Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: eu
    Colocado por: quiksilver26Se o deposito fica no sotão, onde ficam os caleiros?

O meu telhado é ligeiramente elevado relativamente à laje do sótão, tem a toda à volta uma altura de cerca de 60 cm, por isso, as caleiras ficam acima do depósito. A gravidade faz tudo...

Sendo assim tem a vida facilitada, não custa nada fazer isso.
    • MDA
    • 30 março 2010

# 22

Bem eu tenho água não potável em abundância, e queria por essa água a pressurizar, a minha instalação de água potável, para isso queria utilizar um carneiro hidráulico de duplo efeito em que a água não se mistura.
    A minha pergunta é, se há em Portugal algum fabricante, ou melhor ainda quem tem um esquema de montagem desse tipo de duplo efeito que possa postar.

As de efeito simples são fáceis, para as de efeito duplo ando a pensar num sistema de membrana e duas válvulas, mas mesmo assim gostava de saber o que se usa.
  2.  # 23

Boas

Estive a ler sobre os sistemas de aproveitamento da agua e depois de visualizar uns sites encontrei isto

http://www.ecoagua.pt/produtos_detail.php?id=81&cat=38&prod=182

Pelo que vi numa imagem rotativa que passa este reservatório é ligado aos canos de escoamento da agua do telhado, será que é só liga o reservatório ao cano ou precisar de mais modificações?

Agradeço a ajuda.

Colocado por: G.duvidasBoas

Estive a ler sobre os sistemas de aproveitamento da agua e depois de visualizar uns sites encontrei isto

http://www.ecoagua.pt/produtos_detail.php?id=81&cat=38∏=182

Pelo que vi numa imagem rotativa que passa este reservatório é ligado aos canos de escoamento da agua do telhado, será que é só liga o reservatório ao cano ou precisar de mais modificações?

Agradeço a ajuda.

Boas

Alguém?

Cumprimentos.
    • J
    • 9 dezembro 2017

# 24

Bom dia,
    Infelizmente este tema está outra vez na ordem do dia, principalmente na zona de Viseu.
    Alguém sabe que cuidados é preciso ter para usar a água da chuva para os autoclismos. Cuidados ao nível da desinfecção, uma vez que a água estando armazenada, e estagnada, não tenderá da ganhar bactérias, ou outros microorganismos?
    Alguém usa algum sistema do género?
  3.  # 25

é adicionar cloro
  4.  # 26

Colocado por: JBom dia,
    Infelizmente este tema está outra vez na ordem do dia, principalmente na zona de Viseu.
    Alguém sabe que cuidados é preciso ter para usar a água da chuva para os autoclismos. Cuidados ao nível da desinfecção, uma vez que a água estando armazenada, e estagnada, não tenderá da ganhar bactérias, ou outros microorganismos?
    Alguém usa algum sistema do género?

Mais do que aproveitar a água da chuva é aprender a não desperdiçar água.
    As vezes as soluções de poupança são mais caras e não trazem assim tantas vantagens.
    • tmmc
    • 9 dezembro 2017 editado

# 27

Colocado por: Jonh
    Estou neste momento a construir a minha casa a qual vai ter um quintal onde tenho de fazer um aterro para o nivelar.

Vou aproveitar e fazer um deposito de águas pluviais (enchimento através dos algerozes) enterrado com capacidade para uns 6000L.

Ja tem valores para isso?
  5.  # 28

Aproveitamento da água das chuvas, águas cinzentas e similares, nunca se tem retorno disso, a não ser em situações muito, mesmo muito específicas.

Para. já um furo de água pode passar pela melhor aposta se houver alguma água no subsolo da zona.
    • eu
    • 9 dezembro 2017

# 29

Colocado por: callinasAproveitamento da água das chuvas ... nunca se tem retorno disso,

Muito menos quando não chove regularmente...
  6.  # 30

Colocado por: eu
    Muito menos quando não chove regularmente...
    que tipo de retorno é que quer obter?
  7.  # 31

Na minha opinião por mais que se fale em águas das chuvas e seu aproveitamento, neste caso tem de se gastar muito dinheiro num reservatório de acumulação, para que no período de inverno se acumule para o resto do ano. Mas estamos a falar de quanto,? 15 - 20 m3? mas 15 m3 da para quantas semanas? façam as contas.
    Quando chove não se rega, quando se rega, estamos no verão, portanto estamos em longos períodos sem que haja chuva.
    Usamos a água para que? Para sanitas, rega e lavagens. Há quem use para máquina da roupa...
    poupar 20m3 num ano para muita gente significa poupar 20 euros por ano para um investimento de cerca de 4 mil euros ou mais.

