Iniciar sessão ou registar-se
    • ab0073
    • 31 janeiro 2014 editado

     # 1

    Caros forista, de acordo com as peças desenhadas que anexo gostaria de saber a v/ opinião sobre o orçamento proposto. Cumprimentos
    • jafn
    • 31 janeiro 2014 editado

     # 2

    Boas, para já existe alguns erros no orçamento, como este por exemplo, (mas há mais) Fornecimento e aplicação de moveis de cozinha, diz até ao valor de 5000€, mas depois no preço unitário já aparece 6.250€, não sei porque pois se diz que é até aquele determinado valor porquê apresentar o outro?
  1.  # 3

    Colocado por: jafnBoas, para já existe alguns erros no orçamento, como este por exemplo, (mas há mais) Fornecimento e aplicação de moveis de cozinha, diz até ao valor de 5000€, mas depois no preço unitário já aparece 6.150€, não sei porque pois se diz que é até aquele determinado valor porquê apresentar o outro?


    é o iva.....
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ab0073
  2.  # 4

    onde costuma haver mais chatices é precisamente "revestimentos ceramicos á escolha do cliente até ao valor de 15€/m2"

    evite este tipo de coisas....defina já tudo o que quer e que venha descriminado no orçamento, desta forma evita toda e qualquer surpresa no fim.....

    até porque das duas uma ou voce vais escolher azulejos e flutuante que nao gosta, ou dificilmente vai conseguir esses preços!
    • jafn
    • 31 janeiro 2014

     # 5

    Colocado por: loverscouté o iva.....


    Se reparar no fim vem o valor mais IVA, e mesmo assim devia de dizer que era de 5000€ + iva ou que já estava incluido no 5000€ o iva
    e eu até me enganei a pôr o valor lá mencionado que é 6.250€ e não os 6.150 que disse em cima, ou seja mesmo que fosse mais iva tinha que dar 6.150€.
    Concordam com este comentário: loverscout
  3.  # 6

    Colocado por: jafn

    Se reparar no fim vem o valor mais IVA, e mesmo assim devia de dizer que era de 5000€ + iva ou que já estava incluido no 5000€ o iva
    e eu até me enganei a pôr o valor lá mencionado que é 6.250€ e não os 6.150 que disse em cima, ou seja mesmo que fosse mais iva tinha que dar 6.150€.


    mas no final de tudo do orçamento colocam valor sem iva, e valor com iva.
    colocam duas vezes o iva no orçamento??
    hummm

    peço dsc pela minha ignorancia, mas n deviam ser mais explicitos no tipo de material a utilizar para os valores que estao a dar?
  4.  # 7

    Mais de € 190.000 com um orçamento assim? Quem o apresenta devia ter vergonha de fazer uma coisa dessas!
    Então e marcas das tintas, marcas dos sanitarios, marcas dos revestimentos, caixilharias etc etc etc...
    Há uma infinidade de tintas brancas...

    Enfim...
    Concordam com este comentário: EMS Inox, CIVILPRIME
    • jafn
    • 31 janeiro 2014

     # 8

    Colocado por: EMS Inoxmas no final de tudo do orçamento colocam valor sem iva, e valor com iva.
    colocam duas vezes o iva no orçamento??
    hummm


    Ora cá está um dos erros que eu apontei, mas há muitos mais, mas cada qual faz como bem entender.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ab0073
  5.  # 9

    Na parte da estrutura, leia-se betão armado, é difícil dar qualquer opinião visto estar tudo por valor global, imagino que não tenha projecto de execução com medições detalhadas.

    Agora uma opinião posso dar-lhe, a classe de betão C20/25 em elementos estruturais dessa moradia não é regulamentar.
    Concordam com este comentário: j cardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ab0073
  6.  # 10

    Obrigado a todos os que se pronunciaram. Foram resposta bastante elucidativas e pedagógicas. Cumprimentos
    Concordam com este comentário: CIVILPRIME
  7.  # 11

    Colocado por: jafn

    Se reparar no fim vem o valor mais IVA, e mesmo assim devia de dizer que era de 5000€ + iva ou que já estava incluido no 5000€ o iva
    e eu até me enganei a pôr o valor lá mencionado que é 6.250€ e não os 6.150 que disse em cima, ou seja mesmo que fosse mais iva tinha que dar 6.150€.
    Concordam com este comentário:loverscout


    Será que poderá escolher uma cozinha (em catálogo) até € 5.000, sendo o remanescente (€ 1.250) devido pela montagem...??

    Edit: verifiquei que o mesmo sucede com as loiças sanitárias, daí ter tirado essa conclusão.
  8.  # 12

    Colocado por: RRufinoNa parte da estrutura, leia-se betão armado, é difícil dar qualquer opinião visto estar tudo por valor global, imagino que não tenha projecto de execução com medições detalhadas.

    Agora uma opinião posso dar-lhe, a classe de betão C20/25 em elementos estruturais dessa moradia não é regulamentar.

    Mas existe? Ou terá havido engano?
  9.  # 13

    Existe, tal como existe C16/20 que é ainda de classe mais baixa, no entanto tendo em atenção a norma EN206-1, estes não são usados em elementos estruturais principais, como é o caso dos pilares e vigas que constam no seu orçamento. No mínimo C25/30, veja se o que consta no projecto é o que está nesse orçamento...se for não é bom sinal.

    Vou citar do guia da APEB:

    "Com a publicação do Decreto-Lei n.º 301/2007, de 23 de Agosto de
    2007, tornou-se obrigatório não só o cumprimento da NP EN 206-1
    para a produção do betão, mas também a NP ENV 13670-1 para a
    execução das estruturas."

