Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Ola

Gostava de construir, mas não sei por onde começar...

Falaram-me que precisava de um topografo.

Alguém tem ideia de preços de um topografo (sou de braga, vila verde).

E quais os passos a dar e preços (uma media, ideia)?
  2.  # 2

Colocado por: sandritaGostava de construir, mas não sei por onde começar...

Eu costumo começar por baixo...pelas fundações ;)

Colocado por: sandritaFalaram-me que precisava de um topografo.

Uma empresa de construção faz mais falta. Mas antes disso precisa dos projectos.

Quer construir? Procure um gabinete de projectos.
    • 1255
    • 29 janeiro 2014

# 3

Cara Sandrita,
    veja se consegue responder a estas perguntas:
    1 - Já tem terreno?
    2 - Está registado na Conservatória em seu nome? Com tudo direitinho? Tipo, sem ónus ou encargos; áreas correctas com a caderneta das finanças; área coincidente com o que realmente tem "in situ"?
    3 - Está em zona onde pode construir?
    4 - Tem programa de projecto? Quer dizer: já tem a ideia da casa que pretende; da casa que necessita; quanto quer ou pode gastar; etc...?
    Se consegue responder a estas questões está em condições de avançar para a procura de um gabinete para lhe tratar de todo o projecto.
    Para já esqueça o topógrafo, talvez o gabinete tenha esse serviço ou algum contacto para o fazer.
    Cautela, hoje em dia fazer uma casa parece que é um bicho de sete cabeças.
    O investimento no projecto é o mais importante para o sucesso da sua obra. Prepare-se que isso custa algum dinheiro.
    Os preços variam, tem muito a ver com a sua exigência. Não quer dizer se é esquisita ou não a esse nível, quer dizer que se vai contratar alguém a quem vai pagar uns milhares de euros deve exigir que lhe faça um bom trabalho. Dentro dos seus parâmetros.
  3.  # 4

Sandra,

Um gabinete de projetos consegue explicar-lhe todo o processo do inicio ao fim. No entanto tente nao visualizar todo o processo de uma vez, concentre-se num passo de cada vez. Tenha no entanto noção desde inicio se o terreno que possui tem a viabilidade construtiva que lhe interessa e se tem capacidade financeira para o que pretende.

Primeiro passo..... Gabinete de projectos.

Boa sorte
    Nuno costa
    Www.doisarquitectos.con
    •  
      FD
    • 29 janeiro 2014

# 5

Passos para construir - uma pequena lista não exaustiva de passos a cumprir para construir a sua casa.

Neste caso, compra de terreno + construção, o processo será qualquer coisa como isto:

-> procura
    -> encontra
    -> confirma no PDM da Câmara Municipal, ou dirige-se ao departamento de urbanismo da mesma, se é possível construir e quanto é que é possível construir
    -> apesar de ter um preço, faz uma proposta mais baixa
    -> negoceia
    -> chega a acordo
    -> confirma na conservatória do registo predial que quem está a vender é efectivamente o dono e fica a saber se existem ou não penhoras, hipotecas e outras condições que possam constituir um problema
    -> vai a diversos bancos e faz uma simulação para ver qual oferece as melhores condições
    -> confirma junto do banco escolhido, com mais dados, qual a possibilidade de um crédito à habitação
    -> faz um contrato de promessa de compra e venda e dá um pequeno sinal para "segurar" o terreno (nunca dê um sinal muito elevado)
    -> inicia o processo do empréstimo para crédito à habitação junto do banco
    -> banco avalia o seu perfil e diz-lhe logo se sim ou não, e se por acaso precisará de fiadores
    -> se sim, envia um avaliador ao terreno para saber se o que está a pedir é o valor de mercado do mesmo
    -> o avaliador atribui um valor ao terreno
    -> acerta valores com o banco, e este dá o sim ou o não
    -> marca-se a escritura pública de compra e venda com hipoteca
    -> fazem-se os registos provisórios na Conservatória do Registo Predial (normalmente responsabilidade da imobiliária ou até do banco)
    -> paga o IMT e o Imposto de Selo
    -> faz-se a escritura (normalmente nas instalações do banco), o banco transfere o dinheiro para a conta do vendedor
    -> recebe o terreno
    -> fazem-se os registos definitivos na Conservatória do Registo Predial
    -> contrata um arquitecto
    -> começa a fazer o projecto de arquitectura, especialidades e execução
    -> começa a procurar um empreiteiro
    -> uma vez visto e revisto o projecto, é enviado à Câmara Municipal para aprovação
    -> decide se quer fazer a obra chave na mão ou por administração directa (você compra os materiais e contrata todos os serviços independentemente)
    -> se o projecto for aprovado, contrata um empreiteiro
    -> paga a licença de construção e começa a construir
    -> tem muitas dores de cabeça (mais do que as que teve até agora)
    -> a construção pode durar cerca de 1 ano ou mais
    -> acaba a construção, pede a licença de utilização/habitação junto da Câmara
    -> a Câmara envia um técnico para ver a casa
    -> é emitida a licença de habitação
    -> faz os registos na Conservatória do Registo Predial
    -> entrega a declaração do IMI nas finanças

Acho que é isto. Acho que não me enganei e não me estou a esquecer de nada... Há passos que podem não existir em alguns casos, e até se podem trocar de ordem com outros.

Tirado daqui: https://forumdacasa.com/discussion/8189/novo-membro-leia-isto-antes-de-participar/#01
    Convém que leia essas discussões todas antes de perguntar coisas que já têm resposta. :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maria rodrigues

0.0109 seg. NEW