Colocado por: sandritaGostava de construir, mas não sei por onde começar...
Colocado por: sandritaFalaram-me que precisava de um topografo.
Neste caso, compra de terreno + construção, o processo será qualquer coisa como isto:
-> procura
-> encontra
-> confirma no PDM da Câmara Municipal, ou dirige-se ao departamento de urbanismo da mesma, se é possível construir e quanto é que é possível construir
-> apesar de ter um preço, faz uma proposta mais baixa
-> negoceia
-> chega a acordo
-> confirma na conservatória do registo predial que quem está a vender é efectivamente o dono e fica a saber se existem ou não penhoras, hipotecas e outras condições que possam constituir um problema
-> vai a diversos bancos e faz uma simulação para ver qual oferece as melhores condições
-> confirma junto do banco escolhido, com mais dados, qual a possibilidade de um crédito à habitação
-> faz um contrato de promessa de compra e venda e dá um pequeno sinal para "segurar" o terreno (nunca dê um sinal muito elevado)
-> inicia o processo do empréstimo para crédito à habitação junto do banco
-> banco avalia o seu perfil e diz-lhe logo se sim ou não, e se por acaso precisará de fiadores
-> se sim, envia um avaliador ao terreno para saber se o que está a pedir é o valor de mercado do mesmo
-> o avaliador atribui um valor ao terreno
-> acerta valores com o banco, e este dá o sim ou o não
-> marca-se a escritura pública de compra e venda com hipoteca
-> fazem-se os registos provisórios na Conservatória do Registo Predial (normalmente responsabilidade da imobiliária ou até do banco)
-> paga o IMT e o Imposto de Selo
-> faz-se a escritura (normalmente nas instalações do banco), o banco transfere o dinheiro para a conta do vendedor
-> recebe o terreno
-> fazem-se os registos definitivos na Conservatória do Registo Predial
-> contrata um arquitecto
-> começa a fazer o projecto de arquitectura, especialidades e execução
-> começa a procurar um empreiteiro
-> uma vez visto e revisto o projecto, é enviado à Câmara Municipal para aprovação
-> decide se quer fazer a obra chave na mão ou por administração directa (você compra os materiais e contrata todos os serviços independentemente)
-> se o projecto for aprovado, contrata um empreiteiro
-> paga a licença de construção e começa a construir
-> tem muitas dores de cabeça (mais do que as que teve até agora)
-> a construção pode durar cerca de 1 ano ou mais
-> acaba a construção, pede a licença de utilização/habitação junto da Câmara
-> a Câmara envia um técnico para ver a casa
-> é emitida a licença de habitação
-> faz os registos na Conservatória do Registo Predial
-> entrega a declaração do IMI nas finanças
Acho que é isto. Acho que não me enganei e não me estou a esquecer de nada... Há passos que podem não existir em alguns casos, e até se podem trocar de ordem com outros.