Pensando em algo mais sensato, aproveitamento de águas cinzentas, que pelo menos a sua produção é contínua ao longo do dia.
    Ora em fase de obra é preciso dividir águas negras das cinzentas. Depois disso é preciso um órgão que as trate que não custa certamente menos de 4 mil euros. O órgão pode ser uma etar doméstica, um sistema de tratamento UV, ozono, etc.
    Neste caso a água só serve para rega, lavagens e sanitas. Não é adequada para lavagem de roupa.

Passando à outra questão, como se leva a água aos pontos de consumo.
    Ora eu tenho uma rede individual, rede de aproveitamento.
    Essa rede é formada por pontos de água nas sanitas e nos pátios para rega e jardins. Esta rede no meu caso anda em paralelo com a rede de água pública . Sim, tenho dois pontos de água nas sanitas, dois pontos de água em alguns pontos de rega. Se um dia mais tarde desistir só aproveitamento, mudo o ponto de água na sanita e ponto de rega e desactivo a rede de aproveitamento.
    Se quisermos podemos ter só uma rede para esses pontos, mas sinceramente o meu caso, já que coloquei uma rede individual, na custou quase nada deixar um ponto de água rede pública na sanita ao lado do ponto de água da rede de aproveitamento.
    Para aproveitar o a água, é necessário um sistema de bombagem, normalmente a bomba não terá sequer 1 CV. Portanto consumos na ordem do 12cent por m3.

No meu caso substitui o possível reservatório ou possivel etar por um furo de água. Poupo cerca de 4m3 mensais para já.
    Concordam com este comentário: eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: master_chief
  8.  # 32

Aproveitar água da chuva no meu entender apenas tem um proveito que há de ser a rega da horta relva ou limpeza do quintal. Aproveita se o depósito é a quantidade que o mesmo tem e ficamos por isso. Não dá pra aproveitar mais até que volte a chover. Fiz um investimento de 120€ em dois depósitos de 1000 litros ou seja tenho 2000 para gastar no verão e mais nada. Qd acabar acabou.
  9.  # 33

Nesse caso provavelmente gasta a água antes de chegar ao verão.
    Concordam com este comentário: PedroGomes
  10.  # 34

Colocado por: callinasNesse caso provavelmente gasta a água antes de chegar ao verão.
    Concordam com este comentário:PedroGomes
    sem dúvida alguma. Não sei o preço de 2000 litros de água mas é o que poderei poupar algumas vezes caso use e volte a chover. Será a minha micro contribuição para o ambiente mas sempre é melhor que nada
  11.  # 35

Não consegue canalizar para lá a banheira ou duche?

2mil litros são 2 m3. é só consultar a factura da água. Normalmente serão 2 euros.
    • J
    • 10 dezembro 2017

# 36

Pois, compensar não compensa.
    Parece-me quase impossível rentabilizar qualquer que seja o investimento neste âmbito.
    Mesmo com o furo. Uma vez que o investimento inicial mais o custo da energia para ter a água, será sempre superior, ao custo da água da rede.
    Felizmente a água da rede ainda é barata. O que nos próximos tempos pode mudar.
    Aumentar o preço da agua, será inevitável, caso a seca continue, até porque será a única forma eficaz de fazer as pessoas pouparem água.

A minha ideia é usar 3 depósitos de mil litros para armazenar água da chuva. Inicialmente pensei em usar só para a rega. Para regar uns canteiros no jardim, no verao., Quando acabar, acaba. Mas caso haja um dia de chuva, que por vezes acontece, em junho, ou mesmo em agosto, sempre se abastece qualquer coisa.

Mas depois pensei, que no inverno, quando chove, podia usar a água da chuva, numa das casas de banho da casa, porque tenho forma de lá fazer chegar a água
    Mas estou com receio, de a água, ao ficar estagnada, criar microorganismos nocivos, como acontece com a água cinza. Alguém sabe como se pode evitar, ou controlar com eficácia, sem criar uma ETA residencial, porque isso exige um orçamento muito grande.
  12.  # 37

Colocado por: callinasNão consegue canalizar para lá a banheira ou duche?

2mil litros são 2 m3. é só consultar a factura da água. Normalmente serão 2 euros.
    no meu caso os depósitos ainda ficam um pouco afastados da casa e não sei se a água do duche para rega dá horta será adequado por causa dos champô e gel duche que é usado nos banhos
  13.  # 38

Vendo Depósitos 1000 l em plástico por 40 €

[email protected]
      IMG-20180503-WA0003 (002).jpg
  14.  # 39

Colocado por: Carlos NobreVendo Depósitos 1000 l em plástico por 40 €

[email protected]
      IMG-20180503-WA0003 (002).jpg
    isso são horas de chegar?

0.0240 seg. NEW