Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa Tarde,

    Gostaria e pedir a vossa ajuda para esclarecer algumas questões relativas ao IMI,

    Em 2007 comprei uma habitação e tive direito a 8 anos de isenção de IMI , a caderneta predial diz "Início: 2007 Fim: 2014". Só irei pagar IMI em 2015 correcto?

    Outra questão prende-se com as áreas que estão na caderneta predial , na mesma altura comprei uma garagem box no mesmo prédio , na caderneta da garagem a área indicada para a mesma é de 18m2 , o que está errado na realidade têm apenas 14m2.

    O mesmo se sucede com a área da casa que segundo a caderneta é "Área bruta privativa: 139,5800 m² Área bruta dependente: 17,7100 m²" , onde a área da casa é na realidade de 120m2 e calculo que os 17,70m2 seja a arrecadação que têm na realidade apenas 12m2. Como posso rectificar esta situação junto das finanças?


    Desde já agradecido !
    • 1255
    • 31 janeiro 2014

     # 2

    rramalho,
    está isento de IMI até 2014 inclusivé. Vai começar a pagar o IMI correspondente ao ano de 2015, portanto este só vai pagar em 2016.
    E depende do valor a pagar, se for inferior a 250€ paga de uma vez só em Abril; se for superior a 250€ e inferior a 500€ para em duas vezes - metade em Abril e a outra metade em Novembro; se for superior a 500€ para em três vezes - 1/3 em Abril, 1/3 em Julho e 1/3 em Novembro.
    Porreiros os gajos do fisco :-)

    Em relação ás áreas devia ter visto isso antes da compra, mas se estão mal podem ser corrigidas. Caso seja uma PH é muito complicado e caro mas se for um prédio com um único artigo isolado é mais fácil.
    Atenção que a área descrita na caderneta é área bruta, conta as paredes exteriores ou até ao eixo das meeiras entre fracções.
    Para rectificar isso nas finanças tem de apresentar um modelo 1 do IMI.

    Mas cautela, se for um prédio em propriedade horizontal isso já é muito mais complicado, passa primeiro pela câmara. Não se meta a fazer isso sózinho(a).
    É estranho se é uma PH e estar assim tão mal em relação a áreas, pois quando são inscritas as fracções nas finanças são acompanhadas pelos desenhos da PH e não há margem para erros desses.
  2.  # 3

    Colocado por: rramalhoBoa Tarde,

    Gostaria e pedir a vossa ajuda para esclarecer algumas questões relativas ao IMI,

    Em 2007 comprei uma habitação e tive direito a 8 anos de isenção de IMI , a caderneta predial diz "Início: 2007 Fim: 2014". Só irei pagar IMI em 2015 correcto?

    Outra questão prende-se com as áreas que estão na caderneta predial , na mesma altura comprei uma garagem box no mesmo prédio , na caderneta da garagem a área indicada para a mesma é de 18m2 , o que está errado na realidade têm apenas 14m2.

    O mesmo se sucede com a área da casa que segundo a caderneta é "Área bruta privativa: 139,5800 m² Área bruta dependente: 17,7100 m²" , onde a área da casa é na realidade de 120m2 e calculo que os 17,70m2 seja a arrecadação que têm na realidade apenas 12m2. Como posso rectificar esta situação junto das finanças?


    Desde já agradecido !
    atenção que as áreas são contabilizadas pelo exterior das paredes ou a meio das mesmas se forem paredes divisórias entre fracções, atençao a varandas, etc. Antes de reclamar veja a legislação.
  3.  # 4

    Ja agora...tenho uma situacao semelhante, fui consultar a caderneta predial do meu apartamento, e para minha surpresa, esta indicado que pussuo um T2, quando na realidade tenho um T1. O qq posso fazer?
  4.  # 5

    Colocado por: franklimJa agora...tenho uma situacao semelhante, fui consultar a caderneta predial do meu apartamento, e para minha surpresa, esta indicado que pussuo um T2, quando na realidade tenho um T1. O qq posso fazer?


    Não terão sido feitas obras de ampliação (p.ex. rebatidas as paredes entre 2 quartos para dar origem a apenas 1)?
    A planta do imóvel está de acordo com o que existe na realidade?
  5.  # 6

    Colocado por: franklimO qq posso fazer?

    Vá à Câmara Municipal solicitar cópia da planta da sua casa.
  6.  # 7

    Obras nao sao possiveis, pois as areas sao pequenas.vou entao agendar na camara.sera comveniente ir munido tambem da escritura ou basta a caderneta?
  7.  # 8

    Colocado por: franklimsera comveniente ir munido tambem da escritura ou basta a caderneta?

    Leve o nº da licença de utilização.
  8.  # 9

    Ok,obrigado, depois dou novidades
  9.  # 10

    Colocado por: franklimJa agora...tenho uma situacao semelhante, fui consultar a caderneta predial do meu apartamento, e para minha surpresa, esta indicado que pussuo um T2, quando na realidade tenho um T1. O qq posso fazer?


    Terá porventura sótão aproveitado?
  10.  # 11

    Tem sotao, mas nao esta aproveitado, e um pequeno arrumo no esconco do telhado
  11.  # 12

    Colocado por: franklimTem sotao, mas nao esta aproveitado, e um pequeno arrumo no esconco do telhado


    ok. perguntei porque podia ter o sótão aproveitado em duplex. mas não é o caso.
  12.  # 13

    Sim, n e
  13.  # 14

    Colocado por: rramalhoComo posso rectificar esta situação junto das finanças?

    Caro rramalho
    Sou deontologicamente obrigado a aconselhar-lhe a corrigir as áreas do seu imóvel, mas, ao mesmo tempo, penso que a diferença de áreas é pequena e que fará pouquíssima diferença no imposto. Faça as contas: 0,07 de x é quase igual a 0,07 de x + 8,5% de x... Isto é: o investimento de acertar essas áreas pagava-se em quanto tempo de redução de imposto?
    Não vá por mim, e disponha da nova plataforma da Deco: http://www.paguemenosimi.pt/
    Boa sorte
    • 1255
    • 11 março 2014

     # 15

    Colocado por: franklimJa agora...tenho uma situacao semelhante, fui consultar a caderneta predial do meu apartamento, e para minha surpresa, esta indicado que pussuo um T2, quando na realidade tenho um T1. O qq posso fazer?

    Essa diferença é só em título, não lhe influencia o valor a pagar de IMI.
    O que pode influenciar é a área bruta, a idade do prédio, etc... O facto de ser T2 ou T1 não entra na formula de cálculo do VP. Apesar de constar essa informação no modelo 1.
    No entanto não invalida que não tente saber a razão dessa diferença. Tal como já lhe disseram, comece pela câmara, veja o projecto da casa ou prédio. Não haverá alterações depois de inscrita a casa na matriz? Como está na Conservatória?
    De seguida vá ás finanças ver como inscreveram a casa ou fracção. Há lá documentos onde pode isso pode ser verificado.
  14.  # 16

    Bom dia

    Depois de comprar um terreno e registar o terreno fui ao site das finanças mas não aparece lá o imovel é normal? O que se deve fazer?
    • 8421
    • 11 março 2014

     # 17

    Pode demorar cerca de um mês a aparecer no seu portal das finanças, pelo menos foi o que me aconteceu a mim referente à aquisição dum apartamento.
 
0.0198 seg. NEW