Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá boa tarde,


    Antes de mais gostaria de agradecer a todos os que participam neste forúm as vossas opiniões que têm sido sempre uma mais valia para quem como eu, percebe pouco mas tem vontade de fazer as coisas e melhorar nem que seja um bocadinho o sitio onde vive.

    Por isso hoje vinha pedir-vos uma ajuda para o seguinte:

    No prédio onde vivo tenho esta rampa que vêm na imagem que dá acesso às garagens.



    A rampa está feita no sentido do percurso da seguinte forma:

    Junto ao muro amarelo terra barrenta que tinha relva e agora só tem ervas daninhas, depois tem um trilho daqueles blocos de cimento aos quadrados ( penso que se chama pavè ) novamente terra e ervas, novo trilho de pavé, novamente terra e ervas que já atingiram 1.5 m de altura, um trecho de cimento junto à parede do prédio onde se encontra o acesso aos esgotos e caixas dos esgotos.

    No terminar de cima tem cimento e cá em baixo mais junto ao portão é novamente cimento.

    No verão que passou andei de enxada a retirar as ervas para descobrir este pedaço de cimento que corre ao longo da fachada lateral do prédio porque estava completamente coberta pelas ditas ervas de 1.5 m de altura e até uma vassoura eu encontrei lá dentro.

    Pedi um orçamento para cimentar tudo isto mas pediram-me mais de 2000 euros, o que não tenho. Lembrei-me se poderia por exemplo espalhar apenas brita onde está a terra para evitar a lama e que as ervas cresçam?

    Será que que alguém me pode dar uma opinião / sugestão de remediar este problema de uma forma económica?

    Agradeço desde já a vossa ajuda,


    Cristina
      rampa1.jpg
  2.  # 2

    quem é que tem acesso ás garagens? isso é uma parte comum?
    se sim devia ser pago por todos
    sim pode colocar brita para não crescer as ervas
    também pode mandar calcetar mas deve ficar mais caro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Proencinha
  3.  # 3

    fsilva106

    É parte comum minha e do vizinho de cima, e tal como eu eles também não sabem muito bem como fazer e por isso eu tomo a iniciativa :) Somos apenas dois apartamentos e uma loja em baixo que não tem qualquer acesso a esta parte ( a primeira garagem que se vê é do meu vizinho e no canto está a minha com logradouro.

    toda essa parte está cimentada. o problema é mesmo a rampa.


    Se eu colocar apenas brita em cima da terra será que resolve / emenda?

    alguma outra sugestão?


    Obrigada.
    •  
      FD
    • 28 janeiro 2014

     # 4

    Colocado por: ProencinhaLembrei-me se poderia por exemplo espalhar apenas brita onde está a terra para evitar a lama e que as ervas cresçam?

    Isso não o vai evitar.

    A forma mais barata de impedir (temporariamente) que algo vegetal cresça, é bater (compactar) o solo de forma a que nem haja penetração de sementes, nem circulação de gases necessários para o crescimento das plantas.
    Não é infalível nem é algo que dure muito tempo mas, mais barato acho que não há.

    Outra forma de evitar o crescimento de plantas é com herbicidas. Numa descida não sei se serão muito eficazes porque com as águas da chuva lá devem ir os herbicidas na corrente...

    Também pode usar manta geotêxtil coberta com alguma camada de inertes ou até de terra mas, numa descida não sei até que ponto não fica logo descoberta.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Proencinha
  4.  # 5

    FD,

    Nos retirámos tudo no verão, a terra ficou compactada e foi espalhado imenso herbicida e... começou a chover...e já lá está outra vez um lindo jardim de ervas. eu adorava cimentar aquilo, mas 2000 e tal euros para isso... não pode ser, até porque vamos fazer agora as obras de recuperação de fachadas e não vão ficar nada baratas, sendo que para 3 fachadas ficam em 11000 euros, logo, está fora de questão gastar esse valor a cimentar a rampa.

    Queria algo que conseguissemos fazer e que remediasse, eu sei que não é fácil.... mas...

    A manta geotextil será muito cara?
  5.  # 6

    boas
    brita na descida não que vem toda para a parte baixa.
    mas tout-venaut compactada e coisa que as ervas não gostam, e já fica com base para mais tarde cimentar tudo.
    abraço
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Proencinha
  6.  # 7

    Olá Antonio Almeida,

    Pois, no orçamento que me deu o empreiteiro a ideia era levar tout venant antes do cimento, mas lá está... era carissimo e é isso que não pode ser neste momento :(
  7.  # 8

    Alguém mais tem alguma ideia?

    Obrigada
    • 1255
    • 29 janeiro 2014

     # 9

    E porque não negoceia com o empreiteiro que lhe vai recuperar as fachadas para lhe fazer esse trabalho ao mesmo tempo.
    11000 € para as fachadas já lhe dá a si capacidade para lhe propor fazer esse trabalho com um valor aceitável.
    Sugira-lhe o seguinte: você compra os materiais e ele cobra-lhe os dias que o pessoal lá andar a pavimentar a rampa. Isso são cerca de 100 m2 de pavimento, o cimento areia e brita para isso não fica muito caro. Ele com dois ou três dias de material faz o trabalho.
    Concordam com este comentário: FD, fsilva106
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Proencinha
  8.  # 10

    1255,

    Porque ainda não estou certa de ir avançar com este empreiteiro e por isso mesmo estou a pedir orçamentos porque me parece demasiado para o que eu inicialmente pretendia que era mesmo acabar com as infiltrações dentro de minha casa. é só isso mesmo que eu pretendo. O empreiteiro em questão, de quem gostei e que me parece muito profissional, será talvez perfeccionista demais para o que eu pretendo e segundo ele quer fazer o trabalho perfeitinho de forma a que nada se note de imperfeições....

    Já eu quero apenas acabar com as infiltrações e pintar por cima, porque a verba que tenho não dará para muito mais sem grande esforço financeiro( a parte que me cabe a mim, claro ).

    Se tiver a amabilidade de ver este tópico que criei há pouco, percebe o que quero dizer :

    https://forumdacasa.com/discussion/33002/reparar-e-pintar-predio-precisase-orcamentos/#Item_1

    Mas o que disse, cimento, areia e brita é isso mesmo que eu queria. o que o senhor me propôs foi:

    Terrraplanar com catrapilar, aplicar 15 cm de tout venant, malha sol sobre isto, 15 cm de betão fabricado em empresa cimenteira, envolver endurecedor no betão e criar juntas de dilatação ao longo do betão....

    Daí o valor de 2000 e tal euros ( não sei bem quanto é o " e tal " )

    Percebe assim a minha duvida?
  9.  # 11

    O que vos parece uma solução com estas grelhas e brita a encher os espaços?

    São precisamente das mesmas que tenho ao longo da rampa para os carros passarem. E se eu pusesse toda a rampa assim? Isto basta retirar a terra à altura que se pretende, colocar estas grelhas e encher de brita, certo?

    Obrigada desde já e desculpem a minha ignorância de " mulherquequerresolvertudoenãopescanadadoassunto" mas efectivamente lá vou levando as coisas àvante :)
      grelhas.png.jpg
 
0.0120 seg. NEW