Iniciar sessão ou registar-se
    • AMTRS
    • 31 janeiro 2014 editado

     # 1

    Comprei casa na primavera de 2013 para residir a tempo inteiro. Mas como não achei trabalho regressei ao estrangeiro. Que impostos e que tenho que pagar e quando? Imobiliei a casa toda de 0. Posso declarar o que comprei pois tenho recibos de tudo?
    Pode se fazer tudo pela internet ou tenho que estar presente aí.
    Estive/ estou forá do pais a 14 anos, por isso o meu entendimento acerca dos impostos aí é quase zero pois deixei Portugal quando tenha 18 anos.
    Quero alugar a casa como casa casa de férias mas ainda não a aluguei pois tenho que ver o que precisso primeiro para o fazer.
    Quanto se paga para este alojamento local serviço que tenho que pedir no meu caso a camara municipal de Alcobaça.
    •  
      FD
    • 31 janeiro 2014 editado

     # 2

    Colocado por: AMTRSQue impostos e que tenho que pagar e quando?

    Se a casa não está arrendada, e dependendo se tem isenção ou não (qual foi o valor declarado da compra?), só tem que pagar o IMI todos os anos.
    Paga-se em Abril e, opcionalmente em Setembro se o valor for elevado e for dividido em duas parcelas.

    Colocado por: AMTRSImobiliei a casa toda de 0. Posso declarar o que comprei pois tenho recibos de tudo?

    Não. Essas despesas não são dedutíveis. Além do mais, se não tem rendimentos em Portugal ia deduzir de onde?

    Colocado por: AMTRSPode se fazer tudo pela internet ou tenho que estar presente aí.

    Pode fazer tudo pelo portal das finanças.
    Mas, fica a saber que, para estar totalmente legal, deveria ter em Portugal um representante. Pode ser um familiar, um advogado, um solicitador, seja quem for mas, é obrigatório ter alguém que o possa representar perante as finanças.

    Colocado por: AMTRSQuero alugar a casa como casa casa de férias mas ainda não a aluguei pois tenho que ver o que precisso primeiro para o fazer.

    Se arrendar a casa, passará a pagar IRS sobre as rendas recebidas.
    A declaração entrega-se normalmente em Abril-Maio.

    Colocado por: AMTRSQuanto se paga para este alojamento local serviço que tenho que pedir no meu caso a camara municipal de Alcobaça.

    Deve ser pouco, tem que ver no regulamento de taxas da câmara municipal (encontra no site da câmara).
    Precisa também da licença de utilização - normalmente tem que ser pedida em pessoa mas, se comprou a casa o ano passado, é um documento que já deve estar na sua posse.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AMTRS
    •  
      imbs
    • 31 janeiro 2014

     # 3

    Colocado por: AMTRSImobiliei a casa toda de 0. Posso declarar o que comprei pois tenho recibos de tudo?


    Não. O que poderá eventualmente declarar são as obras de melhoria/recuperação que tenha feito na casa. O recheio, móveis e electrodomésticos não.


    Colocado por: AMTRSEstive/ estou forá do pais a 14 anos,


    Colocado por: AMTRSQuero alugar a casa como casa casa de férias mas ainda não a aluguei pois tenho que ver o que precisso primeiro para o fazer.


    O melhor é ter alguém de confiança que lhe trate disso cá em Portugal, ou entregar a uma imobiliária - o que desde já não aconselho!
    Para fazer as coisas direitas e correctas precisa:
    Licença de Habitação
    Certificado Energético
    Fazer um contrato

    No entanto, para curtos períodos de férias - dependendo da casa o mercado de arrendamento sazonal será de 1 semana, à quinzena ou ao mês - o que muita gente faz é entregar a chaves de casa contra pagamento, pelo período de tempo acordado. Tudo sem papéis. Mas para isso convém ter alguém para entregar a casa, e recebê-la depois, para ver se está tudo em ordem. Foram alguns problemas que podem ocorrer durante a estadia - ou há um problema com o gás, ou com o esquentador... etc.

    Se não tem cá ninguém de confiança, acho o arrendamento sazonal um risco considerável. Porque não alugá-la por mais tempo?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AMTRS
  1.  # 4

    Ainda não mudei a minha morada parã o estrangeiro. Por isso declarei que era casa principal.
    Se tiver que pagar taxas de aluger sazonal isso e também 23%?
    Quanto é o Imi? Como é que acho qual e o Valor a pagar?
    •  
      FD
    • 5 fevereiro 2014

     # 5

    Colocado por: AMTRSSe tiver que pagar taxas de aluger sazonal isso e também 23%?

    O IRS tem taxas diferentes do IVA.
    A não ser que se tenha inscrito como contribuinte passivo de IVA, só tem que pagar IRS.
    As taxas variam consoante o rendimento, mais rendimento, taxas mais elevadas.

    Colocado por: AMTRSQuanto é o Imi?

    O IMI é entre 0,3% e 0,5% do valor patrimonial (avaliação das finanças).
    A variação entre os 0,3% e 0,5% é decretada pela câmara municipal todos os anos.
    Se o valor patrimonial for 100.000€ e a câmara decretar que a taxa é 0,5%, pagará 500€ de IMI nesse ano.
 
0.0106 seg. NEW