    P.S.: não deixa de ser irónico, apesar do referido anteriormente, usarem betão C25/30 para camada de compressão das lajes aligeiradas...onde os requisitos serão certamente inferiores aos de pilares e vigas.
    Concordam com este comentário: j cardoso, CIVILPRIME
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ab0073
  10.  # 14

    Colocado por: MariaLMais de € 190.000 com um orçamento assim? Quem o apresenta devia ter vergonha de fazer uma coisa dessas!
    Então e marcas das tintas, marcas dos sanitarios, marcas dos revestimentos, caixilharias etc etc etc...

    Quem deveria ter vergonha é o dono de obra, pedir um orçamento sem saber o que é que quer. Então agora, os empreiteiros é que escolhem as tintas, os sanitários, os revestimentos, caixilharias, etc???
    Concordam com este comentário: j cardoso, 1255
  11.  # 15

    Colocado por: PicaretaQuem deveria ter vergonha é o dono de obra, pedir um orçamento sem saber o que é que quer. Então agora, os empreiteiros é que escolhem as tintas, os sanitários, os revestimentos, caixilharias, etc???


    Picareta, muitas das vezes o dono da obra não tem capacidade de fazer tal coisa.

    É perfeitamente válido alguém pedir um orçamento sem ter isso especificado. Diria que quem responde poderia ou deveria dizer quais as marcas/modelos dos produtos que se propõem usar. O cliente também pode perguntar.

    Mesmo um pedido de orçamento com mapa de quantidades tem um grau de ambiguidade, e é bom que tenha. Suponho que alguns empreiteiros consigam melhores preços aqui, outros ali, mas apesar de tudo são coisas equivalentes.

    A única coisa que é preciso é que o cliente e o empreiteiro se entendam, o resto é conversa da treta. Não há um único processo de fazer as coisas.

    Num dos cadernos de encargos relativos a uma especialidade que entreguei para orçamentar aparece o seguinte, no fim:

    5. Propostas dos Concorrentes
    Os concorrentes farão acompanhar as suas propostas com Memória Descritiva sobre as características técnicas dos Equipamentos propostos, assim como os respectivos catálogos.


    Sabe quantos concorrentes é que entregaram tal coisa? Os documentos que entreguei contém páginas e páginas de descrições e requisitos e o raio que o parta. Quer-me tentar convencer que algum empreiteiro leu esta $%#$#?
  12.  # 16

    Colocado por: Picareta
    Quem deveria ter vergonha é o dono de obra, pedir um orçamento sem saber o que é que quer. Então agora, os empreiteiros é que escolhem as tintas, os sanitários, os revestimentos, caixilharias, etc???
    Concordam com este comentário:j cardoso


    Concordo!
    Mas as mais das vezes os DO poem-se a fazer casas sem as cautelas devidas e sem recorrerem aos tecnicos necessarios. Por isso acho que os empreiteiros também deviam ter um papel educativo de os elucidar para certas coisa e evitar fornecer orçamentos deste tipo. Mas este não é dos piores que já vi!
  13.  # 17

    Colocado por: Picareta
    Quem deveria ter vergonha é o dono de obra, pedir um orçamento sem saber o que é que quer. Então agora, os empreiteiros é que escolhem as tintas, os sanitários, os revestimentos, caixilharias, etc???
    Concordam com este comentário:j cardoso


    n acho que seja totalmente correcto isso
    porque a maioria das pessoas nao tem noção do que é necessário para construir um edificio e muito menos marcas.
    pode sim saber mais a base de decorações, porque é o que aparece mais em revistas, net e tv, do que os produtos necessários para a construção.
    por ex: wc: quase toda a gente tem uma opiniao das peças, se gosta ou não. mas quanto tentam ver preço/qualidade, em varios locais, começam a chatear-se, pk demora mt tempo e dá mt trabalho.
    nem falo na minha area de inox, que as pessoas n sabem nada.
    sabem que querem inox e pronto.
    quando se começa a falar em qualidade de inox, acabamentos, modelos, etc as pessoas ficam com mts duvidas...
    conheço mts empreiteiros na minha zona, que os clientes lhes dao total liberdade de escolha em tudo nas obras. ou seja o cliente chega ao final da obra com o gosto do empreiteiro e n o seu. mas sao escolhas...
    o problema aqui é que pode o sr k realizou o orçamento escolher td como ele bem entende, caso o cliente lhe tenha dado essa liberdade.
    acho bem sim o sr pedir a opinião dos entendidos aqui do forum.
    agora cada um na sua area, pode responder melhor sobre o orçamento.
    vamos la ver se todos juntos conseguimos ajudar o sr a ter um "melhor" orçamento.
  14.  # 18

    Eu acho que é mto €. Onde é a obra?
    • 1255
    • 1 fevereiro 2014

     # 19

    Colocado por: Picareta
    Quem deveria ter vergonha é o dono de obra, pedir um orçamento sem saber o que é que quer. Então agora, os empreiteiros é que escolhem as tintas, os sanitários, os revestimentos, caixilharias, etc???
    Concordam com este comentário:j cardoso,1255


    Ora aqui está a resposta certa...
    Um DO que pede assim um orçamento tem de confiar no empreiteiro. Claro que o que se vê mais é disto na nossa praça mas um caderno de encargos com medições faz muita falta num processo.
    Agora uma coisa é certa, nem todos os DO estão dispostos, ou culturalmente preparados para pedir um projecto de execução completo e pagar mais 3 ou 4 mil euros pro tal.
    Na maioria dos casos têm os projectos de licenciamento aprovados e ainda não sabem bem o que querem. Ou não é verdade?
    Mas estamos no bom caminho, já estivemos bem pior.
    •  
      marco1
    • 1 fevereiro 2014 editado

     # 20

    bem...
 
0.0215 seg. NEW