Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá boa noite a todos,
    Primeiro gostaria de dizer que embora este seja o meu primeiro post, acompanho já a algum tempo o forum, que acho fantástico como ajuda.
    Estou a remodelar para minha futura casa, um apartamento de 5 assoalhadas que vai ser aumentado para as varandas passando a ser um 5+1 (+1: zona de escritório/hobby). São obras integrais com infraestruturas todas novas. Claro está que vou colocar uma ATI. Não vale a pena discutir se vale a pena outro tipo de sistema, pois a caixa já está até chumbada.
    Abreviando os objectivos e as características da caixa e sistema são:
    - Caixa ATI Rack+CATI da Quitérios para 6 saídas preparada para fibra
    - Todos os tubos dos cabos entram pelo topo superior
    - Objectivo colocar em todas as divisões, rede de dados e coaxial: 6 dados + 6 coaxial
    - Não tenho projecto/sou eu a instalar tudo
    - Fornecedor: M4O

O manual de montagem é relativamente fácil de compreender mas não responde ao básico.
    Tenho algumas dúvidas e espero não vos maçar muito com as seguintes perguntas:
    1- Para cada divisão passo um cabo CAT 6 e um cabo coaxial, correcto? É isto a que eles se referem distribuição estrela?
    2- Nas tomadas finais em cada divisão opto por uma mista (coax+rj45) ou duas separadas? se forem separadas na rj45 posso colocar uma dupla?
    3- Se optar pela tomada de 2 saídas rj45, posso colocar telefone e dados no mesmo cabo ou tenho de passar cabo CAT 6 para o telefone (eu sei que esta pergunta também está relacionada com o local do router)?
    4- Como neste modelo de caixa só tenho 5 saídas de coaxial, posso "repicar" o coaxial entre 2 caixas? Tenho de colocar uma tomada de passagem e a outra terminal? O que é isso das atenuações?
    5- Posso repicar o CAT 6 e colocar mais tomadas numa saída de dados? Cuidados a ter? Pergunto isto pois o router que pretendo colocar dentro do CATI só tem 4 saídas ethernet e 2 de voz? Será que a meo têm routers de maior capacidade?
    6- A ATI+CATI estão dentro de uma caixa de quadro com porta de madeira ao lado da caixa de quadro. Será que vai aquecer muito? O sinal de wifi deve ficar fraquinho...
    7- Para finalizar alguém me explica o que significa: ZAP e SC/APC?

Desculpem o testamento, mas saber isto era uma grande ajuda.
    Abraços
    Quem?Eu?
  2.  # 2

Colocado por: Quem?Eu?Para cada divisão passo um cabo CAT 6 e um cabo coaxial, correcto? É isto a que eles se referem distribuição estrela?
    Não, a estrela é no sentido de ter todos um unico ponto comum de origem e diversos pontos de chegada\ligação,

Colocado por: Quem?Eu?Nas tomadas finais em cada divisão opto por uma mista (coax+rj45) ou duas separadas?

depende daquilo que pretender, se pretender ter telefone e dados por exemplo, é mais facil ter1 tomada dupla de dados e 1 tomada coaxial.

Colocado por: Quem?Eu?se forem separadas na rj45 posso colocar uma dupla?
    Sim

Colocado por: Quem?Eu?Se optar pela tomada de 2 saídas rj45, posso colocar telefone e dados no mesmo cabo ou tenho de passar cabo CAT 6 para o telefone (eu sei que esta pergunta também está relacionada com o local do router)?

para não ficar com alguma limitação futura o ideal é passar tudo cat6,

Colocado por: Quem?Eu?Como neste modelo de caixa só tenho 5 saídas de coaxial, posso "repicar" o coaxial entre 2 caixas?

pode, mas não devia porque vai perder sinal por causa da atenuação (diminuição do sinal)

Colocado por: Quem?Eu?Posso repicar o CAT 6

Não,

Colocado por: Quem?Eu?router que pretendo colocar dentro do CATI só tem 4 saídas ethernet e 2 de voz? Será que a meo têm routers de maior capacidade?

a MEo e os outros provedores de serviço não têm outros routers, mas pode ligar um switch basico a uma das portas do router e ter mais 8 ou 16 saidas partilhadas,

Colocado por: Quem?Eu?Para finalizar alguém me explica o que significa: ZAP e SC/APC?

ZAP=Zona de Acesso Prioritario,
    SC/APC=especificação do conector de fibra optica (tipo SC) com "ponta" APC.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Quem?Eu?, bodrelhos
  3.  # 3

Muito obrigado jorgealves.
    Aproveitando a sua boa vontade:
    1- Por exemplo quero telefone, dados e coaxial só no escritório e na sala. Passo para cada divisão 2 cabos CAT 6 e 1 coaxial, ou seja 3 cabos no tubo respectivo da divisão?
    2- A atenuação do coaxial depende da distância ou da resistência que as tomadas fazem ao sinal? Repicar na distancia mais curta ajuda a diminuir o problema? ou tenho de escolher umas tomadas especiais de corrida?
    3- Pode desenvolver essa do switch básico? não cheguei lá... sou como o switch...Na realidade nem sei o que é um switch!
  4.  # 4

Colocado por: Quem?Eu?Por exemplo quero telefone, dados e coaxial só no escritório e na sala. Passopara cadadivisão 2 cabos CAT 6 e 1 coaxial, ou seja 3 cabos no tubo respectivo da divisão?

sim

Colocado por: Quem?Eu?A atenuação do coaxial depende da distância ou da resistência que as tomadas fazem ao sinal?

depende das duas,

Colocado por: Quem?Eu?Repicar na distancia mais curta ajuda a diminuir o problema? ou tenho de escolher umas tomadas especiais de corrida?
    se for do emo pode usar uma tomada de passagem e repicar para outra, que não deve perder muito sinal,

Colocado por: Quem?Eu?Pode desenvolver essa do switch básico?

pede numa qualquer loja de informatica, é uma coisa basica e custa menos de 20€, por exemplo este ou este outro
    • eu
    • 31 janeiro 2014

# 5

Colocado por: Quem?Eu?3- Pode desenvolver essa do switch básico? não cheguei lá... sou como o switch...Na realidade nem sei o que é um switch!

A quitérios vende um switch que encaixa nas caixas ATI...

0.0133 seg. NEW