria do espelho.
    Concordam com este comentário: MariaL, maria rodrigues
    Estas pessoas agradeceram este comentário: prince

0.0132 seg. NEW