Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Alguem tem/conhece o sistema de aproveitamento de agua da chuva?
    Opiniões?
    Para que usa a agua?
    Qual o investimento inicial?
    •  
      FD
    • 16 fevereiro 2009

# 2

Depende do que é que quer fazer e do que entende por aproveitamento da água da chuva.
    Se plantar um barril no quintal sem a parte de cima, está a aproveitar a água da chuva... ;)

Normalmente, não sendo a água potável, é usada para lavagens (pavimentos, etc.) e para regas (jardins, etc.).
  2.  # 3

Existem algumas empresas que vendem estes sistemas/produtos, mas não conheço ninguém que tenha instalado:
    http://www.graf.pt/Conceito/tabid/64/Default.aspx

http://www.ecoagua.pt/faq.php

http://www.caleirasmiranda.com/
    • Jonh
    • 18 fevereiro 2009 editado

# 4

Colocado por: carlossilvaBoa tarde,

Alguem tem/conhece o sistema de aproveitamento de agua da chuva?
    Opiniões?
    Para que usa a agua?
    Qual o investimento inicial?

Estou neste momento a construir a minha casa a qual vai ter um quintal onde tenho de fazer um aterro para o nivelar.

Vou aproveitar e fazer um deposito de águas pluviais (enchimento através dos algerozes) enterrado com capacidade para uns 6000L.

Essa água servirá para rega (os canteiros são pequenos), lavagens no quintal, e autoclismo do wc de serviço e wc da garagem. Ao aproveitar a água para os autoclismos, será dizer que o deposito será util todo o inverno.

A minha duvida aqui é a seguinte: sendo usada uma bomba de balão para puxar a água devido ao deposito ser enterrado, será que o consumo da bomba não irá quebrar aquilo que poupo em água? Já ouvi diversas opiniões umas contrárias outras a favor...

Abraço a todos!
    •  
      FD
    • 18 fevereiro 2009

# 5

3.  # 6

Estou seriamente a pensar em utilizar algo semelhante na minha casa. Mas irei optar por colocar um depósito/cisterna para reter a água. O construtor falo em construir uma caixa, mas não quero ter uma fonte de humidades e infiltrações...

Do que compreendo do sistema, é importante ter algumas coisas. Correcta filtragem da água dos algeirozes para evitar ter lixos no depósito, sistema de detecção da capacidade do depósito (para parar de encher quando está cheio e encher com água corrente quando está vazio). Outra coisa que ainda não percebi a 100%, é como controlar este sistema para enviar água para os autoclismos. Não pretendo ter uma bomba sempre ligada, o ideal seria usar a "gravidade", mas este depósito deverá ficar abaixo da cota dos WCs.

Coisas da Casa
  4.  # 7

Colocado por: AdrianoPEstou seriamente a pensar em utilizar algo semelhante na minha casa. Mas irei optar por colocar um depósito/cisterna para reter a água. O construtor falo em construir uma caixa, mas não quero ter uma fonte de humidades e infiltrações...

Do que compreendo do sistema, é importante ter algumas coisas. Correcta filtragem da água dos algeirozes para evitar ter lixos no depósito, sistema de detecção da capacidade do depósito (para parar de encher quando está cheio e encher com água corrente quando está vazio). Outra coisa que ainda não percebi a 100%, é como controlar este sistema para enviar água para os autoclismos. Não pretendo ter uma bomba sempre ligada, o ideal seria usar a "gravidade", mas este depósito deverá ficar abaixo da cota dos WCs.

Coisas da Casa

Já obteve mais informações sobre o sistema?
    • Jmrp
    • 2 agosto 2009

# 8

alguem tem um sistema destes implementado? qual o resultado obtido?

e a reciclagam das aguas cinzentas? alguma opnião
  5.  # 9

a minha grande duvida é se este sistema se torna rentável ao longo do tempo e quais as verdadeiras potencialidades do mesmo...
  6.  # 10

Boas

Jonh disse:
    A minha duvida aqui é a seguinte: sendo usada uma bomba de balão para puxar a água devido ao deposito ser enterrado, será que o consumo da bomba não irá quebrar aquilo que poupo em água? Já ouvi diversas opiniões umas contrárias outras a favor...

AdrianoP disse:
    Não pretendo ter uma bomba sempre ligada, o ideal seria usar a "gravidade", mas este depósito deverá ficar abaixo da cota dos WCs.

E porque não colocar também um depósito no vão do telhado (se houver) apenas para os autoclismos, alimentado pelo depósito principal (ou directamente das caleiras, se der para isso)?

cumps
    José Cardoso
    • ng3
    • 3 agosto 2009

# 11

hora aqui está uma boa situação para a minha casa mas que irei fazer com manilhas de betão
    • ng3
    • 3 agosto 2009

# 12

e essas águas não darão para encher as piscinas?????????????
    • Nuno
    • 24 setembro 2009

# 13

Olá a todos,

Se tiver plataformas ainda mais baixas do que o depósito poderá utilizar um carneiro hidráulico para fazer subir a água com a sua própria pressão.

Para as águas cinzentas aconselho uma ETAP.

Cumprimentos
    Nuno
    • mafgod
    • 24 setembro 2009 editado

# 14

Essa do carneiro hidráulico ("Bélier hydraulique") está boa...... sabem quem comercializa cá em Portugal?
    Segundo parece, só funciona enquanto existir água a entrar, será?
    Também há desperdício de água..... mas se ela vier da chuva .....

Alguns links:
    http://fr.wikipedia.org/wiki/B%C3%A9lier_hydraulique
    http://engenium.wordpress.com/2007/08/30/o-%C2%ABcarneiro-hidraulico%C2%BB/
    http://schou.dk/animation/hydraram.swf
  7.  # 15

alguém sabe onde se compra ou onde se pode ver em funcionamento?
  8.  # 16

Pois:
    "O carneiro hidráulico, inventado na antiguidade, caiu em desuso dado o seu baixíssimo rendimento, de 4 a 35 %.
    Só foi utilizado onde não havia electricidade e onde havia água em abundância, pois é “muito guloso”."
  9.  # 17

www.graf.pt
    • eu
    • 24 setembro 2009

# 18

Eu também ando a pensar em aproveitar as águas da chuva para os autoclismos e cheguei à conclusão que a melhor opção é ter os reservatórios no sótão. Desta forma, não há qualquer necessidade de gastar energia para bombear a água, basta a gravidade.

O sistema que estou a idealizar é bastante simples: o depósito é alimentado pela água da rede pública até um nível L1, muito baixo. A ideia é ter sempre um mínimo de água no depósito (uns 50 litros) mesmo que não chova. Se chover, o depósito é cheio com a água recolhida no telhado até ao máximo possível. Quando é atingido o nível máximo, a água é desviada para fora.

Simples, barato e eficaz.
  10.  # 19

Se o deposito fica no sotão, onde ficam os caleiros?
    • eu
    • 24 setembro 2009 editado

# 20

Colocado por: quiksilver26Se o deposito fica no sotão, onde ficam os caleiros?

O meu telhado é ligeiramente elevado relativamente à laje do sótão, tem a toda à volta uma altura de cerca de 60 cm, por isso, as caleiras ficam acima do depósito. A gravidade faz tudo...

0.0198 seg. NEW